Boletim Edição No.19

Olá a todos!

Estamos muito felizes em compartilhar com vocês dois estudos de grande relevância do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, o “Estudo sobre Sustentabilidade Financeira de Planos de Ação Territoriais para Espécies Ameaçadas de Extinção” e a “Análise e integração dos dados espaciais do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR)”.

Também anunciamos que o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE) divulgará dados da fauna brasileira publicamente sob coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Por fim, na seção #FicaADica compartilhamos a campanha para ajudar a escolher o nome popular de um cacto raríssimo que se encontra no Parque Estadual da Serra Negra, que pertence ao projeto de pesquisa “Ecologia e recuperação de Uebelmannia buiningii Donald (Cactaceae)”.

Pró-Espécies realiza estudo sobre sustentabilidade financeira de planos de ação para espécies ameaçadas de extinção

No mês de agosto lançamos o Estudo sobre Sustentabilidade Financeira de Planos de Ação Territoriais (PATs) para Espécies Ameaçadas de Extinção com o objetivo de apresentar orientações e recomendações para melhorar a efetividade na implementação das ações definidas pelos PATs. O estudo foi elaborado no escopo do Componente 1 do Projeto Pró-Espécies– Incorporação de conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais pela EcoSustentare Consultoria.

O trabalho contemplou a análise de demanda por recursos financeiros, o custo médio estimado por Plano, por espécie e por linhas temáticas, além de levantar as principais dificuldades de gestão e implementação de ações. A metodologia aplicada durante a pesquisa incluiu um questionário enviado aos coordenadores dos Planos selecionados na amostragem.

Por fim, o estudo avaliou os atuais arranjos de governança e mecanismos de gestão dos Planos amostrados, de forma a propor melhorias e sugerir ferramentas de controle e de monitoramento de gastos, além de sugerir instrumentos que auxiliem na captação e gestão de recursos.

Acesse aqui

Pró-Espécies realiza estudo do SiCAR nos territórios do Projeto

O estudo “Análise e integração dos dados espaciais do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR)” realizou a avaliação e síntese de dados espaciais do SICAR nos territórios abrangidos pelo Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção e pelos Sítios BAZE (Aliança para a Extinção Zero).

O estudo teve por objetivos: compreender o panorama de adesão ao CAR e a qualidade das informações declaradasidentificar a quantidade e localização dos excedentes e déficits de vegetação nas propriedades rurais; identificar as regiões e propriedades mais apropriadas para emissão das Cotas de Reserva Ambiental e para ações de recuperação da vegetação nativa, considerando conceitos de ecologia e conectividade da paisagem

Acesse aqui

Sistema Salve do ICMBio disponibilizará informações públicas de fauna brasileira

Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE) é uma base de dados que organiza e armazena informações sobre as espécies de fauna brasileira, bem como acompanha a execução do processo de avaliação. O ICMBio coordena este processo por meio do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC).

Entre as atividades contempladas pelo Projeto Pró-Espécies está a avaliação de espécies ameaçadas de extinção pelos parceiros. O Sistema Salve já possui uma interface interna que fornece, organiza e armazena essas informações para os pesquisadores que realizam essa atividade. No fim deste ano, essa plataforma será de acesso público mediante uma interface mais atrativa que ajudará a pesquisar e baixar informações sobre as espécies.

O SALVE também ajuda na elaboração e revisão de planos de manejo, zoneamento da unidade, avaliação de impactos em processos de licenciamento ambiental e na transparência de execução e divulgação de avaliação de risco das espécies.

Saiba mais / Consulte a Instrução Normativa

Evento Online | 71° CNBot e XIII ENBOC


O “Esquenta para o 71° Congresso Nacional de Botânica e XIII Encontro de Botânicos do Centro-Oeste” acontecerá de 7 a 9 de outubro de 2020, contará com duas mesas-redondas e uma roda de conversa. O evento será transmitido pelo YouTube. Saiba mais
 

Cacto raríssimo procura nome popular!


O Projeto de Pesquisa “Ecologia e recuperação de Uebelmannia buiningii Donald (Cactaceae)”  lançou uma campanha para escolher o nome popular de uma espécie ameaçada de cacto raríssima (Uebelmannia buiningii) por meio de uma enquete. A ação é resultado de uma parceria entre pesquisadores, o Parque Estadual da Serra Negra e as escolas municipais de Itamarandiba, com o apoio do CEPF Cerrado, CBC/ICMBio, Instituto Jurumi e Embrapa-Cenargen. 

Vote aqui Acompanhe a ação

Nome científico: Henochilus wheatlandii Garman, 1890
Nome comum: andirá
Família: Characidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 445/2014
Distribuição geográfica: rio Santo Antônio, afluente do rio Doce, Minas Gerais
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: construção de barragens e mineração

Henochilus wheatlandii é uma espécie que se acreditava estar extinta até sua redescoberta em 1996. Atualmente é encontrada no rio Santo Antônio, afluente do rio Doce, em Minas Gerais, e até agora não havia registro da espécie em Unidades de Conservação (UCs). A espécie faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes e Eglas da Mata Atlântica (PAN PEMA) e será alvo do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro), que está em fase final de elaboração.
 
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção ICMBio Vol. VI Peixes, 2018, pp. 114-118

Pró-Espécies: cartas convite abertas

Participe do processo seletivo para a contratação de consultoria para o apoio técnico na elaboração de proposta de programa nacional de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras.

Envie sua proposta até 08 de setembro de 2020 >>> Saiba mais

Convidamos você a participar do processo seletivo para contratação de consultoria para o desenvolvimento de listas de espécies exóticas invasoras, elaboração de base de dados e análise de vias e vetores.

Envie sua proposta até 08 de setembro de 2020 >>> Saiba mais

Participe da seleção de consultoria para assessoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul na elaboração do Plano de Ação Territorial do “Pampa Bagé”, incluindo a adaptação de metodologia, condução virtual de oficina de elaboração, relatoria e elaboração do Sumário Executivo.

Envie sua proposta até 19 de setembro de 2020 >>> Saiba mais

Comissão Europeia abre edital no Brasil

A Comissão Europeia abriu edital para submissão de projetos do Brasil; para esta oportunidade estão sendo direcionados 34 milhões e 500 mil reais. O edital tem 3 linhas de atuação e as propostas devem ser encaminhadas em português até as 16hrs do dia 15 de setembro. Saiba mais

Vídeo | PAN Serra do Espinhaço Meridional

Conheça o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Serra do Espinhaço Meridional, que tem como objetivo mitigar as ameaças por meio de ações que foram definidas na elaboração do PAN e que serão implementadas nos próximos anos. No território Serra do Espinhaço Meridional, em Minas Gerais, ocorrem 256 espécies de flora ameaçada.

Saiba mais

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest