Boletim Edição No.8

Olá a todos!

Demos início ao Ano 2 (agosto 2019 a julho 2020) do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, e queremos compartilhar com vocês algumas das atividades previstas para este ano.

Para o Componente 1 – Incorporação de conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais temos prevista a elaboração dos Planos de Ação Territoriais (PAT) de parceiros estaduais do projeto e o início da implementação do PAT Planalto Sul elaborado no fim do Ano 1, que contribuirá para a conservação de 22 espécies ameaçadas de extinção que não contam com um instrumento de conservação. Além disso, serão implementadas ações do Plano de Ação Nacional (PAN) Flora Endêmica do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ); e o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) irá realizar a oficina de elaboração do 2º Ciclo do PAN Rivulídeos.

Para o Componente 2 – Combate à caça, pesca, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres está sendo contratada a empresa para o desenvolvimento da Plataforma Nacional de Gestão de Fauna. Abrimos a seleção para o desenvolvimento da Solução Geo que integrará as informações de Georreferência dos sistemas SisFauna, Sispass, SisCities, entre outros, e começará em breve o desenvolvimento do Sistema de Produção e Análise de Inteligência (SPAII), todos liderados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Por fim, será realizada a primeira fase do plano de comunicação para o combate ao tráfico de animais silvestres brasileiros.

Para o Componente 3 – Alerta e detecção precoce de espécies exóticas invasoras, será realizada a primeira reunião para formação da rede de colaboradores para detecção precoce e resposta rápida que contribuirá para a implementação da Estratégia Nacional das Espécies Exóticas Invasoras. Também serão elaboradas os guias técnicos para prevenção de invasão biológica associada a empreendimentos em Unidades de Conservação (UCs), os protocolos de análise de risco para registro de agrotóxicos biológicos e para importação de espécies, entre outros.

Para o Componente 4 – Coordenação e comunicação, lançaremos em breve o site do Pró-Espécies: Todos contra a extinção, nosso canal oficial para acompanhar todos os avanços do Projeto e conhecer as atividades dos nossos parceiros. No Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) realizaremos a cerimônia da terceira edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade, recebendo os projetos, iniciativas e ações que ajudam a dar visibilidade para as ações de proteção à Biodiversidade Brasileira. 

Inscreva seu projeto de conservação de espécies da biodiversidade brasileira

Iniciaram as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade que valoriza ações, projetos e iniciativas que contribuem para a melhoria do estado de conservação das espécies da fauna e flora.

Nesta edição serão contempladas seis categorias: sociedade civil, empresas privadas, iniciativas comunitárias, academia, órgãos e empresas públicas e imprensa. Acesse o edital.

Para se inscrever é muito fácil. Apenas siga os seguinte passos:
  1. Acesse o site www.pnb.mma.gov.br/participe-do-premio
  2. Clique em Login e faça o seu cadastro.
  3. Você receberá um e-mail de ativação da sua conta.
  4. Após efetuar o Login clique em Inscrição.
  5. Preencha o formulário com as informações necessárias.
  6. Anexe os arquivos solicitados.
  7. Clique em enviar.
Aproveite para compartilhar com seus contatos. E lembre-se que você tem até o dia 22 de outubro para enviar seu projeto, ação ou iniciativa.

Reunião sobre espécies exóticas invasoras com parceiros do Mercosul

Entre os dias 20 e 23 de agosto de 2019, ocorreram, em Salvador (BA), a LXVIII Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 6 – Meio Ambiente do Mercosul, bem como a XXIII Reunião de Ministros de Meio Ambiente do Mercosul e Estados Associados.

Durante as reuniões, foi discutida a situação do tratamento das espécies exóticas invasoras pelos países pertencentes ao bloco e aprovada a proposta brasileira de etapas para elaboração de um Plano para a Prevenção, Monitoramento, Controle e Mitigação de Espécies Exóticas Invasoras do Mercosul pelos Ministros.

Estratégia Nacional de Espécies Exóticas Invasoras tem como objetivo orientar a implementação de medidas para evitar a introdução e dispersão e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras sobre a biodiversidade brasileira e serviços ecossistêmicos, controlar ou erradicar espécies exóticas invasoras. A Estratégia prevê, entre as suas prioridades, o estabelecimento de cooperação internacional em casos de risco de introdução de espécies exóticas invasoras, em especial com o Mercosul.

Iniciam os preparativos para a elaboração do plano de ação territorial São Paulo-Paraná

Nos dias 28 e 29 de agosto reuniram-se representantes do estado do Paraná da  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), Sociedade Chauá e Universidade Positivo com representantes do estado de São Paulo do Instituto de Botânica, Instituto Florestal de SP,  Fundação Parque Zoológico e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente para iniciar os preparativos para a elaboração do plano de ação territorial para conservação da flora e fauna ameaçada de extinção.

Foram discutidas informações sobre o Território 19 (Mata Atlântica São Paulo-Paraná) no âmbito do Projeto Pró-Espécies, realizado o levantamento de profissionais para participar da reunião preparatória e da oficina de elaboração do PAT a fim de contemplar os perfis necessários para atender aos requisitos do trabalho, a definição do escopo da consultoria a ser contratada para levantamento de informações sobre o território e espécies, bem como a escala de inserção dos vetores de pressão.

A reunião aconteceu nas instalações do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR) em Curitiba (PR).

Oportunidade de financiamento para projeto de espécies

A National Geographic Society anuncia oportunidades para projetos ousados, inovadores e transformadores na área de conservação, educação, pesquisa, narrativa ou tecnologia. Algumas estão relacionadas com a conservação de espécies:

 

Nome científico: Epiperipatus adenocryptus Oliveira, Lacorte, Fonseca, Wieloch & Mayer, 2011
Nome comum: onicóforo
Família: Peripatidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA noº 444/2014
Distribuição geográfica: fragmento de Mata Atlântica em Córrego dos Ferreiras, município de Santa Bárbara do Leste, estado de Minas Gerais.
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: Fragmentação de habitat.

Epiperipatus adenocryptus são invertebrados vermiformes de aspecto aveludado devido ao grande número de papilas espalhadas pelo corpo, que servem como órgãos sensoriais. A espécie utiliza como defesa um muco adesivo que tem em sua composição 90% água e de 3% a 5% proteínas que ao contato com o ar se endurece e funciona como uma rede emaranhada de cordões adesivos. A região onde vive encontra-se extremamente fragmentada e o local onde a espécie foi encontrada não é protegido, é pequeno e encontra-se isolado por áreas de plantações, principalmente café. 
 
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção ICMBio Vol. VII Invertebrados, 2018, pp. 577-579

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest