Boletim Mensal No.7

Olá a todos!

No mês de julho recebemos todos os parceiros beneficiários do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção para a 4° Reunião do Comitê Executivo com o propósito de avaliar e aprovar as ações do plano de trabalho para o segundo ano de projeto. O WWF-Brasil cedeu o auditório para a realização desta reunião.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou a versão impressa do Guia para gestão de Planos de Ação Nacional para a conservação das espécies ameaçadas de extinção – PAN Elabore · Monitore · Avalie, elaborado pela Coordenação de Identificação e Planejamento de Ações para Conservação – COPAN em 2018. O ICMBio, Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizam a capacitação dos estados para a elaboração de planos de ação territoriais para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Avaliando ações de conservação para o segundo ano do Projeto Pró-Espécies

Entre 02 a 04 de julho, foi realizada a 4ª Reunião do Comitê Executivo com o objetivo de apresentar e aprovar o Plano Operacional Anual Ano 2 (POA) dos parceiros executores do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

A reunião contou com a participação de representantes dos órgãos ambientais dos estados de: Maranhão (MA), Bahia (BA), Pará (PA), Amazonas (AM), Tocantins (TO), Goiás (GO), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES); membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Ministério do Meio Ambiente, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e WWF-Brasil.

Durante o evento, Tatiani Chapla, coordenadora do núcleo operacional do componente 3, apresentou a Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras relacionada à prevenção e detecção precoce de espécies exóticas invasoras e resposta rápida.

Próximos passos
O Plano Operacional Anual (POA) consolidado do projeto GEF Pró-Espécies foi aprovado na 4º reunião do Comitê Executivo e apresentado ao Conselho de Coordenação. Este último é formado pela agência coordenadora (MMA), implementadora (FUNBIO) e executora (WWF-Brasil). Após a aprovação do plano, os parceiros beneficiários estão autorizados a iniciar a implementação de suas atividades. Para isso será oferecido o treinamento para a utilização da Plataforma de Projetos de Escritório (PEP) onde é executada a gestão do projeto. O período do ano 2 do Projeto Pró-Espécies é de agosto 2019 a Julho 2020.
 

Apoie a Estratégia Nacional de Espécies Exóticas Invasoras

A implementação da Estratégia Nacional de Espécies Exóticas Invasoras se encontra no escopo do Projeto Pró-Espécies dentro do Componente 3, que tem como objetivo criar um sistema de alerta e detecção precoce de espécies exóticas invasoras para prevenir e controlar novas invasões biológicas no Brasil.

O sucesso da implementação da Estratégia Nacional precisa da ação fundamental da rede de colaboradores formada

por cidadãos, pesquisadores, funcionários de unidades de conservação, centros de pesquisa, unidades descentralizadas do IBAMA, órgãos responsáveis do licenciamento ambiental, agências estaduais e municipais do meio ambiente e organizações da sociedade civil. 

Se quiser fazer parte da nossa rede de colaboradores envie um e-mail pra [email protected] e acesse aqui para baixar o folder. Acesse aqui para baixar o folder digital.

Publicação do ICMBio orienta elaboração de planos de ação de conservação de espécies ameaçadas

  • O PAN Elabore, Monitore e Avalie, é um Guia para Gestão de Planos de Ação Nacional (PANs) para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção que tem como objetivo orientar os procedimentos de elaboração, monitoramento, avaliação e gestão de PANs

A publicação foi elaborada pela Coordenação de Identificação e Planejamento de Ações para Conservação (COPAN), em conjunto com os Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio, em 2018. O guia explica a Instrução Normativa ICMBio n° 21/2018 (metodologia que disciplina os procedimentos dos Planos de Ação Nacional) de forma detalhada, dinâmica e fácil.

Nova versão do Manual Operacional do Projeto Pró-Espécies

Foi divulgado no site do Ministério do Meio Ambiente a nova versão do Manual Operacional do Projeto (MOP) que dá suporte aos parceiros do Projeto GEF Pró-Espécies sobre as regras e procedimentos para sua execução. A nova versão contém atualizações de procedimentos de compras e aquisições, novos modelos para uso pelos beneficiários, etc.

Acesse o link >>> http://bit.ly/2ZCrdfJ

Reserve na sua agenda!

Ofereceremos um novo treinamento do Portal de Escritório de Projetos (PEP) para os beneficiários que queiram saber como realizar execução e tirar dúvidas na prática.
Dia: 15 de agosto de 2019
Horário: De 15h às 17h

Nome científico: Aegla brevipalma Bond- Buckup & Santos, 2012
Nome comum: egla, caranguejo-do-rio
Família: Aeglidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA noº 445/2014
Distribuição geográfica: Santa Catarina (bacia do rio Uruguai e rio Matador)
Endêmica do Brasil: não
Ameaças: degradação ambiental e diminuição da qualidade dos recursos hídricos

Aegla brevipalma é conhecida em uma única localização, com base em material coletado no ano 2000 e a área de ocupação estimada é inferior a 10 km², sendo ameaçada pelo declínio contínuo da qualidade de habitat. Esta espécie está prevista no plano de ação territorial para conservação de espécies ameaçadas de extinção do Planalto Sul, no escopo do Projeto Pró-Espécies.
 
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção ICMBio Vol. VII Invertebrados, 2018, pp. 372-374

Inscrições abertas!

A terceira edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade (PNB) abriu suas inscrições para iniciativas, atividades e projetos concluídos ou em estágio avançado de execução que apresentem resultados e impactos comprovados para a melhoria do estado de conservação da biodiversidade brasileira.

Inscrições: De 22 de julho a 22 de outubro de 2019.
Categorias: Sociedade civil, empresas privadas, iniciativas comunitárias, academia, órgãos e empresas públicos e imprensa.  

Acesse www.pnb.mma.gov.br para mais informações.

  • Está aberta a seleção para o Desenvolvimento e Implantação do Módulo I do Sistema de Produção e Análise de Inteligência Ambiental do IBAMA – SPAII (período estimado de consultoria: agosto de 2019 a julho de 2020). 

    Envie sua proposta até 20 de agosto de 2019. >>> Saiba mais
  • Participe da seleção para a calibração e validação dos protocolos de avaliação de risco de invasão biológica de peixes e invertebrados aquáticos, continentais e marinhos no Brasil, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão sobre os pedidos de importação (período estimado de consultoria: agosto de 2019 a julho de 2020).
    Envie sua proposta até 20 de agosto de 2019. >>> Saiba mais

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest