Boletim Edição No.38

Olá!

O Projeto Pró-Espécies inicia o ano reunindo todas as esquipes técnicas no mês de janeiro para planejar as atividades e definir as prioridades. O encontro ocorreu na Serra do Cipó, em Minas Gerais (MG).   

No site do projeto, destaque para as iniciativas coordenadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): o SALVE, plataforma que facilita a gestão de processos de avaliação de espécies, e o Plano de Redução de Impactos de Hidrelétricas sobre a Biodiversidade na Amazônia (PRIM-HA) que viabiliza a manutenção do ecossistema e das espécies durante a construção e operação desses empreendimentos.    

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abre uma consulta pública para especialistas sobre as fichas das espécies exóticas invasoras. Ainda neste mês, realiza a 4ª Monitoria Anual e Avaliação de Meio Termo do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras.

Plataforma SALVE disponibiliza dados de espécies da fauna brasileira 

A biodiversidade brasileira conta, agora, com uma importante ferramenta de conservação. Os dados das quase 15 mil espécies da fauna brasileira avaliadas quanto a seu risco de extinção estão reunidos no Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade, conhecido como SALVE, e podem ser acessados a qualquer momento, por qualquer pessoa.

O objetivo da plataforma é facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção e tornar essas informações mais acessíveis, contribuindo, assim, para a geração de conhecimento e implementação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolveu a plataforma com apoio do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção e de especialistas da comunidade científica.  

Saiba mais | Plataforma SALVE

Comitê Executivo do Pró-Espécies apresenta resultados e define estratégia anual 

Foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro a 12ª Reunião do Comitê Executivo do Pró-Espécies: Todos contra a extinção na Serra do Cipó, interior de Minas Gerais. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados, integrar a equipe e alinhar as atividades estratégicas para o seu último ano de execução.

O evento contou com a presença de representantes dos 17 parceiros que compõem o projeto e, além da apresentação das atividades desenvolvidas por cada órgão presente, a dinâmica do encontro proporcionou momentos para o planejamento de novas ações, para o remanejamento de recursos e a interação entre membros da equipe. Para finalizar o encontro, houve uma saída de campo, onde o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) levou os 40 participantes para percorrer duas trilhas dentro do território pertencente ao Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro).

Saiba mais

ICMBio lança Plano de Redução de Impactos de Hidrelétricas sobre a Biodiversidade na Amazônia

O ICMBio lançou, com apoio do Pró-Espécies, o Plano de Redução de Impactos de Hidrelétricas sobre a Biodiversidade na Amazônia (PRIM-HA). O documento tem como objetivo gerar cenários compatíveis entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de hidrelétricas na região amazônica. O PRIM-HA foi idealizado após a constatação de que a produção de energia proveniente de hidrelétricas é a principal ameaça à biodiversidade amazônica.

Saiba mais

Vias e vetores de introdução e dispersão de espécies exóticas invasoras passam por validação 

Com o objetivo de validar e aprimorar o processo de análise e priorização de vias e vetores de introdução e dispersão de espécies exóticas invasoras, foram realizados nos dias 23 de novembro e 9 de dezembro de 2022 encontros virtuais com integrantes do Ministério do Meio Ambiente, agências vinculadas e organizações parceiras. 

As oficinas fazem parte das ações do Pró-Espécies: Todos contra a Extinção e apoiam a implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, aprovada em 2018 para orientar e implementar medidas que buscam evitar a introdução e dispersão, além de reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras sobre a biodiversidade brasileira e serviços ecossistêmicos.

Saiba mais

MMA abre consulta a especialistas sobre fichas das espécies exóticas invasoras 

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abrirá consulta a especialistas e técnicos referente ao processo de elaboração e atualização da “Lista de espécies exóticas invasoras presentes no Brasil” assim como da “Lista de espécies exóticas invasoras prioritárias para prevenção, detecção precoce e resposta rápida”. 

As listas têm por objetivo subsidiar o planejamento e execução de ações de prevenção, detecção precoce, resposta rápida, erradicação, contenção, controle e mitigação de impactos de espécies exóticas invasoras no país. Este trabalho é realizado no âmbito da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, e conta com apoio do projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – GEF Pró-Espécies: Todos contra a extinção. 

No dia 22/03, às 14h, será realizada uma reunião virtual de apresentação do trabalho e da metodologia utilizada na compilação de informação e elaboração das fichas técnicas das espécies exóticas invasoras presentes no Brasil. 

Acesse as fichas para consulta aqui.
Participe da reunião virtual aqui.

4ª Monitoria Anual e Avaliação de Meio Termo para espécies exóticas invasoras

Em março teve início a 4ª Monitoria Anual e Avaliação de Meio Termo do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, apoiada pelo projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, que será dividida em quatro etapas.

A primeira já foi concluída com o preenchimento do formulário individual e com a descrição do andamento das ações. Neste mês ocorre a segunda etapa, com a realização de seis reuniões, uma por componente, a fim de avaliar o andamento das ações junto aos seus articuladores e colaboradores.  

Na terceira e quarta etapas estão previstas as reuniões de alinhamento sobre a Matriz de Metas e Indicadores e Oficina de Avaliação de Meio Termo; de apresentação do panorama sobre as espécies exóticas invasoras no Brasil e do resultado da monitoria. Os encontros ocorrerão no mês de abril.

Cartilha | Os botos do Araguaia


O material educativo lançado nesta semana em parceria entre Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás, Instituto Aqualie, UniEvangélica e WWF-Brasil traz informações sobre este mamífero em uma linguagem acessível e atraente. Confira aqui

Nome científico: Fulcaldea stuessyi Roque & V. A. Funk
Nome comum: não tem
Família: Asteraceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 148/2022
Distribuição geográfica: município de Rio de Contas do estado da Bahia.

Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: agricultura e pecuária, mineração, extração de madeira, desmatamento e quiemadas


Esta espécie, é um arbusto com cerca de 3 m de altura e um conjunto de flores avermelhadas no ápice dos ramos, ocorre em floresta estacional, sendo conhecida de uma única localidade no município de Rio de Contas. O arbusto é alvo do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia).

Fonte: Avaliação da espécie Fulcaldea stuessyi foi realizada pelo Núcleo Lista Vermelha (NuLV) do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Pró-Espécies: cartas convite abertas

Participe da seleção para assessoramento ao Naturatins na elaboração da lista estadual de espécies ameaçadas de extinção do PAT Cerrado Tocantins.

Envie a proposta até o dia 23 de março de 2023. Confira aqui

Participe da seleção para compilação de dados e geração de materiais cartográficos para subsidiar a atualização da Lista de Espécies de Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção de São Paulo no âmbito do Projeto.

Envie a proposta até o dia 05 de abril de 2023. Confira aqui

Participe da seleção de consultoria jurídica para elaborar um Diagnóstico Técnico-Jurídico Propositivo à Inclusão de Ações dos PANs no Licenciamento Ambiental na Amazônia.

Envie a proposta até o dia 04 de abril de 2023.  Confira aqui

Participe da seleção para elaboração de peça de comunicação e capacitação de atores estratégicos envolvidos no processo de Promoção da Regularização Ambiental (PRA) do PAT Espinhaço Mineiro.

Envie a proposta até o dia 03 de abril de 2023.  Confira aqui

Participe da seleção para a elaboração e implementação de estratégia de comunicação para a prevenção, controle e monitoramento de javalis/javaporcos na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, com foco nos Mosaicos de Áreas Protegidas da Serra do Cipó e Jequitinhonha-Serra do Cabral do PAT Espinhaço Mineiro.

Envie a proposta até o dia 22 de março de 2023.  Confira aqui

Participe da seleção para implementação de ações do PAT Planalto Sul e PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste.

Envie a proposta até o dia 22 de março de 2023.  Confira aqui

Participe da seleção para assessoramento e apoio técnico e operacional relativos à implementação e ao monitoramento do PAT Meio Norte.

Envie a proposta até o dia 23 de março de 2023. Confira aqui

Participe da seleção para suporte operacional de ações para a implementação e monitoramento do PAT Planalto Sul.

Envie a proposta até o dia 23 de março de 2023.  Confira aqui

Participe da seleção para estudo técnico e estratégia para conservação de espécies ameaçadas no PAN Peixes Amazônicos, afetadas por hidrelétricas.

Envie a proposta até o dia 28 de março de 2023.  Confira aqui

Participe da seleção para realização de estudos técnicos e científicos voltados para conservação do gato-palheiro-pampeano.

Envie a proposta até o dia 28 de março de 2023.  Confira aqui

08/03 – Expedição para gerar informações sobre a área de distribuição do PAN Rivulídeos.  

09/03 – Expedição para busca ativa de onychophoras categorizados como CR Lacuna pelo CBC/ICMBio. 

13/03 – Expedição de Campo PAN Rivulídeos em Unaí, MG.

15/03 – Expedição Troglóbios do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo.

15/03 – Expedição de Campo para Balsa Nova (PR) do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo. 

20/03 – Registro das espécies de flora alvo do PAT Caminho das Tropas Paraná – São Paulo.  

23/03 – Expedição para Vitória do Xingu do PAT Xingu.

26/03 – Coleta de material reprodutivo e prospecções de novas populações na região Centro-Norte do território PAT Espinhaço Mineiro.

27/03 – 1° Oficina de Monitoria do PAT Xingu.

27/03 – Diagnóstico da situação de conservação de espécies e/ou habitats no PARNA Chapada dos Veadeiros do PAN CERPAN.

09, 14, 16, 21, 23 e 28/03 – 4ª Monitoria Anual e Avaliação de Meio Termo do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (PENEEI) do MMA.

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest