Boletim Edição No. 43

Olá!

Os últimos meses de execução do projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção foram marcados por expedições exitosas. Pesquisadores do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste encontraram uma espécie de anfíbio rara, quase ameaçada de extinção: o sapinho-de-barriga-vermelha-do-pampa. Já os pesquisadores do PAT Espinhaço Mineiro descobriram duas novas espécies de canela-de-ema, que possivelmente estão criticamente em perigo. E no PAN Bacia do Alto Tocantins, os biólogos encontraram dez espécies da flora ameaçadas de extinção e três novas espécies que estão agora em estudo pelos pesquisadores para confirmação da identidade, descrição e publicação em periódico científico.

O aguardado livro infantil que conta a história da amizade entre uma jovem e uma planta ancestral encontrada no PAT Espinhaço Mineiro foi lançado. De caráter lúdico e educativo, a publicação vai dar suporte a uma trilha que levará à uma população de canela-de-ema gigante. Super aguardada também, a trilha será inaugurada nos próximos meses!

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou uma série de ferramentas para a detecção precoce e resposta rápida à invasão de espécies exóticas invasoras, com o objetivo de fortalecer a capacidade de lidar com espécies que podem causar impactos à biodiversidade no Brasil.

Pesquisadores do RS se mobilizam para conservação de espécie rara e endêmica da região

Expedições do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Campanha Sul e Serra do Sudeste localizaram uma espécie de anfíbio rara e classificada como Quase Ameaçada (NT) de extinção. Pesquisadores percorreram mais de 1,2 mil quilômetros pelos vastos campos do Pampa entre dezembro de 2023 e junho de 2024 para confirmar a presença do sapinho-de-barriga-vermelha-do-pampa (Melanophryniscus sanmartini).

Saiba mais

Pesquisadores encontram plantas ameaçadas de extinção do PAN Bacia do Alto Tocantins

Pesquisadores encontraram ao menos 10 espécies de plantas ameaçadas durante expedição científica realizada na região da Mantiqueira e na Chapada dos Veadeiros, no Cerrado goiano. A atividade, realizada entre os dias 22 e 27 de julho, integra as ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Bacia do Alto Tocantins (PAN Bacia do Alto Tocantins) e é fundamental para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade do bioma e fundamentar a elaboração de políticas públicas e estratégias de conservação cada vez mais eficazes.

Saiba mais

Expedições buscam preservar cactos ameaçados de extinção

Com o objetivo de intensificar os esforços para a conservação de cactos ameaçados de extinção, pesquisadores do Rio Grande do Sul percorreram os campos nativos dos Pampas em busca de quatro espécies classificadas como Criticamente em Perigo (CR). As expedições ocorreram no âmbito do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste) e os resultados servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas estratégicas, focadas na conservação e na recuperação das populações que estão enfraquecidas.

Saiba mais

Pecuaristas do RS debatem manejo sustentável de campo nativo

Cerca de 30 agentes de extensão rural foram treinados, em agosto, em manejo conservativo, em Canguçu-RS. A atividade, que ocorreu no âmbito do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste, abordou também a proliferação de uma espécie exótica invasora no campo sulino que tem trazido perda de biodiversidade e de recursos financeiros para a região.

Saiba mais

Novas espécies de canelas-de-ema são descobertas e impulsionam conservação no Espinhaço Mineiro

Pesquisadores descobriram duas novas espécies de canela-de-ema dentro da área do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro). As plantas Vellozia flavida e Vellozia formosa, indicadas na categoria Criticamente em Perigo por serem microendêmicas, foram descritas e recém-publicadas na revista internacional Phytotaxa.

Saiba mais

Comunidades do Espinhaço Mineiro se mobilizam para a conservação da biodiversidade com a Ciência Cidadã

O envolvimento das comunidades locais nas ações do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro) está contribuindo para a proteção de espécies ameaçadas. Iniciativas de Ciência Cidadã, como oficinas e capacitações, têm o objetivo de apresentar o projeto Biodiversidade do Espinhaço Mineiro, criado dentro da plataforma iNaturalist, que funciona como uma rede social, conectando cientistas, biólogos e cidadãos de todo mundo interessados em compartilhar informações sobre plantas e animais.

Por meio da plataforma iNaturalist, qualquer pessoa pode participar, enviando fotos ou gravações de sons das espécies, juntamente com informações sobre sua localização geográfica. Isso pode ser feito facilmente usando um computador, tablet ou aplicativo de celular.

Saiba mais

Livro retrata jornada pela preservação ambiental 

A amizade improvável entre uma jovem chamada Ema e uma planta ancestral conhecida como canela-de-ema-gigante é a história central do livro “Menina Ema e A Vida Secreta do Espinhaço“, lançado no âmbito do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro). 

A publicação foi criada para dar suporte educativo a uma nova trilha interpretativa que levará à uma população de canela-de-ema-gigante (Vellozia gigantea), localizada em uma região chamada Alto do Palácio. 

Saiba mais

PAT Veredas Goyaz-Geraes avalia andamento das ações

A 1ª Reunião de Monitoria do Plano de Ação Territorial Veredas Goyaz-Geraes avaliou o andamento das ações previstas para a conservação das nove espécies-alvo contempladas durante o seu primeiro ano de execução.  O evento ocorreu em Alto Paraíso (GO) e reuniu especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas que participaram da elaboração do plano.

Saiba mais

MMA lança ferramentas para detecçao e controle de espécies exóticas invasoras

O Brasil ganha novas ferramentas para apoiar na detecção e controle detectar da invasão de espécies exóticas, reconhecidas atualmente como uma das principais ameaças aos ecossistemas naturais. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou no dia 22 de maio, em comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade, o Protocolo Geral de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida (PGADPRR) e três manuais específicos para ambientes terrestres, marinhos e dulcícolas.

Os documentos inovadores visam fortalecer a capacidade do país em identificar e mitigar a introdução e a propagação de espécies que podem causar sérios impactos ao meio ambiente, à economia e à saúde pública.

Saiba mais

Pró Espécies apresenta balanço no Dia Internacional da Biodiversidade

Para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente realizou em 22 de maio um evento com a presença de diversas instituições federais. Na ocasião, um painel com os resultados do Pró-Espécies foi apresentado. O projeto também ganhou uma exposição no hall do prédio que ficou aberto à visitação pública.

Saiba mais

CBN Minas Gerais

Correio Braziliense

Agência Brasil

Um Só Planeta

Correio do Povo

Envolverde

O Sul

Portal R7

Portal MT

Web TV Paracatu

Portal CN1

Jornal Bandnews

O Norte

Agência Minas

Agência Tocantins

Zero Hora 

Folha Vitória

O ECO

G1 Rio Grande do Sul

ECO 21

O ECO

O Sul

Rádio Caiçara 

Jornal Floripa

Rádio Pampa

Noroeste Online

Observador Regional

Rádio Jaguarão FM – 87,9

Rádio Regional RS

Rádio Gêmeos 

TV Pampa 

ISTOÉ

Correio Braziliense

Diário de Pernambuco

O Dia

Estado de Minas  

Guia de Manejo de Animais Silvestres impactados pelo fogo no Pantanal

O Instituto Ampara Animal e o WWF-Brasil lançam o Guia de Manejo de Animais Silvestres impactados pelo fogo no Pantanal, uma resposta crucial frente às ameaças enfrentadas por este bioma tão importante para a biodiversidade brasileira. Em 2020, intensos incêndios resultaram na devastadora perda estimada de 17 milhões de vertebrados no Pantanal. O documento disponibiliza técnicas e ferramentas acessíveis em ações emergenciais sobre como proceder em situações de incêndios.

Acesse aqui.

Nome científico: Galianthe souze E.L. Cabral & Bacigalupo
Nome comum: não tem
Família: Rubiaceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 148/2022
Distribuição geográfica: Itararé e Apiaí, São Paulo
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: perda e degradação de habitat e ocupação de espécies exóticas invasoras

A espécie Galianthe souze é um subarbusto com cerca de 50 a 80 cm de altura com flores roxas ou lilases. Possui elevada especificidade de habitát, ocorrendo exclusivamente em campos rupestres de altitude na região dos cânions do Itararé (SP). Atualmente não existem mais do que três subpopulações, em uma região que vem passando por drásticas mudanças de uso do solo, com substituição da pecuária extensiva pela silvicultura de espécies exóticas. 

A espécie está contemplada no Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Caminho das Tropas Paraná-São Paulo (PAT Caminho das Tropas Paraná-São Paulo).

Fonte: Livro vermelho da flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013, pp 926-927

Fonte: Plano de ação territorial para a conservação de espécies ameaçadas de extinção caminho das Tropas Parana- São Paulo (livro eletrônico): sumário executivo.– Brasília, DF: Fundo Mundial para a Natureza, 2023 PDF, pp 36.

Eventos Pró-Espécies

Maio
06 a 09 – 1ª Monitoria Anual do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG)    
13 a 18 – Expedições a Unidades de Conservação da Ararinha Azul, PARNA Boqueirão da Onça e áreas de cultivos agrícolas em Petrolina/PE, Curaçá (BA), Campo Formoso (BA) coordenada pelo ICMBio.
18 – Implementação da Trilha de Longo Curso (TLC) Transespinhaço (TESP) em Conceição do Mato Dentro do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
20 a 23 – Expedição de campo para levantamento de informações sobre as comunidades de aves dentro da área de abrangência do PAT Veredas Goyaz-Geraes em Formosa Planaltina (GO/MG).
23 a 26 – Expedição de campo para busca e registro de especies espécies de aves e mamíferos beneficiadas do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG).


Junho
03 a 06 – Expedição de Campo para coleta de dados: Florística, Fitossociologia e Meo físico no Parque Estadual do Rio Preto e entorno do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
03 a 13 –  Lançamento das 25 peças de Educomunicação do Programa de Educação Ambiental do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia em Itatim, Itaetê, Mucugê, Ibicoara, Piatã, Lençois (BA).
04 a 06 – Expedição de Campo para manejo do peixe-leão coordenada pelo ICMBio.
04 a 14 – Implementação de ações do PAN Rivulídeos coordenado pelo ICMBio.
10 a 14 – Realizar vistars às coleções para análise material botânico em Lavandeira do PAT Cerrado Tocantins (TO).
13 a 14 – Pesquisa de campo para busca de espécies-alvo do PAT Caminho das Tropas Paraná-São Paulo visando novos registros e entendimento de distribuição de espécies troglóbias/cavernícolas (PR/SP).
15 a 16 – Expedição de campo para busca e registro de espécies de aves e mamíferos alvo e beneficiadas do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG).
17 a 21 –  Expedição de campo em  busca de espécie-alvo Melanophryniscus sanmartini em Pinheiro Machado do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS). 
17 a 21 – Expedição de campo para mapeamento de campos em Borebi, Avaré, Lençois Paulista, Botucatu, Pratânia, São Manuel do PAT Caminho das Tropas Paraná-São Paulo (PR/SP).
23 a 30 – Visitas às coleções para análise de material botânico em Belém do PAT Cerrado Tocantins (TO).
24 a 28 –  Expedição de campo para realizar acompanhamento dos especielistas em peixes anuais em Dom Pedrito, Bagé, Aceguá, Candiota e Hulha Negra do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
22 a 01 de julho – Expedição de campo para executar o mapeamento das populações de Minaria diamantinensisM. bifurcata e coleta de dados de estrutura populacional das espécies em Diamantina e Conselheiro Mata  do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
24 a 28 – Oficina de Ciência Cidadã em Santana do Riacho, Santana do Pirapama, Morro do Pilar, Itabira do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
25 a 29 – Ação de remoção de pinheiros (Pinus caribaea) em áreas invadidas por essa exótica invasora na APA Marimbus-Iraquara do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (BA).
24 a 27 –  Expedição de campo para coletar germoplasma visando viabilizar a reprodução das espécies-alvo e espécies beneficiadas da flora para sua conservação ex situ em bancos de sementes e jardins botânico do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG).
27 e 28 –  Oficina objetiva colher os subsídios e recomendações da academia para a internalização do marco de Kunming-Montreal da CDB em Brasília coordenada pelo MMA.


Julho
01 a 05 – Expedição de campo para mapeamento e caracterização em Votorantim do PAT Cinturão Verde São Paulo (SP).
01 a 05 – Expedição de campo para busca de espécies-alvo (Parodia gaucha) em Encruzilhada do Sul do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
07 a 10 – Ação de remoção de pinheiros (Pinus caribaea) em áreas invadidas por essa exótica invasora na APA Marimbus-Iraquara, no município de Palmeiras do PAT Chapada Diamantina- Serra da Jiboia (BA).
08 a 12- Expedição de campo para busca e registro de espécies espécies de aves e mamíferos beneficiadas em São João da Aliança, coordenado pelo MMA.
08 a 12 – Oficina de Ciência Cidadã em Jaboticatubas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Ferros do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
10 a 14 – Expedições científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em São João da Aliança (GO/MG).
12 a 14 – Expedição do manejo de espécies exóticas invasoras em Feira de Santana para Lençõis-Palmeiras do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (BA).
15 a 19 – Oficina de Monitoria do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (BA)
15 a 19 – Expedição de campo em busca de espécie-alvo Parodia neoarechavaletae e avaliar situação da invasora Ulex europeus sobre as populações da espécie-alvo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
15 a 19 –  Expedição à campo para levantamento de dados das espécies alvo na região de Ladainha do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
16 a 29 – Estudos de caracterização hidrológica/vegetação com vista a classificação e delineamento das áreas úmidas e de seus macrohabitats no território do PAN Bacia Alto Tocantins coordenado pelo JBRJ.
20 a 26 – Expedição de campo para coleta de informações referente ao estudo populacional das espécies-alvo Sincoraea humilis e Cuphea rubrovirens do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
22 a 27 –  Expedições científicas para coleta de material botânico e mapeamento de populações das espécies-alvo do PAN Bacia Alto Tocantins coordenado pelo JBRJ.
22 a 28 – Expedições para localização das espécies focais da ictiofauna do PAT Cerrado Tocantins em Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Paranã, Taipas do Tocantins (TO).
31 a 04 de agosto – Expedição de campo para busca e registro de espécies de aves e mamíferos beneficiadas do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO).


Agosto
05 a 07 – 1ª Oficina de Monitoria do PAN Hileia Baiana coordenada pelo JBRJ.
05 a 09 – Expedições científicas para coleta de material botânico e mapeamento de populações das espécies-alvo do PAN Bacia Alto Tocantins, coordenada pelo JBRJ.
05 a 09 – Expedições para coleta de material botânico em Conceição do Tocantins do PAT Cerrado Tocantins (TO).
05 a 08 – Oficina de monitoria do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
05 a 07 – Expedição de campo em busca Pseudolaelia cipoensis em Santana do Pirapama do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
05 a 08 –  Expedição busca e registro de espécies espécies de aves e mamíferos beneficiadas do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO).
05 a 10 – Ação para Espécies Exóticas Invasoras Chapada Diamantina, pinheiros na APA Marimbus-Iraquara e Parque Nacional da Chapada Diamantina do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (BA).
07 – Implementação da Rede de Trilhas no Estado de Goiás e criação de áreas protegidas na área de abrangência da trilha Caminho dos Veadeiros coordenada pelo MMA.
09 a 11 – Expedição em  busca de espécie alvo de plantas campestres em Dom Pedrito, Aceguá, Herval, Jaguarão do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
12 a 18 – Expedição de campo de reconhecimento e articulação no território em Curitiba, Ponta Grossa e Jaguariaiva do PAT Caminho das Tropas Paraná-São Paulo (PR/SP).
14 a 17 – Expedição de campo para busca e registro de especies espécies de aves e mamíferos beneficiadas do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO).
18 a 23 –  Realização da Avaliação de Meio Termo e 3 Monitoria do PAT Capixabas Gerais em Aimorés (ES/MG).
19 e 20 – Mapeamento de trechos e reunião para sensibilização de atores estratégicos no município de Alto Paraíso de Goiás, coordenada pelo MMA.
20 a 23 – Gerar, ampliar e difundir o conhecimento técnico-científico sobre as espécies-alvo do Plano de Ação Territorial Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
21 a 23 – Capacitar agentes de extensão rural e técnicos agrícolas municipais para a promoção de melhores práticas no manejo pecuário sustentável em propriedades rurais do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
22 a 25 – Expedição para retirada manual de pinheiros e avaliação ação de remoção da exótica invasora Pinus caribaea na APA Marimbus-Iraquara, no município de Palmeiras do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (BA).
23 a 25 – Expedição de campo em  busca de espécie alvo de plantas campestres em Dom Pedrito, Canguçu, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Bagé do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
24 – Ação de sensibilização de atores estratégicos no município de São João d´Aliança do PAN Bacia Alto Tocantins coordenada pelo JBRJ.
26 –  Coleta de material reprodutivo e prospecção de novas populações na região Centro-Norte do território do PAT Espinhaço Mineiro (MG).
26 a 30 – Realizar expedições para coleta de material botânico do PAT Cerrado Tocantins (TO).
29 e 30 – Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso PAN Bacia Alto Tocantins e PAT Veredas Goyaz-Geraes coordenada pelo MMA.
31 – Apoio a implementação da trilha de Longo Curso Transespinhaço (TESP) do PAT Espinhaço Mineiro (MG).

MMA


IBAMA

ICMBio

JBRJ

Naturatins – TO

IMA-SC

INEMA-BA

IEMA-ES


IEF-MG

 FUNBIO

SEDEST

WWF-Brasil

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest