Lançamos o Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Campanha Sul e Serra do Sudeste, com 36 ações para 30 espécies-alvo, e a revista digital que conta um pouco da história do Pampa Gaúcho.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abre consulta online sobre a estrutura e funcionamento do Programa Nacional de Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras. Simultaneamente, especialistas do Núcleo de Avaliação do Estado de Conservação (NuAC) do CNCFlora/JBRJ receberão treinamento para atuarem oficialmente como instrutores em capacitações de novos avaliadores de risco de extinção de espécies.
A equipe do PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro realizou um balanço de resultados das últimas expedições de campo, produção de mudas e confirmação de registros de espécies no Território Vale do Paraíba. Também foi realizada uma expedição de campo para a área abrangida pelo PAT Planalto Sul com o objetivo de confirmar espécies-alvo como as bromélias Tilandsia jonesii e Tillandsia winkleri.
O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste) é um instrumento de planejamento para a conservação de espécies ameaçadas de extinção que possui enfoque no Bioma Pampa e está sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA-RS).
O Plano tem como objetivo melhorar o estado de conservação das espécies-alvo e seus ambientes por meio da valorização e promoção de práticas sustentáveis e da participação social na implementação de 35 ações direcionadas por sete objetivos específicos.
São 30 espécies ameaçadas de extinção, 16 da flora e 14 da fauna, na sua maioria no mais alto grau de ameaça Criticamente em Perigo (CR), abrangendo 18 municípios do Rio Grande do Sul.
A SEMA-RS lançou recentemente o Sumário Executivo junto com uma revista digital interativa que conta a história de Vera, moradora da região, que sente um orgulho profundo pela riqueza natural do pampa gaúcho.
Saiba mais: SEMA-RS | Pró-Espécies
No dia 02 de setembro, foi realizada reunião técnica virtual para apresentação e abertura da consulta online sobre a estrutura e o funcionamento do Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras (PNADPRR), em elaboração no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção e da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (ENEEI).
A consulta estará aberta até o dia 23 de setembro e o envio de sugestões deve ser realizado por meio da plataforma Formulários Google. Acesse o formulário.
O conteúdo referente à consulta está incluído resumidamente no formulário e todos os documentos na íntegra estão disponíveis em pasta compartilhada. Clique aqui e acesse os documentos.
Especialistas do JBRJ serão capacitados como avaliadores de risco pela IUCN
O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) terá equipe treinada, no final do mês de setembro, pela unidade de Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (em inglês, IUCN Red List) para atuarem oficialmente como instrutores em capacitações de novos avaliadores de risco de extinção.
A equipe do Núcleo de Avaliação do Estado de Conservação (NuAC) do CNCFlora estará participando do curso remoto de 27 de setembro a 02 de outubro.
O Projeto Pró-Espécies: Todos contra extinção apoia a avaliação de risco de espécies ameaçadas por meio do Componente 1 – Incorporação de conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais, assim como o treinamento dos profissionais das agências ambientais estaduais para avaliar o risco de extinção de espécies que ocorrem em seus estados.
Saiba mais
Equipe do PAN Flora Endêmica do RJ realiza diversas ações no Território Vale do Paraíba
A equipe do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado de Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica do RJ) visitou o território Vale do Paraíba em busca das espécies Criticamente em Perigo (CR) de extinção que não possuem algum instrumento de conservação, conhecidas também como espécies “CR Lacuna” e também de plantas endêmicas ameaçadas do estado.
Entre os resultados das expedições de campo que aconteceram na área verde do Horto Central Florestal de Santos Lima (HCFSL), Morro da Torre, Pedra Dubois e o distrito de Santo Antônio do Imbé, foram coletadas 41 espécies para cultivo e 55 espécies para depósito em herbário.
Saiba mais
Equipe do PAT Planalto Sul faz expedição para observação e estudo de espécies ameaçadas de extinção
No fim do mês de agosto, do dia 23 ao 25, o Jardim Botânico de Porto Alegre (JBPA) e o Museu de Ciências Naturais (MCN) realizaram uma expedição conjunta na região de Riozinho, Rolante e arredores no Rio Grande do Sul, no âmbito do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul).
A expedição foi realizada com o objetivo de observar duas espécies-alvo de bromélias, Tilandsia jonesii Strehl e Tillandsia winkleri Strehl, os ambientes onde elas ocorrem e seus fatores de ameaça.
Saiba mais
Nome científico: Trixis pallida Less
Nome comum: não tem
Família: Asteraceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 443/2014
Distribuição geográfica: Argentina, Paraguai e Uruguai e no Brasil ocorre em Mato Grosso do Sul e nas regiões da Serra do Sudeste
Endêmica do Brasil: não
Ameaças: degradação de campos nativos
Trixis pallida é um arbusto com flores pequenas e amarelas presente em campos limpos e afloramentos rochosos. O seu período de florescimento é de setembro a abril. O PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste considera essa espécie como prioritária por ser uma espécie Criticamente em Perigo (CR) de extinção. O Plano abrange 30 espécies em 18 municípios do Rio Grande do Sul.
Fonte: Livro vermelho da flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013, pp. 280-281.
Participe da seleção para elaborar proposta de solução de Business Intelligence (BI) com objetivo de auxiliar na gestão dinâmica e definição de estratégias da fiscalização do INEMA, no âmbito do Projeto Pró-Espécies.
Envie sua proposta até o dia 28 de setembro. Confira aqui.
Participe da seleção para a atualização, elaboração e acompanhamento de cursos na modalidade EaD para implementação de ações do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia, no âmbito do Projeto Pró-Espécies.
Envie a proposta até o dia 20 de setembro. Confira aqui.
Participe da seleção para assessorar e dar suporte às equipes da SEMA-MA, do IDEFLOR-Bio e do Naturatins na implementação de ações do PAT Meio Norte, no âmbito do Projeto Pró-Espécies.
A chamada foi prorrogada até o dia 25 de setembro. Confira aqui.
Coleta de imagens de espécies exóticas invasoras
O Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu uma nova chamada para coletar imagens de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) em Unidades de Conservação (UC), com o objetivo de uso em atividades de divulgação, debate e apoio ao manejo.
Você pode encaminhar as imagens diretamente para o e-mail: [email protected]
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].