Boletim Edição No. 41

Olá!

Encerramos o ano de 2023 com a boa notícia da prorrogação do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção e com a entrega de muitos resultados dos parceiros. Esta edição do boletim traz detalhes das descobertas realizadas durante as expedições dos Planos de Ação Territoriais e Nacionais para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PATs/PANs), com destaque para o encontro de seis indivíduos do mutum-pinima (Crax fasciolata pinima) no Pará, e de uma nova espécie de bromélia em Minas Gerais. 

A expectativa é que em 2024, último ano do projeto, o Pró-Espécies siga avançando nas ações de preservação, envolvendo muita parceria e gerando importantes resultados para a melhoria do estado de conservação das espécies ameaçadas. 

Desejamos um Feliz Ano Novo a todas as pessoas que participam e apoiam o Projeto Pró-Espécies!

Pesquisadores localizam uma das aves mais ameaçadas de extinção do planeta

Expedição realizada pelo PAT Meio Norte identificou a presença de seis indivíduos de uma das aves mais ameaçadas de extinção do planeta, o mutum-pinima (Crax fasciolata pinima). Pesquisadores de diferentes instituições foram em busca da espécie e fizeram o registro totalmente inédito. Essa ave é restrita ao Centro de Endemismo de Belém, uma região rica em biodiversidade, mas considerada a mais descaracterizada de toda a Amazônia.

Saiba mais

Nova espécie de bromélia é descoberta no território do PAT Capixaba-Gerais

Uma nova espécie de bromélia foi descoberta recentemente na área do PAT Capixaba-Gerais. A planta, nomeada Krenakanthus ribeiranus e classificada como Criticamente em Perigo (CR), tem característica incomum por apresentar folhas cobertas por pelos. Esse diferencial atraiu a atenção de um morador da região, que compartilhou fotos com pesquisadores.

Saiba mais

Nova espécie de árvore é descoberta em Minas Gerais

Uma nova espécie de árvore foi encontrada durante expedição do PAT Espinhaço Mineiro: a Mollinedia fatimae. A descoberta foi reconhecida por artigo publicado na Revista Botânica PhytoKeys, que destaca que a espécie é considerada endêmica, a única do gênero descrita para o quadrilátero ferrífero e possívelmente está criticamente ameaçada de extinção.

Saiba mais

Expedição científica ao extremo sul da Bahia gera conhecimento para a conservação da biodiversidade brasileira

A primeira expedição realizada no âmbito do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia (PAN Hileia Baiana), publicado em agosto de 2023, coletou aproximadamente 650 amostras vegetais, além de ter identificado possíveis novas espécies, nunca antes descritas pela ciência. A atividade reuniu pesquisadores de diversas instituições na região do extremo sul da Bahia, que coletaram amostras de tecido para estudos de biologia molecular e espécimes para cultivo, representando uma rica diversidade de 75 famílias botânicas.

Saiba mais

MMA realiza consulta a especialistas em espécies exóticas invasoras

O Brasil dá mais um passo importante para o controle, combate e erradicação de espécies exóticas invasoras. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou no final de 2023 uma consulta a especialistas, técnicos e gestores referente ao processo de desenvolvimento do protocolo de avaliação de risco para as vias e vetores de introdução e dispersão dessas espécies que representam uma verdadeira ameaça à biodiversidade.

O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre as principais formas de introdução e disseminação de espécies potencialmente invasoras para o desenvolvimento de sistemas de monitoramento, implementação de barreiras contra espécies indesejadas e campanhas de comunicação para reforçar medidas preventivas.

Saiba mais

Guia reúne técnicas para cultivo de cactos

O Guia de Cultivo de Cactos, desenvolvido no âmbito do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste, reúne todas as técnicas para a produção e manejo dessas plantas e traz detalhes sobre os recipientes que devem ser usados para o plantio, qual o substrato mais adequado, como fazer a adubação, quais os nutrientes necessários para a planta, como deve ser feita a irrigação, entre outros dados importantes para o seu desenvolvimento.

A demanda partiu da própria comunidade, que relatava a frequente coleta irregular das plantas por turistas e curiosos, e atende aos objetivos definidos pelo plano de ação,  que tem como foco quatro espécies de cactos classificados como ameaçados de extinção. 

Saiba mais

Nova espécie de planta é descoberta durante expedição em MG

Ação do PAT Espinhaço Mineiro identificou espécie possívelmente criticamente ameaçada de extinção: a Stachytarpheta meninii. Ela foi encontrada perto da área protegida do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio e é uma planta aromática, com folhas e inflorescências pegajosas, folhas tão longas quanto o cálice e pétalas azuis com um tubo curto. A descoberta foi descrita em uma publicação do periódico científico Nordic Journal Of Botany.

Saiba mais

Mais de 5 mil pinheiros serão retirados de áreas de preservação na Bahia

Mais de cinco mil pinheiros serão retirados de uma área de Cerrado na Chapada Diamantina nos próximos meses. Os pinheiros, que estão entre as principais espécies exóticos invasoras do Brasil, estão prejudicando a biodiversidade local. Após a retirada será necessário monitorar a área por mais três anos.

Saiba mais

Acervo virtual | Boletim Pró-Espécies


O portal do Pró-Espécies ganhou uma atualização importante! Foram disponibilizados na seção de Acervo, página com os 40 boletins já distribuídos por e-mail para os contatos cadastrados pelo site do projeto.
A primeira edição do informativo foi disponibilizada em janeiro de 2019 e, ao longo desses 5 anos, houve uma evolução natural do periódico, com a criação de novas seções e a ampliação da divulgação das notícias à medida que os resultados do projeto vêm sendo apresentados Acesse aqui.

Nome científico: Tillandsia jonesii Strehl
Nome comum: cravo-do-mato
Família: Bromeliaceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 148/2022
Distribuição geográfica: município de Riozinho, Rio Grande do Sul (RS)
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: perda de habitat

A espécie endemica brasileira Tillandsia jonesii é uma erva rupícola, com 15-20 cm de comprimento, crescendo isolada ou formando touceiras, com inflorescências simples em tons de roxo e rosa. Ela floresce entre julho e setembro e é encontrada em paredões rochosos.
A ocorrência registrada dentro da área do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul) é oriunda do município de Riozinho, Rio Grande do Sul.

Fonte: Livro vermelho da flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013, pp 374-375

Pró-Espécies: cartas-convite abertas 

Participe da seleção para a produção de material audiovisual do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Planalto Sul.

Envie a proposta até o dia 19 de janeiro de 2024. Confira aqui

Participe da seleção para a realização de Curso de pilotagem de drones e mapeamento de Áreas de Coleta de Sementes do PAT Caminho das Tropas.

Envie a proposta até o dia 22 de janeiro de 2024. Confira aqui

Participe da seleção para a realização de serviço de apoio operacional para o Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Envie a proposta até o dia 19 de janeiro de 2024. Confira aqui

Participe da seleção para assessoramento à SEMA-MA na execução de parte da ação 4.6 do PAT Meio Norte que consiste em realizar a avaliação e elaboração de lista de espécies ameaçadas de extinção do estado do Maranhão para Táxons zoológicos selecionados de vertebrados.

Envie a proposta até o dia 15 de janeiro de 2024. Confira aqui

Participe da seleção para desenvolvimento e implantação do Módulo I do Sistema de Produção e Análise de Inteligência Ambiental do Ibama – SPAII.

Envie a proposta até o dia 17 de janeiro de 2024. Confira aqui

Participe da seleção para criação de marca, manual de identidade visual, diagramação e editoração do Sumário Executivo do PAT Cinturão Verde São Paulo.

Envie a proposta até o dia 16 de janeiro de 2024. Confira aqui

Participe da seleção para elaboração e aplicação de curso manejo e controle de EEI aos gestores municipais e estaduais do estado do Paraná.

Envie a proposta até o dia 16 de janeiro de 2024. Confira aqui

Participe da seleção para a elaboração de estudo visando a criação e implantação do Corredor Ecológico Papagaios-da-Serra PAT Planalto Sul.

Envie a proposta até o dia 31 de janeiro de 2024. Confira aqui

Eventos Pró-Espécies

Outubro
1° Oficina de Monitoria do PAT Planalto Sul
Expedição de Campo do PAT Xingu
Supervisão de pesquisa sobre técnicas de manejo de Pinus oocarpa e ação de erradicação da Espécie Exótica Invasora do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia
16ª Conferência Internacional sobre Ecologia e Manejo de Invasões de Plantas Exóticas. Pucón, Chile (MMA/INEMA-BA)
Expedição de campo para o monitoramento de aves marinhas no arquipélago de Fernando de Noronha do PAN Aves Marinhas (ICMBio)
Pesquisa de campo para busca de espécies-alvo do PAT Caminho das Tropas Paraná-São Paulo (SEDEST/SEMIL)

Novembro
Monitoramento PELD de turfeira no Parque Estadual do Rio Preto e entorno do PAT Espinhço Mineiro
Expedição de campo do PAT Xingu
Expedição de campo para levantamentos florísticos no território do PAT Xingu com enfoque nas espécies-alvo
Expedição de campo do PAT Capixaba-Gerais
2° Oficina de Monitoria Anual do PAT Capixaba-Gerais 
Oficina do Marco de Indicadores do ICCWC para o Combate a Crimes Contra a Vida Selvagem 

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest