Boletim Edição No.34

Olá!

Entre os destaques dos meses de maio e junho estão o lançamento do Guia Técnico de Prevenção de Invasão Biológica Associada a Atividades de Empreendimentos Licenciáveis em Unidades de Conservação Federais realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte) pelas equipes do Pará, Maranhão e Tocantins. 

As equipes do Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) realizaram uma expedição científica para registrar a ocorrência de espécies ameaçadas da flora e subsidiar o processo de avaliação no âmbito do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro). 

O Ministério do Meio Ambiente realizou consultas técnicas para avaliar os Manuais de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras e iniciou nesta semana oficinas de validação da lista de espécies exóticas invasoras ausentes e contidas prioritárias. Realizou também a Oficina de Padrões de Dados e Mecanismos de Publicação sobre Biodiversidade, dentro do Componente 1 do Projeto.

Por último, também realizamos a apresentação dos resultados do Ano 2 do Projeto Pró-Espécies na Missão de Supervisão do Projeto Pró-Espécies. 

 

Guia Técnico do ICMBio orienta sobre invasão biológica em Unidades de Conservação 

No dia 12 de maio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou uma Live do lançamento do Guia Técnico de Prevenção de Invasão Biológica Associada a Atividades de Empreendimentos Licenciáveis em Unidades de Conservação Federais, com o objetivo de reduzir os impactos à biodiversidade em decorrência da instalação e operação de empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental.   

Este documento visa orientar o ICMBio, como órgão gestor das UCs Federais, na identificação prévia de possíveis riscos e impactos ocasionados pela dispersão de EEI por empreendimentos e, também, outras equipes gestoras de UCs, como órgãos ambientais licenciadores e empreendedores.

As orientações serão úteis durante o processo de licenciamento ambiental, pois permitirão definir medidas de prevenção para reduzir o risco de invasão biológica e os impactos à biodiversidade.  

São apresentadas 10 atividades licenciáveis em capítulos independentes, considerando sua implementação em ambientes marinho, terrestre ou aquático continental.

ICMBio | WWF-Brasil | Pró-Espécies

MA, PA e TO lançam Plano de Ação Territorial para espécies ameaçadas de extinção na Amazônia e Cerrado

No dia 3 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do estado do Maranhão (SEMA-MA), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará (IDEFLOR-Bio) e o Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) realizaram uma Live de lançamento do Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte), que promove a melhoria do estado de conservação de flora e fauna da Amazônia e do Cerrado.

A parceria entres os estados permitiu a definição de um território integrado na divisa entre os três estados, sendo a maior parte representada pelo bioma Amazônico e pelo ambiente de transição para o Cerrado brasileiro. Além das 12 espécies-alvo, foram também identificadas no território pelo menos 60 espécies ameaçadas de extinção que serão beneficiadas pelo PAT Meio Norte 

O Sumário Executivo apresenta a matriz de planejamento com as ações que serão implementadas pelas equipes coordenadoras e parceiros do PAT Meio Norte até o final de 2026. 

MMA realiza consulta a especialistas sobre os Manuais de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras 

O Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente realizou no dia 04 de maio a reunião virtual de abertura à consulta a especialistas sobre os Manuais de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras. No encontro técnico houve a apresentação das propostas de manuais para os ambientes marinho, terrestre e dulcícola. 

Os Manuais integram um conjunto de documentos do Programa Nacional, elaborado no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
Saiba mais

Equipes do Pró-Espécies apresentam resultados do Ano 2 

No período de 17 a 19 de maio, foi realizada a Missão de Supervisão do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção na qual foram apresentados os resultados do Ano 2 (agosto 2019 – dezembro de 2022) para o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), agência implementadora do Projeto. 

A Missão contou com a participação dos órgãos ambientais de 13 estados (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o WWF-Brasil

Equipe do CNCFlora/JBRJ realiza expedição científica para coleta de material botânico no Espinhaço Mineiro

Entre os dias 28 de março e 11 de abril de 2022, o Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) realizou uma expedição científica no território do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro), na região Norte de Minas Gerais, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.   

A expedição foi realizada com o objetivo de consultar e registrar a ocorrência de espécies ameaçadas da flora, além de levantar informações atualizadas sobre a flora para subsidiar o processo de avaliação do risco de extinção e de elaboração e implementação de ações de conservação. 

