Boletim Edição No.24

Olá todos!

Temos algumas novidades! O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA-BA) apresenta o PAT Chapada Diamantina – Serra da Jiboia e o seu sumário executivo. 

As equipes do PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro trazem novidades sobre a coleta de sementes da espécie recém redescoberta na natureza: Pleroma hirsutissimum

Por último, especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras instituições realizam mais uma oficina para discutir medidas preventivas à invasão biológica. 

INEMA apresenta PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia para conservação de flora e fauna

O Plano de Ação Territorial (PAT) para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina – Serra da Jiboia, publicado na Portaria INEMA N° 22.0000 de 17 de dezembro de 2020, foi elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e outras instituições.

O território engloba 56 municípios e é representado pelos biomas Caatinga e Mata Atlântica. Além de proteger 27 espécies de flora e fauna que estão Criticamente em Perigo (CR), também beneficiará outras 339 espécies ameaçadas de extinção. 

O objetivo geral do PAT é reduzir as ameaças sobre as espécies e ecossistemas associados ao PAT Chapada Diamantina – Serra da Jiboia, integrando academia, poder público e sociedade. 

Saiba mais

Especialistas continuam a discutir medidas preventivas à invasão biológica de espécies terrestres em UC

O Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC) e a Divisão Técnica de Manifestação para Licenciamento Ambiental em Unidades de Conservação (DMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram oficinas nos dias 03 e 05 de fevereiro para dar continuidade às discussões sobre medidas preventivas à invasão biológica relacionadas a empreendimentos licenciáveis em Unidades de Conservação federais (UC) e suas Zonas de Amortecimento (ZA).

Desta vez, os encontros tiveram como objetivo debater e definir medidas de prevenção à introdução e dispersão de espécies exóticas invasoras terrestres associadas às atividades de movimentação de solo, manejo de plantas, plantio de vegetação e silvicultura.

Saiba mais

Equipes realizam estudos para a produção de mudas da Pleroma hirsutissimum

As equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizaram recentemente uma pequena expedição de campo para coletar sementes da Pleroma hirsutissimum, espécie rara que foi redescoberta recentemente no Parque Estadual da Costa do Sol em Cabo Frio no Rio de Janeiro. 

O objetivo da ação é produzir mudas no Horto Florestal de Guaratiba (INEA) e, futuramente reintroduzir essa espécie em seu ambiente natural, além de empreender outras ações que busquem melhorar o estado de conservação da espécie. 

Vídeo | A História das Plantas


O Jardim Botânico de Brasília (JBB) explica a história evolutiva do reino vegetal, desde as plantas mais primitivas até as mais evoluídas em um passeio de 360°.  Assista aqui


Artigo Científico | PANs no Brasil


A revista científica BioBrasil publicou no início do mês de março o artigo Um Exercício de Priorização e Busca por Consenso Usando Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas no Brasil dos autores Emanuelle Cordeiro de Azevedo Sousa e Enrico Bernard. Os especialistas utilizaram uma técnica multicritério para ranquear os objetivos propostos por 3 PANs no Brasil. Confira aqui

Nome científico: Ormosia timboensis
Nome comum: moela-de-aracuã
Família: Fabaceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) no estado da Bahia e conforme avaliação recente do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora).
Distribuição geográfica: municípios de Amargosa na Serra do Timbó e Elísio Medrado na Serra da Jiboia na Bahia.

Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: perda de habitat


A espécie Ormosis timboensis é uma árvore com cerca de 30 m de altura, as folhas são compostas por até cinco pequenas folhas, o fruto é um legume e as sementes são de cor preta e vermelha. Sua principal ameaça é a agropecuária devido a perda de habitat e corte seletivo. A árvore está contemplada no Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção no Território Chapada Diamantina – Serra da Jiboia, coordenado pelo INEMA no estado da Bahia, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção
 
Fonte: Avaliação da espécie Ormosia timboensis realizada pelo Núcleo Lista Vermelha (NuLV) do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Edital Ibama | Seleção de projetos com olhar sobre a fauna brasileira

O IBAMA lançou (05/02), no Diário Oficial da União, o Aviso de Chamamento Público referente ao Processo Administrativo de Seleção de Projetos (PASP) n° 02/2020. O edital abre inscrições para projetos de apoio às ações de manejo da fauna silvestre nativa que serão objeto de conversão de multas. 
Entre as temáticas abordadas estão: 

  • Estruturação dos CETAS; 
  • Estruturação e cadastramento de novas áreas de soltura; 
  • Projetos de apoio à conservação dos quelônios da Amazônia; 
  • Projetos relevantes para a conservação de animais silvestres endêmicos, ameaçados, espécies-chave ou de ocorrência rara; 
  • Projetos de monitoramento de animais silvestres nativos para a produção de informação ambiental alinhada às políticas públicas e prioridades do Ibama; e, 
  • Projetos que visem o controle de espécies exóticas invasoras.

Saiba mais

Conheça a plataforma Flora do Brasil 2020

A plataforma online Flora do Brasil 2020, coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), fornece informação e imagens das plantas, algas e fungos brasileiros. Entre 2015 e 2020, foram descritas aproximadamente 2.100 espécies brasileiras novas para a ciência. 

A plataforma permite acessibilidade aos dados e rapidez. O trabalho englobou 979 pesquisadores de 224 instituições em 25 países. 

Saiba mais

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest