Pró-Espécies seleciona consultoria para elaboração e aplicação de curso manejo e controle de EEI aos gestores municipais e estaduais do estado do Paraná – Prorrogada

Publicado em 22 de dezembro de 2023
Pró-Espécies seleciona consultoria para elaboração e aplicação de curso manejo e controle de EEI aos gestores municipais e estaduais do estado do Paraná – Prorrogada Créditos: Shutterstock

Convidamos você a participar da seleção para a para serviços de “Elaboração e aplicação de curso presencial de manejo e controle de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) aos gestores municipais e estaduais do estado do Paraná, visando a capacitação técnica para a detecção precoce, identificação, prevenção, controle, monitoramento e erradicação dessas espécies nos ambientes naturais”. O curso será ministrado no PAT Caminho das Tropas Paraná-São Paulo no âmbito do Projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.

O Pró-Espécies integra União, estados e municípios na implementação de políticas públicas em pelo menos 12 áreas-chave para conservação de espécies ameaçadas de extinção. Um dos objetivos do Pró-espécies é fomentar a implantação de Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PANs) e Planos de Ação Territorial para Espécies Ameaçadas de Extinção (PATs). Um destes PATs, coordenado pelo estado de Paraná através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SEDEST) e pelo estado de São Paulo pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), é o PAT Caminho das Tropas Paraná-São Paulo, que abrange uma área de 5.288.042,30 ha, cobrindo trechos que vão desde a região dos Campos Gerais e Campos de Guarapuava no Paraná, até o Estado de São Paulo, na região de Itararé. Este PAT visa melhorar o estado de conservação e conhecimento sobre as espécies ameaçadas de extinção, por meio do envolvimento de diversos atores e visando a mitigação dos impactos diretos e indiretos causados pelos principais vetores de pressão que incidem sobre as espécies alvo do PAT. Dentre os objetivos gerais deste PAT estão as ações de “Prevenção, controle ou interrupção de processos de bioinvasão”.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 120 dias (fevereiro a abril de 2024).

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 01/03/2024. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 23/02/2024 pelo email: [email protected] e [email protected].

A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 26/02/2024.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

1ª Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC046421 – Publicado no dia 06 de fevereiro de 2024.

Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC046421 – Publicado no dia 19 de fevereiro de 2024.

Pin It on Pinterest