No último mês de maio comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (22) e o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção teve muito para comemorar.
O PAT Xingu descobriu em uma caverna do Pará um animal ameaçado de extinção registrado há 25 anos, o Troglobius brasilienses. Até então, havia apenas um registro da espécie. Já o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançou o painel Conserva Flora que disponibiliza informações sobre mais de 40 mil espécies. Desenvolvida no âmbito do Pró-Espécies, a ferramenta tornará a busca pelas espécies mais fácil para todos os usuários, não apenas cientistas.
O PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia deu início a segunda etapa do Programa de Educação Ambiental e do Diagnóstico Rápido Participativo Territorial (DRPT). Várias oficinas foram realizadas para a construção coletiva do diagnóstico dos problemas ambientais que afetam a comunidade.
O Projeto Pró-Espécies entrevistou o diretor indicado de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Bráulio Dias. Ele fez uma avaliação do projeto e sinalizou os próximos passos da agenda da conservação da biodiversidade no Brasil nos próximos anos.
Expedição coordenada pelo Plano de Ação Territorial para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Xingu (PAT Xingu) confirmou a presença de uma das espécies-alvo, classificada como ameaçada de extinção, o Troglobius brasiliensis. O invertebrado foi localizado em uma caverna no interior do Pará e os dados levantados vão reforçar o trabalho de preservação e conservação da espécie e seu habitat.
O Pró-Espécies: Todos contra a extinção apoia a implementação das ações previstas pela Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (ENEEI) e prioriza a integração de todas as esferas governamentais na implementação de políticas públicas que tenham o objetivo de reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies brasileiras categorizadas como ameaçadas de extinção.
Diversas ações estão em andamento para garantir o desenvolvimento do sistema de alerta, detecção precoce e resposta rápida de Espécies Exóticas Invasoras (EEI), como a elaboração participativa da proposta de Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida (PNADPRR) e a implementação dos Planos de Ação Territoriais para Conservação de Espécies Ameaçadas (PATs) pelos estados.
Saiba mais
O PAN Rivulídeos está no segundo ciclo e, só neste ano, já foram realizadas quatro expedições em diversas regiões do Brasil. Segundo Izabel Boock, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA), ligado ao ICMBio, e coordenadora do plano, o trabalho do PAN possibilitou uma maior divulgação sobre a importância ecológica dessas espécies e houve, ainda, um aumento na solicitação de pesquisas sobre esses peixes.
Para garantir a conservação dos peixes-das-nuvens, que vivem em ambientes aquáticos temporários, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) coordena, desde 2012, a implementação das ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção (PAN Rivulídeos) que contempla 130 espécies de peixes da família Rivulidae. Atualmente, a iniciativa está no 2º ciclo e conta com apoio do projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção.
Saiba mais
O mascote do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins) é o pacú-dente-seco. O desenho mais votado no concurso foi o do estudante Raul Felipe, da Escola Municipal Luiz Gonzaga, de Palmas (TO). A ação foi realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e aproximadamente 500 crianças foram mobilizadas pela equipe do PAT, que foi às escolas ensinar as crianças sobre as espécies ameaçadas de extinção na região.
A ação lúdica de educação ambiental teve por objetivo envolver a população do estado nas ações do PAT Cerrado Tocantins e despertar nas crianças a responsabilidade e importância de preservar a natureza.
Saiba mais
Os dados de quase 7.500 espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção estão, pela primeira vez, disponíveis no painel ConservaFlora. A ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) reúne informações de diversos repositórios e tem o objetivo de facilitar a consulta, tornando mais democrático o processo de busca para todos os usuários.
Saiba mais
Os desafios e próximos passos para efetivação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, apoiada pelo projeto Pró-Espécies: todos contra a extinção, foram apresentados durante o encontro online realizado no dia 25 de maio e contou com a participação de representantes do governo federal, de diversos órgãos ambientais e instituições federais e estaduais, universidades e organizações não governamentais.
As prioridades da Estratégia são a retomada do grupo para acompanhar o andamento do plano e a priorização de algumas atividades, como a divulgação da base de dados e o estabelecimento do Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida De Espécies Exóticas Invasoras.
Saiba mais
A maior ação de conservação voltada para a preservação das abelhas foi destaque no mês em que se comemora o Dia da Biodiversidade (22 de maio). O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores (PAN Insetos Polinizadores, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pretende, até 2027, desenvolver mais de 70 atividades, apoiadas por 58 articuladores e pelo menos 180 colaboradores com o objetivo de melhorar o estado de conservação desses pequenos invertebrados.
Saiba mais
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) do Tocantins, realizou nos dias 4 e 5 de abril, no município de Imperatriz, na Região Tocantina, a Oficina de Introdução à Identificação Botânica, por meio do Plano de Ação para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte) no âmbito do Pró-Espécies: Todos contra a extinção..
A oficina ministrada pela Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema, tem por objetivos apresentar os princípios básicos da identificação botânica, esclarecer a importância e caminhos confiáveis para uma identificação botânica, ensinar a utilizar chaves de identificação botânica, técnicas básicas de coleta e identificação em campo.
Saiba mais
Em entrevista ao Projeto Pró-Espécies, o diretor indicado de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Bráulio Dias, analisa os avanços, os desafios da biodiversidade no Brasil e fala da importância do Pró-Espécies, que ele considera um dos únicos avanços recentes da agenda ambiental no Brasil.
Saiba mais
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), da Bahia, deu início, em maio, a mais uma importante etapa do Programa de Educação Ambiental do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia).
A partir de resultados do mapeamento das espécies exóticas invasoras encontradas no território do PAT, uma série de seminários foram realizados ao longo do mês para ajudar na elaboração do diagnóstico dos problemas ambientais que afetam a comunidade. Os atores discutiram sobre a importância da conservação das espécies em risco e como atuar nas atividades mais importantes levantadas por eles.
Saiba mais
Começou em abril a colheita do pinhão no Sul do Brasil. No Planalto Serrano Catarinense (PSC), existem cerca de 12 mil famílias que colhem pinhão, sendo que para 30% delas essa é uma das principais fontes de renda. A conservação e restauração dessas florestas no PSC fazem parte das estratégias para conservação de espécies ameaçadas de extinção elaboradas no âmbito do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul).
O extrativismo do pinhão na Serra Catarinense é uma das atividades econômicas melhores adaptadas à conservação dos ecossistemas naturais, pois permite a conservação da floresta em pé, e gera benefícios socioambientais para as comunidades envolvidas.
Saiba mais
Nome científico: Troglobius brasiliensis Palacios-Vargas & Zeppelini, 1995
Nome comum: colêmbolo, pulga-de-jardim
Família: Cyphoderidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 148/2022
Distribuição geográfica: Medicilândia no Pará
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: degradação e perda de habitat
A espécie Troglobius brasiliensis é cavernícola endêmica do Brasil com um 1,5 mm. A espécie é conhecida apenas por seu espécime tipo, encontrado pela primeira vez em 1995 no município de Medicilândia/PA. O colêmbolo é alvo do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Xingu (PAT Xingu).
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII – Invertebrados,1.ed., Brasília, DF : ICMBio/MMA, 2018 pp. 338-340.
Participe da seleção para o apoio técnico e operacional para a coordenação com vistas a melhor implementação e monitoramento do PAT Meio Norte no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
Envie a proposta até o dia 29 de junho de 2023. Confira aqui
Participe da seleção para o desenvolvimento de software por ponto função para desenvolvimento de melhorias e atualização do Sistema de Gestão de Dados Taxonômicos (SINTAX) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Envie a proposta até o dia 07 de julho de 2023. Confira aqui
O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Projeto Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, doravante denominado Projeto GEF Terrestre, convida instituições a apresentarem propostas de projetos para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), por meio do apoio a processos de criação e consolidação de Unidades de Conservação (UCs) estaduais nos biomas Caatinga, Pampa e Pantanal.
Para esta Chamada de Projetos serão disponibilizados R$ 8.400.000,00 (oito milhões e quatrocentos mil reais). As propostas poderão ser enviadas até as 23h59min do dia 30 de junho de 2023. Saiba mais
MAIO
Expedição botânica em do PAT Espinhaço Mineiro em Grão Mogol, MG.
Evento do PAT Meio Norte em Imperatriz, MA.
Expedição para mitigação de impactos do garimpo sobre espécies ameaçadas do PAT Espinhaço Mineiro em Conceição do Mato Dentro, MG.
Expedição para mapear populações de espécies e implementar um consórcio de viveiros para a produção de mudas de espécies ameaçadas no território do PAT Espinhaço Mineiro em Diamantina, MG.
Expedição PAN Paraíba do Sul no Rio Macaé, RJ.
Expedição na Rebio Guaribas para prospecção de espécies ameaçadas ou com dados insuficientes.
Expedição do PAT Planalto Sul sobre a conservação pelo uso de Araucaria angustifólia em Painel, SC.
Expedição do PAN Aves Marinhas para monitoramento de aves em Fernando de Noronha, PE.
Oficina presencial de instalação do GAT do PAN Insetos Polinizadores em Brasília, DF.
Expedição do PAT Espinhaço Mineiro para avaliação do estado de conservação da flora endêmica em Ouro Preto, MG.
Evento anual do CEMAVE sobre observação de aves e natureza em São Paulo, SP.
Expedições do PAN Rivulídeos para prospecção de espécie CR lacuna em Dom Eliseu-PA, Imperatriz-MA, Parauapebas-PA, Marabá-PA, Altamira-PA e São Feliz do Xingu-PA.
13ª Reunião do Comitê Consultivo do Acordo para a Conservação dos Albatrozes e Petréis em Edimburgo, Escócia.
Expedição do PAT Xingu para realizar levantamentos florísticos e faunísticos com enfoque nas espécies-alvo em Altamira, Medicilândia, Senador José Porífio e Vitória do Xingu no Pará.
Expedição do para articular com diversas organizações ações do PAT Espinhaço Mineiro em São Gonçalo do Rio Preto, MG.
Expedição ICTIO do PAT Xingu em São Felix do Xingu, PA.
Expedição de Campo PAT Cerrado Tocantins em Palmas, TO.
Expedição sobre novas áreas do PAN Insetos Polinizadores em Cuiabá-MT, Chapada dos Guimarães-MT e Porto Estrela-MT.
JUNHO E JULHO
Oficina para elaboração do Segundo Ciclo do Plano Javali – De 12 a 16 de junho
3° Monitoria do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia – De14 a 16 de junho
Alinhamento da Coordenação do PAT Meio Norte – De 21 a 23 de junho
Avaliação do Meio Termo do PAT Espinhaço Mineiro – De 03 a 07 de julho
Reunião de Avaliação de Meio Termo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste – De 10 a 12 de julho
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].