Boletim Edição No.33

Olá!

Na edição dos meses de março e abril iniciamos com a Oficina Prepratória do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Formosa de Goiás. 

Com relação às Espécies Exóticas Invasoras (EEI), o Ministério do Meio Ambiente realizou uma consulta a especialistas sobre a ocorrências destas espécies no Brasil, com o objetivo de auxiliar na atualização da Lista Oficial de EEI. 

Já o ICMBio realizou a 1° Oficina de Validação da Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna Brasileira de 2022, que resultou na validação de mais de 700 espécies da fauna brasileira.

Ministério do Meio Ambiente promove consulta a especialistas sobre registros de ocorrência de espécies exóticas invasoras da flora presentes no país

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Espécies (Desp), realizou, entre 07 de março a 06 de abril de 2022, consulta a especialistas e técnicos visando a análise e validação dos registros de ocorrência de espécies exóticas invasoras da flora presentes no país. A compilação e organização dos registros foi realizada inicialmente por meio de consultoria especializada, desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), com apoio do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção GEF Pró-Espécies: Todos contra a extinção. 

Durante a consulta, foram analisados mais de 60.000 registros de ocorrência de 197 espécies exóticas invasoras da flora já detectadas em vida livre no país. As contribuições recebidas durante a consulta estão em análise e o resultado será divulgado posteriormente. 

Este trabalho é desenvolvido no âmbito da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (ENEEI) e tem como produto final a elaboração e atualização da Lista Oficial de Espécies Exóticas Invasoras presentes no Brasil. As próximas etapas incluem a compilação e organização dos registros de ocorrência das espécies exóticas invasoras da fauna presentes no país, os quais serão submetidos a uma nova etapa de consulta. 

Iniciam os preparativos para a elaboração do PAT Formosa 

O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Formosa (PAT Formosa) é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD-GO) e pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG).  

O território está localizado no Centro-Oeste, nos estados de Goiás e Minas Gerais, totalizando uma área de 1.909.670,08 hectares e abrange o bioma do Cerrado. Inicialmente são sete espécies-alvo (04 plantas, 1 peixe, 1 caramujo e 1 roedor) na categoria Criticamente em Perigo (CR) que serão protegidas pelo PAT Formosa. Além de outras 46 espécies de flora e fauna que também serão beneficiadas. 

Nos meses de março e abril aconteceram cinco encontro virtuais para a realização da Oficina de Preparação do PAT. Foram convidados especialistas com conhecimento sobre o território e suas espécies, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ). Nesta etapa, os limites do território foram refinados, as espécies-alvo definidas e os vetores de pressão incidentes priorizados. 

ICMBio e especialistas validam a avaliação de mais de 700 espécies da fauna brasileira

Na semana de 04 a 08 de abril foi realizada a 1° Oficina de Validação da Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna Brasileira de 2022 e coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio financeiro do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. O evento foi realizado de forma presencial na Acadebio do ICMBio em Iperó, São Paulo. 

A avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira é um diagnóstico que identifica quais espécies estão em risco de extinção, procura identificar suas áreas onde de ocorrência, a situação e tendências de suas populações e as principais ameaças que incidem sobre elas. 

Na oficina foi realizada a validação de 739 espécies: 53 aves, 219 invertebrados, 106 mamíferos, 220 peixes continentais, 18 peixes marinhos e 122 répteis. Saiba mais

Livro Plano de recuperação de Uebelmannia buiningii

O livro contém os resultados dos estudos desenvolvidos desde 2019 no Projeto Ecologia e recuperação de Uebelmannia buiningii que contou com apoio do Fundo de Ecossistemas Críticos (CEPF/IEB).
O livro aponta medidas diretas de recuperação das populações da espécies e conta com dois Anexos: Anexo 1- Estratégias de recuperação e possíveis parceiros sugeridos para sua execução e o Anexo 2- Estimativa de valor para a execução da proposta. Saiba mais.

 

Nova lista no Catálogo de Plantas de UCs Brasileiras

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro acabou de adicionar a Lista de Plantas da Reserva Biológica de Duas Bocas (RBDB) no Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. No total são 849 espécies da Floresta Atlântica, 675 de angiospermas e 174 de samambaias e licófitas, na região de Espírito Santo. Saiba mais.

Nome científico: Eukoenenia sagarana (Souza & Ferreira, 2012)  
Nome comum: palpígrado
Família: Eukoeneniidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 444/2014 
Distribuição geográfica: Gruta da Morena em Cordisburgo, Minas Gerais

Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: degradação de habitat 


Eukoenenia saragana é um pequeno aracnídeo adaptado ao ambiente subterrâneo registrado e conhecido, até então, na Gruta da Morena, em Cordisburgo (MG). A visitação frequente, bem como a alteração da vegetação do entorno devido à extração de madeira para carvão contribuem para a degradação do habitat do invertebrado. O Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro), elaborado em 2021, visa a conservação da espécie e seu habitat com o engajamento de diversos atores sociais. .

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII – Invertebrados,1.ed., Brasília, DF : ICMBio/MMA, 2018 pp. 539-540.

Pró-Espécies: cartas convite abertas

Participe da seleção para serviço de tradução de documentos sobre a Avaliação do Risco de Extinção de Espécies.

Envie a proposta até o dia 13 de maio de 2022. Confira aqui

Participe da seleção para apoiar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) na elaboração de um Plano de Comunicação do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste.

Envie a proposta até o dia 15 de maio de 2022. Confira aqui

Participe da seleção para elaborar e executar Projeto de Educação Ambiental de forma participativa, visando minimizar os impactos sobre as espécies ameaçadas de extinção e ecossistemas associados na região da Chapada Diamantina-Serra da Jiboia.

Envie a proposta até o dia 10 de maio de 2022. Confira aqui

Participe da seleção para desenvolvimento de soluções de EaD para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do IBAMA

Envie a proposta até o dia 09 de maio de 2022. Confira aqui

SEMA lança edital para elaboração e revisão de Planos de Manejo de três Unidades de Conservação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) publicou um edital para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e revisão dos planos das APAs do Litoral Norte do Estado da Bahia e Mangue Seco, áreas protegidas que representam um papel importante na manutenção da integridade de espécies, populações, ecossistemas e comunidades tradicionais.  

As propostas serão recebidas até o dia 20 de maio.Saiba mais

Um dia no Parque 

Está chegando o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, a 5ª edição do UNDP, acontecerá no dia 24 de julho. A ação é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país.  Saiba mais

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

SEMA lança edital para elaboração e revisão de Planos de Manejo de três Unidades de Conservação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) publicou um edital para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e revisão dos planos das APAs do Litoral Norte do Estado da Bahia e Mangue Seco, áreas protegidas que representam um papel importante na manutenção da integridade de espécies, populações, ecossistemas e comunidades tradicionais.  

As propostas serão recebidas até o dia 20 de maio.Saiba mais

Pin It on Pinterest