Boletim Edição No.5

Olá a todos!

No mês de maio celebramos o Dia Internacional da Biodiversidade (22/05) e elaboramos um material bem interessante ressaltando a importância da conservação de plantas e invertebrados em nosso dia a dia e como a função de cada espécie é fundamental para a natureza. Acesse e saiba mais.
 
No  mês de junho acontecerão eventos essenciais para o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, como o Curso de Capacitação para Elaboração de Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, a Integração de listas estaduais e nacionais para espécies ameaçadas de extinção e a Oficina de elaboração do PAN Planalto Sul que estará sob coordenação do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Integração de listas estaduais e nacionais para espécies ameaçadas

O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção realizou nesta sexta-feira (07/06) um evento para discutir as necessidades e proposições de ações para integração e harmonização dos processos federais e estaduais de elaboração de listas de espécies ameaçadas de extinção.

As avaliações do estado de conservação das espécies da fauna brasileira são conduzidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade (ICMBio) e as da flora, pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ). Elaborado mediante um processo contínuo que subsidia a publicação pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) da Lista Nacional Oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção a cada cinco anos.

O projeto identificou a necessidade de uma maior articulação entre os órgãos federais e estaduais envolvidos na avaliação do estado de conservação das espécies brasileiras visando otimizar esforços, integrar dados sobre as espécies e harmonizar os procedimentos adotados.

O evento contará com a participação de representantes dos estados parceiros beneficiários do Projeto Pró-Espécies e também representantes do ICMBio, JBRJ, Departamento de Controle e Manejo de Espécies (DESP/Bio) do MMA e WWF-Brasil.

Curso Pró-Espécies para planos de ação territoriais para espécies ameaçadas 

Construindo planos de ação territorial para conservação de espécies ameaçadas de extinção é um curso ministrado pelo MMA, ICMBio, JBRJ e WWF-Brasil para servidores, colaboradores e técnicos dos órgãos ambientais que atuarão na gestão dos Planos de Ação Territoriais apoiados pelo Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O curso tem como principal objetivo capacitar e instrumentalizar servidores e técnicos dos órgãos ambientais para atuarem nas etapas de elaboração gestão de um Plano de Ação Territorial.

Etapas para elaboração de PANs Territoriais.

1. Escolha do Território e análise das informações
2. Reunião Preparatória
3. Expedição de campo (opcional)
4. Oficina de Elaboração do PAN
5. Consolidação do PAN
6. Publicação do PAN

Período: De 04 a 06 de junho, 2019.
Carga Horária: 24 horas

Para mais informações: [email protected]

Oficina de elaboração PAN Territorial Planalto Sul

  • Na semana de 11 a 14 de junho será elaborado, em Lages (SC), o primeiro Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Planalto Sul, do Projeto Pró-Espécies. O PAN territorial estará sob coordenação dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e irá proteger espécies como Aegla brevipalma (fauna) e Senecio promatensis (flora) com ações que iniciarão nos próximos anos.

    Para mais informações consulte a notícia da seção Parceiros do boletim que a Secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS/SC) elaborou em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC). 
Workshop Pró-Espécies no WWF-Brasil
  • A equipe do projeto Pró-Espécies do WWF-Brasil realizou no dia 07/05 o Workshop do projeto para apresentá-lo à organização. Tinha como objetivo identificar sinergias e potencialidades de outras iniciativas e programas da rede e trocar experiências sobre as principais ameaças, focos de atuação e sobre os avanços do projeto.

    Participaram representantes dos programas Cerrado-Pantanal, Água e Ciências, Amazônia, Clima e Energia, Agricultura, Engajamento e Campanhas e Políticas Públicas.

    O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund) e é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA), implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o WWF-Brasil é a agência executora.

Orientações do POA Ano 2

Em breve enviaremos para os parceiros beneficiários as orientações para o preenchimento do Plano Operacional Anual do segundo ano do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
 

Próxima reunião do comitê executivo

No período de 02 a 04 de julho teremos a 4° Reunião do Comitê Executivo do Projeto Pró-Espécies. Contará com a participação de representantes do IBAMA, ICMBio, JBRJ e os órgãos ambientais dos estados de MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES. O evento está sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e WWF-Brasil.

Nome científico: Butia leptospatha (Burret) Noblick
Nome comum: palmura
Família: Arecaceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA noº 443/2014
Distribuição geográfica: Ocorrência no Cerrado exclusivamente no Estado do Mato Grosso do Sul 
Endêmica do Brasil: não
Ameaças: plantação de soja

Butia leptospatha é uma espécie com distribuição bastante restrita, extremamente rara e ameaçada pela expansão de plantações de soja. Suspeita-se, devido à conversão da vegetação nativa em lavouras na sua região de ocorrência, que seu habitat esteja declinando em área e qualidade e que esteja sofrendo um declínio no número de indivíduos maduros. 

Fonte: Livro vermelho da flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt.1. ed.,Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013. pp. 190

Santa Catarina participa de projeto pioneiro para conservação de espécies ameaçadas de extinção
Fonte: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina (SDS/SC)

Espécie: Murucututu (Pulsatrix perspicillata)
Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC), participa do processo pioneiro de Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que vai alocar cerca de 13 milhões de dólares para minimizar impactos sobre a biodiversidade brasileira.

Entre os dias 10 a 14 de junho será realizada, em Lages, a oficina de Planejamento do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAN), que engloba Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para os próximos 5 anos com metas de curto, médio e longo prazo. 

O PAN orienta a alocação de recursos para ações de prevenção, proteção, conservação, manejo e gestão da fauna e flora, integrando União, estados e municípios na implementação de políticas públicas. A lista de Espécies Alvo do PAN Planalto Sul mapeou 69 espécies, 43 de flora e 26 de fauna. A Aegla brevipalma (fauna) e Senecio promatensis (flora), são alguns exemplos de espécies criticamente em perigo, que serão beneficiadas pelo projeto Pró-Espécies: Todos contra extinção. 

“Estamos vivendo um momento singular e com a certeza de que estamos dando um grande passo para a o desenvolvimento sustentável do nosso meio ambiente. Santa Catarina integra uma ação nacional, com a representação de dois estados, a união de vários órgãos do poder público, universidade e demais instituições não governamentais, todos em prol de uma única causa: a busca de soluções para conservação das nossas espécies”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucas Esmeraldino. 

Preparativos 

Os preparativos para a elaboração do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul, começaram em fevereiro e contou com representantes do IMA, da SDS e da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SEMA-RS), que coordenarão, em parceria, a realização do Plano de Ação (PAN) da região. 

Também participaram o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), WWF-Brasil e técnicos de diversas instituições parceiras. A reunião aconteceu no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), em São Joaquim/SC.

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest