Boletim Edição No.28

Olá a todos!

Saiu do forno, o Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro), com mais de 50 ações para 24 espécies-alvo, na sua maioria, de flora.  

O Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (INEMA) do estado da Bahia realizou a primeira de uma série de expedições planejadas para o Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia), na qual fizeram coleta de mais de 400 plantas.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disponibilizam canais de contato para informações de avistamento do peixe-leão, espécie exótica invasora encontrada recentemente na costa brasileira e que pode causar impactos na biodiversidade marinha.

Flora e fauna nativas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica recebem Plano de Ação

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) do estado de Minas Gerais lançou recentemente o Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro). No total, são 24 espécies-alvo, 19 da flora, três peixes e dois invertebrados. O documento contribuirá positivamente com a conservação de 1.787 espécies de diversos grupos.

A Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica são os biomas considerados para a implementação de 53 ações do PAT Espinhaço Mineiro, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Como resultado, essas ações fortalecem as identidades culturais, conciliando o conhecimento científico com o planejamento de ações de conservação e envolvem diferentes atores da sociedade.

Saiba mais
IEF | Pró-Espécies | WWF-Brasil 

INEMA realiza primeira expedição científica do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia

Entre o fim de julho e o início de agosto, foi realizada a expedição científica do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia). Participaram da incursão pesquisadores botânicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado da Bahia (INEMA).  

Essa ação teve por objetivo conhecer melhor o território, mapear e coletar as espécies ameaçadas de extinção, de forma e divulgar o plano e criar engajamento nas comunidades locais. Durante os 11 dias de expedição, mais de 400 plantas foram coletas, entre elas as espécies-alvo do PAT: Mandevila hatschbachiiMicranthocereus streckeriTrichogoniopsis moriiStylotrichyum glomeratumAcritopappus harleyiFulcaldea stuessyi e, provavelmente, a canelinha (Vellozia canelinha). 

O PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia é coordenado pelo INEMA no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Saiba mais

Espécie exótica invasora de peixe é encontrada na costa brasileira e acende alerta para seus impactos na biodiversidade marinha

O peixe-leão (Pterois sp.) é uma espécie exótica que pode causar grande impacto no ecossistema marinho brasileiro. Destacam-se como consequências da sua maior incidência a diminuição da produção pesqueira, a predação de espécies nativas e endêmicas, a redução de espécies importantes para o ambiente recifal e o risco à saúde humana.

No Brasil a espécie foi avistada pela primeira vez em 2014 e seis peixes-leão já foram capturados, sendo que três deles no arquipélago de Fernando de Noronha. O primeiro peixe foi capturado na ilha em dezembro do ano passado. Recentemente, em um intervalo de 8 dias, mais dois animais foram recolhidos por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a correta destinação e pesquisa.

Como forma de identificar e alertar de forma ágil sobre o avistamento do peixe-leão no litoral brasileiro, o ICMBio disponibilizou um QR Code com o link do formulário e os contatos dos seus representantes por região do país. Acesse aqui

Pesquisa sobre diversidade de anfíbios na Mata Atlântica  


O artigo “Anfíbios do Monumento Natural Serra das Torres: um reservatório da biodiversidade da Mata Atlântica no Sudeste do Brasil”, de autoria da pesquisadora e bióloga Jane de Oliveira, foi realizado com o objetivo de inventariar a fauna de anfíbios de um remanescente da Mata Atlântica no sudeste do Brasil no Monumento Natural Estadual Serra das Torres (MONAST). Saiba mais


1° Congresso Brasileiro de Crocodilianos


Nos dias 14 e 15 de agosto, será realizado o 1° Congresso Brasileiro de Crocodilianos, cujo tema é “A pluralidade científica em nome da conservação”. O evento digital está sendo organizado pelo Instituto Marcos Daniel (IMD) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Saiba mais

Nome científico: Spinopilar moria Kury & Pérez-González, 2008 
Nome comum: opilião, aranha-bode e aranha-fedorenta
Família: Cryptogeobiidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 444/2014 
Distribuição geográfica: Gruta da Morena em Cordisburgo no estado de Minas Gerais
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: turismo desordenado, degradação de habitat e extração de madeira para carvão

A aranha-fedorenta é uma espécie endêmica brasileira que vive em ambientes subterrâneos, não é peçonhenta, tem hábitos noturnos e possui glândulas produtoras de secreções que podem provocar um forte odor. A espécie está contemplada no PAT Espinhaço Mineiro, que busca melhorar a conservação de 24 espécies da flora e da fauna e seus habitats, engajando  diversos atores sociais. 

