Boletim Edição No.2

Olá a todos!

Estamos de volta com a nossa segunda edição do Boletim Pró-Espécies: Todos contra extinção e temos grandes novidades porque realizamos a Oficina Preparatória para o primeiro Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção que será realizado pelo Projeto: o PAN Planalto Sul, que será coordenado pelos órgãos ambientais dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Por outro lado, tivemos a 3° Reunião do Comitê Executivo, a qual contou com a participação de 13 estados parceiros de forma presencial, apenas o estado de Paraná participou à distância. Tivemos representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). E como organizadores o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e WWF-Brasil.

Dada a largada para a elaboração dos Planos de Ação Territorial para conservação de espécies ameaçadas

O Projeto Pró-Espécies: Todos contra extinção iniciou este mês os preparativos para a elaboração do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul em conjunto com os estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), para espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não possuem nenhuma estratégia de conservação, como planos de ação ou ocorrência em Unidades de Conservação.

  • Durante o evento foi discutida a identidade do PAN, nome pelo qual será identificado, e seus limites territoriais. Além disso, foram listados os participantes estratégicos que serão importantes para a elaboração do plano e realizou-se um levantamento dos principais fatores de pressão à biodiversidade da área.

    Saiba mais: http://bit.ly/2U7bfr7

Todos reunidos contra a extinção

No dia 21 de fevereiro, quinta-feira passada, aconteceu a 3° Reunião do Comitê Executivo do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, onde participaram os parceiros de órgão ambientais de 13 estados (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) e também o ICMBio, IBAMA, JBRJ, MMA e WWF-Brasil, para revisão das atividades do Plano Operacional Anual (POA) do primeiro semestre do projeto.

Tatiani Chapla, do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do MMA, realizou uma palestra sobre a Gestão de espécies exóticas invasoras com estudos de casos da Austrália, que teve o intuito de apresentar as diversas iniciativas para auxiliar no início da implementação do Componente 3 (Alerta e detecção precoce de espécies exóticas invasoras) do Projeto Pró-Espécies.

Os beneficiários/parceiros apresentaram também os ajustes do cronograma das atividades e possíveis ajustes no Plano de Aquisições, que serão avaliados pelo Conselho de Coordenação.

Livro Vermelho da Fauna Brasileira avalia status de 12.254 espécies

  • O Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (2018), divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma referência sobre o status de conservação de 12.254 espécies 
    e traz informações sobre as espécies da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção em vigor (Portaria MMA nº 444/2014). A versão atualizada do estudo mostra que houve um aumento de 546 espécies ameaçadas em relação à versão anterior (2003). Por outro lado, foram retiradas 170 espécies que constavam como ameaçadas.

    Saiba mais: http://bit.ly/2tEdFBZ

De olho na marca Pró-Espécies
Criamos o Manual de Identidade do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, para que possam utilizar a identidade adequadamente. O manual também poderá orientar seus fornecedores ao realizar uma diagramação ou alguma publicação no site sobre o projeto. Disponível na Plataforma de Escritório de Projetos (PEP) ou você pode solicitá-lo por e-mail [email protected]

Modelos de Carta Convite
Elaboramos alguns modelos de Carta Convite para a solicitação de produtos e serviços. Tudo isso para facilitar e agilizar o trabalho conjunto dos beneficiários e do Conselho de Coordenação. Acesse o PEP e confira os modelos disponíveis.

Encaminhe seu formulário
Os beneficiários que já assinaram Acordo de Cooperação com o WWF-Brasil devem enviar seu formulário de Contrapartida com informações sobre os custos correntes e investimentos efetuados até o momento. Essa é uma atividade semestral. [email protected]

Nome científicoEuphorbia holochlorina
Nome comum: vazio
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA noº 443/2014
Família: Euphorbiaceae
Distribuição geográfica: Espírito Santo (ES) no bioma Mata Atlântica.
Ameaças: Perda de Habitat/ Degradação

É uma espécie endêmica de Águia Branca, no Estado do Espírito Santo, ocupando uma área de 4 km². A principal ameaça é o desmatamento relacionado a exploração da madeira, agricultura cafeeira, dos “reflorestamentos” homogêneos (Pinus e Eucaliptus), somado à incidência de espécies exóticas invasoras e sobre-exploração de plantas ornamentais.

Fonte: Livro vermelho da flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt.1. ed.,Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013. pp. 514-515
Chamada pública para combater o tráfico
de vida selvagem no Brasil

 
Foi lançado pelo Governo dos Estados Unidos um edital de apoio a projetos voltados ao combate ao tráfico de animais silvestres pela estratégia Eliminate, Neutralize, and Disrupt (END) Wildlife Trafficking Act. Este tem como objetivo reduzir o tráfico e a caça ilegal de animais silvestres protegidos e é destinado exclusivamente a Organizações Não Governamentais (ONGs). Os projetos devem ser apresentados até o dia 29 de março de 2019.
 
Para mais informações acesse o site www.grants.gov e procure a Chamada   Nº SFOP0005548.

Projeto Belém mais Linda 
Reintrodução de ararajuba (Guaruba guarouba) em Unidade de Conservação da Natureza da região metropolitana de Belém do Pará.

A ararajuba (Guaruba guarouba) é um psitacídeo classificada como Vulnerável (VU) a extinção devido ao tráfico e o desmatamento.
Encontrada exclusivamente no Brasil, sendo endêmica do bioma Amazônia. Apresenta um número relativo de indivíduos mantidos principalmente em zoológicos e criadouros.
Através de um convênio entre o Instituto de Desenvolvimento  Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará e a Fundação Lymington, criadouro conservacionista, firmou-se a execução conjunta do projeto 

“Belém mais Linda” cuja finalidade é reintroduzir a ararajuba em Belém onde a espécie é considerada extinta localmente há um século.
O Parque Estadual do Utinga foi à área escolhida para a reintrodução. Até o momento 20 ararajubas já ganharam a liberdade e estão sendo monitoradas.

Texto: Ana Paula V. Costa-Rodrigues, bióloga de IDEFLOR-Bio e Nívia Pereira, Gerente de Biodiversidade de IDEFLOR-Bio. Fotos: Marcelo Vilarta

Para mais informações acesse: http://bit.ly/2tGljvZ

Guia de Orientação para o Manejo de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação Federais

Está disponível o Guia para o Manejo de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação Federais elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é suprir uma lacuna de informação e orientação para uma das ameaças mais significativas à diversidade biológica. Acesse aqui: http://bit.ly/2XqRgGa

A Hora do Planeta 2019 está chegando!

Será no dia 30 de março, com o auge das 20h30 às 21h30 e, para que ela seja ainda melhor, contamos com a ajuda de todos os nossos parceiros e amigos.

Para contribuir com a campanha, é só entrar no site horadoplaneta.org.br e divulgar nossos materiais. Quanto mais pessoas, cidades e instituições participarem, mais alto será o nosso chamado pela conversação ambiental. Entre em contato conosco se quiser mais informações pelo email: [email protected]

Pin It on Pinterest