Prefeitura de Belo Horizonte | Pró-Espécies

Oficina inicia trabalho padronização de dados e mecanismos de publicação para espécies ameaçadas

No dia 23 de junho foi realizada a primeira reunião da Oficina sobre Padrões de Dados e Mecanismos de Publicação sobre Biodiversidade, no âmbito do Componente 1 do Projeto Pró-Espécies: Todos contra extinção.  

O encontro contou com a presença de representantes do Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que responderam um questionário on-line, a fim de identificar qual é a urgência das demandas por dados e informações sobre biodiversidade dentro do departamento. 
Saiba mais

MMA inicia oficinas de validação da lista de espécies exóticas invasoras prioritárias

O Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente iniciou no dia 28 de junho uma série de oficinas técnicas virtuais que objetivam validar a lista de espécies exóticas invasoras ausentes e contidas prioritárias para prevenção, detecção precoce e resposta rápida.   

A lista tem por finalidade subsidiar o planejamento e execução de ações de prevenção, detecção precoce, resposta rápida, erradicação e contenção de espécies exóticas invasoras no país.   

Caso seja especialista e queira participar do aprimoramento dos produtos em desenvolvimento acesse aqui
Saiba mais

Podcast | Bem-te ouvir

O Podcast Bem-te ouvir no Spotify foi lançado pela Secretaria do Meio Ambiente do estado de Bahia (SEMA-BA) para falar sobre temas relacionados à biodiversidade. O segundo episódio trata  da importância de conservar as espécies nos ecossistemas e responde perguntas como: por que não podemos retirar os animais silvestres do seu habitat natural? Confira o episódio aqui.

Nome científico: Glomeridesmus spelaeus Iniesta, Ferreira & Wesener, 2012
Nome comum: piolho-de-cobra, gongolo, emboá, gagogi
Família: Glomeridesmida
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 444/2014 
Distribuição geográfica: Curionópolis, Pará

Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: mineração


Glomeridesmus spelaeus é uma espécie endêmica do Brasil que tem registro de ocorrência em cavernas na região de Curionópolis no estado do Pará (PA). O habitat dessa espécie é ameaçado pelo desmatamento e mineração pela extração do minério de ferro. O piolho-de-cobra é uma espécie-alvo do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte), recém lançado pelos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII – Invertebrados,1.ed., Brasília, DF : ICMBio/MMA, 2018 pp. 447-448..

Pró-Espécies: cartas convite abertas

Participe da seleção para elaborar documentos com as orientações para o planejamento e execução de processos de avaliação do risco de extinção das espécies de Fauna e Flora no Brasil, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Envie a proposta até o dia 07 de julho de 2022. Confira aqui

Chamada do GEF Terrestre

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) abriu a Chamada de Projetos 03/2022 para apoio à criação e fortalecimento de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs) nos biomas Caatinga, Pantanal e Pampa, no âmbito do Projeto GEF Terrestre. 

O prazo de submissão das propostas é até as 18 horas do dia 11 de julho de 2022 (horário de Brasília). Saiba mais

PAT Planalto Sul | Seminário de Cadeia Produtiva 

O Centro Vianei, instituição parceira do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul) realizou o Seminário Virtual da Cadeia Produtiva do Pinhão, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Infraestrutura (SEMA-RS) e com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catatina (IMA-SC). 

O objetivo do Seminário é apresentar e discutir as oportunidades e dificuldades para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pinhão nos municípios de abrangência do Território Planalto Sul.  Saiba mais

JBRJ promove workshop sobre avaliação do risco de extinção de espécies da flora brasileira

O Workshop “Novas Estratégias para o alcance da Meta 2 nda GSPC no Brasil:  o desafio da avaliação integral do estado de conservação da flora” aconteceu no período de 20 a 22 de junho, e foi organizado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ) do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.  

Participaram aproximadamente 80 pessoas, entre especialistas botânicos nas dez famílias de plantas mais diversas do país e especialistas botânicos dos grupos com menor disponibilidade de avaliações oficiais no momento (Samambaias e Licófitas e Briófitas) e especialistas em avaliação do estado de conservação da flora. Saiba mais

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest