Entre 02 a 04 de julho, foi realizada a 4ª Reunião do Comitê Executivo com o objetivo de apresentar e aprovar o Plano Operacional Anual Ano 2 (POA) dos parceiros executores do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
A reunião contou com a participação de representantes dos órgãos ambientais dos estados de: Maranhão (MA), Bahia (BA), Pará (PA), Amazonas (AM), Tocantins (TO), Goiás (GO), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES); membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Ministério do Meio Ambiente, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e WWF-Brasil.
Durante o evento, Tatiani Chapla, coordenadora do núcleo operacional do componente 3, apresentou a Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras relacionada à prevenção e detecção precoce de espécies exóticas invasoras e resposta rápida.
Próximos passos O Plano Operacional Anual (POA) consolidado do projeto GEF Pró-Espécies foi aprovado na 4º reunião do Comitê Executivo e apresentado ao Conselho de Coordenação. Este último é formado pela agência coordenadora (MMA), implementadora (FUNBIO) e executora (WWF-Brasil). Após a aprovação do plano, os parceiros beneficiários estão autorizados a iniciar a implementação de suas atividades. Para isso será oferecido o treinamento para a utilização da Plataforma de Projetos de Escritório (PEP) onde é executada a gestão do projeto. O período do ano 2 do Projeto Pró-Espécies é de agosto 2019 a Julho 2020. |