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII – Invertebrados,1.ed., Brasília, DF : ICMBio/MMA, 2018 pp. 521-522.

Pró-Espécies: cartas-convite abertas

Participe da seleção para assessorar e dar suporte às equipes da SEMA-MA, do IDEFLOR-Bio e do Naturatins na implementação de ações do PAT Meio Norte, no âmbito do Projeto Pró-Espécies. 

A chamada foi prorrogada até o dia 17 de agosto. Confira aqui.

Drones para Conservação

No mês de julho, o WWF-Brasil lançou a versão em português do Guia de Uso da Tecnologia de Drones para Conservação com uma abordagem direta e prática que apresenta revisão da literatura sobre o tema, orientações para a realização de mapeamentos por drone, diretrizes operacionais para planejamento de voo, coleta e análise de dados, detalhes da anatomia do drone e variedade de sensores disponíveis, limitações tecnológicas, restrições, soluções e boas práticas.  Saiba mais

Webinário sobre restauração ecológica

Participe do Webinário SIG AsSsAN “Restauração Ecológica no Sul do Brasil: Avanços, Desafios e a Constituição de Novas Redes”, que acontecerá no dia 18 de agosto às 14h. Este evento foi produzido em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o PAT Planalto Sul e o PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste. Acesse aqui

Plano de Ação Nacional para espécies endêmicas ameaçadas do Cerrado

O Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), em parceria com o ICMBio e o Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil da União Internacional para Conservação da Natureza (CSE/IUCN) aprovaram recursos financeiros junto ao Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (Critical Ecosystem Partnership Fund – CEPF) para o desenvolvimento de projeto relacionado à conservação de espécies ameaçadas de extinção do Cerrado brasileiro. 
 
A elaboração do 2º ciclo do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Faveiro-de-Wilson será coordenada pelo JBRJ a aplicará pela primeira vez o protocolo para avaliação do Estado Verde de Espécies para dez espécies ameaçadas e endêmicas do Cerrado, incluindo a Criticamente em Perigo (CR) Uebelmannia buiningiiAcesse aqui

Webinário sobre Plantas endêmicas do Rio de Janeiro

No dia 30 de julho foi realizado o Webinar sobre as Plantas Endêmicas do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), que contou com a participação de Inara Carolina da Silva Batista, coordenadora consultora do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do estado do Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica do RJ). 

Entre os assuntos abordados estão: plantas endêmicas do Rio de Janeiro; a flora endêmica no PESET; exemplos e curiosidades sobre essas espécies; ações de proteção como o PAN Flora Endêmica do RJ no âmbito do Projeto Pró-Espécies; ações de confirmação da ocorrência dessas espécies; coleta de sementes; acompanhamento fenológico; manejo de Espécies Exóticas Invasoras (EEI); e o que a população pode fazer para ajudar.

Assista aqui.

MMA

Ministério do Meio Ambiente realiza webinar para projetos de recuperação na Mata Atlântica

IBAMA

Ibama realiza queimas prescritas no Pantanal

ICMBIO

3º leilão consolida agenda de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente

Aberto edital para credenciamento de condutores de observadores de aves no Parque Nacional do Iguaçu (PR)

ICMBio contabiliza mais de 8 milhões de visitas às unidades de conservação em 2020

JBRJ

Jardim Botânico do Rio oferece atividades educacionais para crianças sobre abelhas sem ferrão e Mata Atlântica nos próximos dias 13 e 15

Crianças participam do “Em busca das espécies da Mata Atlântica” no Jardim Botânico do Rio

Herbário do Jardim Botânico do Rio apresenta sua amostra mais antiga da valiosa coleção de 850 mil plantas

WWF-Brasil

Mata Atlântica recebe plano de ação territorial para flora e fauna ameaçadas em SC e RS

Flora e fauna nativa da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica recebem Plano de Ação

Tecnologia impulsiona o combate aos crimes ambientais no Acre

Estudo comprova ocorrência de botos amazônicos em novas áreas no Amapá

WWF-Brasil lança versão em português de Guia de Uso da Tecnologia de Drones para Conservação

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA-AM)

Sema Amazonas leva ações de educação ambiental ao município de Boca do Acre

Combate a focos de calor em Boca do Acre ganha reforço de 38 brigadistas florestais

Governo do Amazonas articula ação integrada para fortalecer fiscalização da bacia do rio Tarumã-Açu

Estados da Amazônia Legal se unem para combater queimadas e incêndios florestais

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA-BA)

Ações de preservação do bioma Caatinga recebem investimentos do Governo do Estado

Governo inicia elaboração do Plano de Manejo do Parque de Pituaçu

Consórcio de governadores do Nordeste consolida cooperação ambiental com a França

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA-BA)

Em mais uma fase da Operação Arara Kuara, Inema coíbe caça predatória de aves silvestres

Ações de fiscalização coíbem desmatamento e queimadas na Chapada Diamantina

Operação do Inema fiscaliza denúncias de criação ilegal de pássaros nativos da Mata Atlântica

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA-ES)

Pesquisa revela diversidade de anfíbios encontrados no Monumento Natural Serra das Torres

Veado reabilitado é solto no Parque Estadual do Forno Grande

Nova espécie de planta é descoberta na Reserva Biológica Duas Bocas

Atobá-grande passa por tratamento no Iema

Gavião-pombo reabilitado volta à natureza

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA-MA)

Consórcio de Governadores da Amazônia Legal lança Plano de Recuperação Verde

Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG)

IEF divulga sumário com plano de conservação para 24 espécies ameaçadas de extinção

Governo de Minas divulga catálogo de cursos EAD gratuitos na área ambiental

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio)

IDEFLOR-Bio acompanha o desenvolvimento de plantios em Sistemas Agroflorestais em Belterra

IDEFLOR-Bio visita Oeiras do Pará para reconhecimento de áreas para a conservação

Redes de pesca, arma e equipamentos são apreendidos no Lago de Tucuruí

Instituto Água e Terra (IAT-PR)

Jaguatirica é reinserida na natureza após atendimento especializado com apoio do IAT

Força-tarefa aplica multas que somam R$ 1 milhão a desmatadores no Centro-Sul

IAT distribui mudas nativas em troca de doações em Guarapuava e Paranaguá

Paraná cria comitê para reforçar combate aos crimes contra animais silvestres

Estado inaugura Centro de Apoio à Fauna Silvestre em Londrina

Parque Vila Velha vai realizar queima controlada contra espécies invasoras nesta semana

IAT resgata macaco-prego ferido em Paranavaí e alerta para descarte de resíduos

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ)

Inea liberta o 500º pássaro resgatado no Parque Estadual do Desengano em 2021

Seas promove ações para conter espécies exóticas invasoras

Secretaria do Ambiente e Inea deflagram operação para combater crime ambiental em Saquarema

Instituto do Estadual do Ambiente (INEA-RJ)

Segundo maior felino do continente americano é flagrado em parque do Inea em Nova Friburgo

Inea irá inaugurar a primeira Academia Nacional de Guarda-parques do Brasil

Inea apreende 19 aves em Petrópolis

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS)

RS e SC divulgam Plano de Ação Territorial para conservação da fauna e da flora

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC)

Mata Atlântica recebe Plano de Ação Territorial para flora e fauna ameaçadas em SC e RS

Albatroz-de-nariz-amarelo volta à natureza após reabilitação no cepram/r3 animal

IMA debate a construção do Plano de Ação de Controle de Javali em Santa Catarina

IMA lança Manual Horta Comunitária Sustentável

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA-SP)

Polícia Militar Ambiental flagra desmatamentos em áreas da grande SP

Fundação Florestal faz lançamento aéreo de sementes para reflorestamento de espécie ameaçada de extinção

Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins)

Naturatins intensifica fiscalização para coibir pesca ilegal durante o mês de julho

Dados científicos indicam crescimento populacional do pato-mergulhão no Tocantins

Naturatins recebe entrega voluntária de pato selvagem

PRÓ-ESPÉCIE NA MÍDIA

Pin It on Pinterest