Ações de comunicação dão visibilidade ao Pró-Espécies

Publicado em 23 de abril de 2024
Ações de comunicação dão visibilidade ao Pró-Espécies Créditos: Pró-Espécies

Informações sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas de extinção divulgadas pelo projeto impactaram diferentes públicos

O ano de 2024 é muito especial. Ele marca a reta final do Pró-Espécies: Todos contra a Extinção. É um ano simbólico porque marca também seis  anos da existência do projeto que criou mecanismos de conservação a espécies criticamente ameaçadas de extinção que até 2014 não dispunham de políticas públicas de proteção. Eram 290 espécies caracterizadas como criticamente em perigo em um território mapeado, inicialmente, em nove milhões de hectares.

Esse é um projeto de muitas conquistas,  de números expressivos, e que não se limitou a cumprir metas, mas ultrapassá-las. Passados seis anos, o envolvimento de 13 estados e inúmeros parceiros, a área protegida passou de nove milhões de hectares para 62 milhões.

Os números da comunicação do projeto também merecem destaque.  Para cumprir o objetivo do componente 4 que visa assegurar a integração, transparência e disseminação das etapas e resultados e envolvimento das partes interessadas, foi realizado um grande esforço que contou com o empenho de todos os parceiros e resultou em matérias publicadas em mais de 250 veículos de mídia nacionais. Ao analisar as publicações, é possível verificar que as pautas do projeto não se limitaram às editorias de sustentabilidade e ciência e  também marcaram presença nas páginas de  política e economia, possibilitando a  ampliação  da audiência e impactando  diversos  públicos sobre o  tema.

O Pró-Espécies também  alcançou as mídias sociais  em todo o Brasil. Um exemplo que vale ressaltar é a performance da matéria sobre o mutum-pinima (Crax fasciolata pinima), que teve uma ampla repercussão e, a partir dela, foi possível  dimensionar o alcance da pauta. Dados da plataforma Brand 24, que monitora as redes  sociais, informaram que mais de 410 mil pessoas poderiam ter sido impactadas pelo tema nas redes . Esse levantamento  é baseado no número de autores que falam as frases relacionadas ao assunto. Pelo menos 320 mil domínios mencionaram o tema.

Os parceiros têm investido cada vez mais em ações de comunicação, ampliando as equipes, construindo de planos estratégicos e criação de logomarcas para os PATs e PANs. Não tem faltado criatividade na hora do trabalho. O PAT Cerrado Tocantins fez um concurso de desenho que mobilizou cerca de 500 crianças que aprenderam nas escolas sobre as espécies ameaçadas de extinção.

Nos últimos seis anos, 42 boletins foram publicados trazendo as ações e resultados de todos os PATs e PANs. O site do projeto foi aperfeiçoado gradualmente ao longo do tempo, como a disponibilização de todos os Boletins, e agora traz mais uma  novidade! Em breve, cada PAT e PAN terá sua própria página dentro do site do projeto. Acesse: www.proespecies.eco.br

Não deixe de compartilhar os boletins, siga a página do projeto e as redes sociais dos parceiros! 

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