Olá!
O ano de 2024 é muito especial para o Pró-Espécies: Todos contra a Extinção. Além de ser a reta final do projeto, marca também os seis anos de existência dessa importante iniciativa que criou mecanismos de conservação a espécies criticamente ameaçadas de extinção, que até 2014 não dispunham de políticas públicas de proteção.
Entre os dias 12 e 14 de março, o Comitê Executivo se reuniu em Brasília para compartilhar resultados e traçar estratégias para o último ano. A expectativa é que seja um período de muitas entregas e, portanto, será fundamental contar com o apoio da equipe de comunicação e dos parceiros do projeto para divulgar as conquistas e cumprimento de metas.
A preservação dos peixes das bacias dos rios Tocantins e Araguaia contará com a colaboração dos pescadores da região que, por meio de um aplicativo inovador desenvolvido no âmbito do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins), poderão disponibilizar detalhes sobre os peixes, como tamanho, peso e outras características. Esses dados serão fundamentais para as pesquisas científicas e para o monitoramento pesqueiro da região.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) coordenou a execução de diagnóstico sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil. O documento é resultado de um esforço coletivo de diversas instituições que atuam nessa área e traz detalhes sobre os principais gargalos para combater a prática, além de caminhos para melhorar o desempenho brasileiro no enfrentamento dos crimes contra a fauna.
Saiba mais
A família das sempre-vivas acaba de ter duas novas espécies descritas para a ciência, ambas do gênero Paepalanthus e já classificadas como ameaçadas de extinção. As plantas foram identificadas na Chapada dos Veadeiros e nas proximidades de Brasília, Pirenópolis, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto (GO).
Saiba mais
Na reta final do projeto, destacamos as ações de comunicação desenvolvidas ao longo dos seis anos do Pró-Espécies. O empenho dos parceiros para divulgar os resultados possibilitou a ampliação do alcance dos temas tratados e a sensibilização de diferentes públicos sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas de extinção..
Saiba mais
O encontro aconteceu em Brasília entre os dias 12 e 14 de março e contou com a presença de representantes de todos os estados parceiros, além do ICMBio, IBAMA, JBRJ, WWF-Brasil e Funbio. Os participantes revisaram juntos os resultados alcançados e avaliaram o progresso em relação às metas estabelecidas para a proteção das espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção.
Saiba mais
MG Inter TV 1° Edição – Globo
Bom Dia Tocantins
Nome científico: Diplusodon gracilis Koehne
Nome comum: não tem
Família: Lythraceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 148/2022
Distribuição geográfica: nos municípios de Dianópolis, Rio da Conceição e Taguatinga no estado de Tocantins
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: perda e degradação de habitat
A espécie endemica brasileira Diplusodon gracilis é um arbusto com cerca de 50 cm de altura, às vezes atingindo até 3 m de altura, ereto e bastante ramificado. As folhas dispõem-se aos pares e posicionam-se cruzadas em relação ao par anterior, são aproximadamente retangulares com polos mais arredondados. As flores com pétalas róseas estão dispostas no ápice dos ramos.
A espécie está contemplada no Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Cerrado Tocantinsl (PAT Cerrado Tocantins).
Fonte: Livro vermelho da flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013, pp 634-635
Participe da seleção para desenvolver e veicular Campanha Institucional sobre o Projeto Pró-Espécies.
Envie a proposta até o dia 26 de abril de 2024. Confira aqui
Participe da seleção para suporte e apoio ao SEAS do Rio de Janeiro para acompanhamento da execução PAN Flora Endêmica.
Envie a proposta até o dia 08 de maio de 2024. Confira aqui
Participe da seleção para para identificação de plantas do território Vale do Paraíba PAN Flora Endêmica.
Envie a proposta até o dia 08 de maio de 2024. Confira aqui
Participe da seleção para implementação de ações da Estratégia de Comunicação do PAT Planalto Sul.
Envie a proposta até o dia 08 de maio de 2024. Confira aqui
Participe da seleção para para lista de espécies exóticas invasoras (EEIs) PAN Bacia Alto Tocantins.
Envie a proposta até o dia 08 de maio de 2024. Confira aqui
Janeiro
08 a 11 – Expedição de campo do PAT Cinturão Verde São Paulo em Alumínio, Mairinque, São Roque, Sorocaba, Porto Feliz, Salto, Itu (SP).
06 a 10 – Expedição de campo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste em Dom Pedrito (RS).
16 a 19 – Expedições de campo PAT Planalto Sul em Caraá, Maquiné, Itati e Três Forquilhas.
16 a 21 – Expedição de campo do PAT Espinhaço Mineiro em Diamantina, Serro, Gouvea (MG).
Fevereiro
15 a 16 – Expedição de Campo do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo em Balsa Nova, Porto Amazonas e Lapa (PR).
25 – Visita para análise de material botânico do PAT Cerrado Tocantins.
26 a 29 – Mapeamento dos remanescentes de campos naturais existentes no território e de suas transições com fisionomias savânicas e florestais do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo em Itapeva, Itareré, Bom Sucesso de Itararé.
Março
07 e 08 – Trilha de Longo Curso do Caminho dos Veadeiros, atividade conjunta do PAT Veredas Goyaz-Geraes e PAN Bacia Alto Tocantins em Alto Paraíso de Goiás.
13 – Expedição de Campo do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo em Porto Amazonas e Lapa (PR).
18 a 23 – Expedições de coleta das espécies focais do PAT Cerrado Tocantins em Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Paranã, Taipas do Tocantins.
20 a 21 – Expedição de Campo do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo em Rio Branco do Sul, Cerro Azul, São Mateus do Sul e União de Vitória (PR).
27 – Expedição de Campo do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo em Ortigueira e Reserva (PR).
25 a 29 – Expedição de Campo do PAT Veredas Goyaz-Geraes em Cristalina (GO), Unaí (MG).
29 a 31 – Capacitação de produtores locais que desenvolvem práticas de base agroecológicas em Barra de São Francisco (ES).
Abril
08 a 13 – Coleta de material reprodutivo e prospecções de novas populações em Diamantina, Serro, Gouvea (MG).
12 a 17 – Expedição à campo para levantamento de dados das espécies alvo do PAT Capixaba-Gerais na região de Castelo (ES).
13 a 16 – Expedição de campo do PAT Espinhaço Mineiro em Grão Mogol (MG).
15 a 19 – Implementar ações selecionadas do PAN Rivulídeos em Guanambi (BA).
15 a 19 – Expedição de Campo do PAT Planalto Sul em Riozinho, Itati, São Francisco de Paula, Três Forquilhas (RS).
17 a 18 – Expedição de Campo do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo em Bom Sucesso de Itararé (SP) e Adrianópolis (PR).
12 a 19 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Expedições PAT Veredas Goyas-Geraes em Montes Claros, São Francisco, Pintópolis, Urucuia, Arinos, Buritis, Unaí, Paracatu, João Pinheiro, Pirapora.
17 a 26 – Expedição de Campo do PAT Espinhaço Mineiro em Diamantina, Conselheiro da Mata (MG).
22 a 26 – Oficina do PRIM Linhas de Transmissão coordenada pelo ICMBio.
22 a 27 – Encontro Nacional dos Cetas do IBAMA.
IBAMA
ICMBio
JBRJ
Naturatins – TO
IMA-SC
INEMA-BA
IEF-MG
SEMA-MA
FUNBIO
SEDEST
WWF-Brasil
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].