Temos algumas novidades! O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA-BA) apresenta o PAT Chapada Diamantina – Serra da Jiboia e o seu sumário executivo.
As equipes do PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro trazem novidades sobre a coleta de sementes da espécie recém redescoberta na natureza: Pleroma hirsutissimum.
Por último, especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras instituições realizam mais uma oficina para discutir medidas preventivas à invasão biológica.
O Plano de Ação Territorial (PAT) para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina – Serra da Jiboia, publicado na Portaria INEMA N° 22.0000 de 17 de dezembro de 2020, foi elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e outras instituições.
O território engloba 56 municípios e é representado pelos biomas Caatinga e Mata Atlântica. Além de proteger 27 espécies de flora e fauna que estão Criticamente em Perigo (CR), também beneficiará outras 339 espécies ameaçadas de extinção.
O objetivo geral do PAT é reduzir as ameaças sobre as espécies e ecossistemas associados ao PAT Chapada Diamantina – Serra da Jiboia, integrando academia, poder público e sociedade.
Saiba mais
O Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC) e a Divisão Técnica de Manifestação para Licenciamento Ambiental em Unidades de Conservação (DMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram oficinas nos dias 03 e 05 de fevereiro para dar continuidade às discussões sobre medidas preventivas à invasão biológica relacionadas a empreendimentos licenciáveis em Unidades de Conservação federais (UC) e suas Zonas de Amortecimento (ZA).
Desta vez, os encontros tiveram como objetivo debater e definir medidas de prevenção à introdução e dispersão de espécies exóticas invasoras terrestres associadas às atividades de movimentação de solo, manejo de plantas, plantio de vegetação e silvicultura.
Saiba mais
Equipes realizam estudos para a produção de mudas da Pleroma hirsutissimum
As equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizaram recentemente uma pequena expedição de campo para coletar sementes da Pleroma hirsutissimum, espécie rara que foi redescoberta recentemente no Parque Estadual da Costa do Sol em Cabo Frio no Rio de Janeiro.
O objetivo da ação é produzir mudas no Horto Florestal de Guaratiba (INEA) e, futuramente reintroduzir essa espécie em seu ambiente natural, além de empreender outras ações que busquem melhorar o estado de conservação da espécie.
O IBAMA lançou (05/02), no Diário Oficial da União, o Aviso de Chamamento Público referente ao Processo Administrativo de Seleção de Projetos (PASP) n° 02/2020. O edital abre inscrições para projetos de apoio às ações de manejo da fauna silvestre nativa que serão objeto de conversão de multas.
Entre as temáticas abordadas estão:
A plataforma online Flora do Brasil 2020, coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), fornece informação e imagens das plantas, algas e fungos brasileiros. Entre 2015 e 2020, foram descritas aproximadamente 2.100 espécies brasileiras novas para a ciência.
A plataforma permite acessibilidade aos dados e rapidez. O trabalho englobou 979 pesquisadores de 224 instituições em 25 países.
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].