Boletim Edição No.21

Olá a todos!

O Projeto Pró-Espécies está a todo vapor! Muitas novidades aconteceram no mês de outubro. Os Planos de Ação Territoriais (PATs) estão sendo elaborados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pará e Espírito Santo, com o objetivo de reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de espécies criticamente ameaçadas de extinção.

Relatamos as atividades que estão sendo implementadas no Plano de Ação Nacional da Flora Endêmica do Estado de Rio de Janeiro (PAN da Flora Endêmica do RJ) e o descobrimento de 5 espécies endêmicas que foram localizadas na expedição de campo.

A Rede de Alerta e Detecção Precoce para Espécies Exóticas Invasoras ganha cada vez mais força com o engajamento de atores na 2ª Oficina de Monitoria Anual do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (PIENEEI).

Espécies nativas do Rio de Janeiro contam com Plano de Ação Nacional

Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro (PAN da Flora Endêmica do RJ) iniciou, em junho deste ano, a implementação das ações que ajudarão a conservar espécies endêmicas do estado de Rio de Janeiro, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ) e pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ).

Durante o mês de outubro a SEAS com apoio do WWF-Brasil, agência executora do Projeto Pró-Espécies, iniciou com sucesso suas atividades de campo para a marcação de matrizes e coletas de sementes para PAN da Flora Endêmica do estado do Rio de Janeiro. Neste período foram visitados, o Parque Estadual (PE) da Chacrinha, PE do Grajaú e PE da Serra da Tiririca que estão localizados no território Rio de Janeiro.

Na expedição de campo a equipe conseguiu encontrar cinco espécies endêmicas ameaçadas de extinção dentre as aproximadamente 500 espécies beneficiadas pelo PAN da Flora Endêmica do Rio de Janeiro.

Saiba mais

Monitoria avalia Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras e fortalece Rede de Alerta e Detecção Precoce

Entre os dias 05 e 15 de outubro foi realizada a 2ª Oficina de Monitoria Anual do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (PIENEEI). A reunião, que ocorreu na modalidade videoconferência, contou com o apoio do Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção e teve por objetivo o monitoramento do desempenho das ações e avaliação dos resultados, bem como a definição da matriz de metas e indicadores. 

O encontro fortalece a Rede de alerta, detecção precoce e resposta rápida a espécies exóticas invasoras. A participação dos colaboradores da rede na implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras é fundamental para o engajamento dos atores necessários para a realização das atividades de detecção precoce e resposta rápida, incluindo o monitoramento e identificação taxonômica das espécies. Ademais, a formação da rede irá possibilitar a efetividade do processo de resposta rápida e evitar o estabelecimento de novos focos de invasão biológica. 

Saiba mais

Foi dada a largada para a conservação de espécies ameaçadas de extinção na Bahia

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Coordenação de Gestão de Fauna (CGFAU), lotada na Diretoria de Sustentabilidade (DISUC), promoveu a 1ª etapa da Oficina de Elaboração do Plano de Ação Territorial – PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia. Esse é o 1º Plano de Ação estadual da Bahia para conservação de espécies ameaçadas de extinção.  

A oficina ocorreu em plataforma digital e é parte do componente 1 do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Inema celebraram o Acordo de Cooperação Técnica com o WWF-Brasil que tem como objetivo elaborar e executar o Plano de Ação Territorial Chapada Diamantina-Serra da Jiboia para conservar 28 espécies ameaçadas de extinção da flora e da fauna num total de 3.918.743 hectares.

Saiba mais

PAT Xingu realiza preparatória para Oficina de Elaboração

Plano de Ação Territorial do “Xingu” (PAT Xingu) realizou a reunião preparatória de 13 a 15 de outubro, que prevê ações de conservação da biodiversidade envolvendo cinco municípios paraenses na região do Xingu, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção

O Plano será voltado para espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não possuem nenhuma estratégia de conservação, como planos de ação ou ocorrência em Unidades de Conservação, e ficará sob coordenação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará (Ideflor-bio). 

Durante o evento foi apresentado o Projeto Pró-Espécies e discutido a identidade do PAT, seus limites territoriais e a participação de especialistas estratégicos que serão fundamentais para a elaboração do plano.

Espírito Santo apresenta Plano de Ação Territorial para espécies ameaçadas

A reunião inicial de Apresentação do Plano de Ação Territorial para a conservação das espécies ameaçadas de extinção do Espírito Santo (PAT “Espírito Santo”) aconteceu virtualmente no dia 20 de outubro. O objetivo do evento foi apresentar as etapas do processo para a elaboração do PAT “Espírito Santo” e o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção
 
O evento foi coordenado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (IEMA/ES) e contou com o apoio técnico das equipes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), representado pelos integrantes do Núcleo Planejamento de Ações de Conservação (NuPAC) do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e WWF-Brasil. Ademais, mais de 20 pessoas participaram do evento, entre especialistas e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Instituto Nossos Riachos. 

Pró-Espécies divulga relatório de auditoria do ano 2019

O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção contratou por meio de um processo seletivo a empresa Nexia Teixeira Auditores para realizar auditoria independente referente ao segundo ano do projeto, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019. 

O relatório de auditoria tem como objetivo avaliar todos os processos de contratações e movimentações financeiras no âmbito do Projeto Pró-Espécies. Este é um compromisso estabelecido entre todos os envolvidos na iniciativa, a saber: (i) agência implementadora, (ii) agência executora, (iii) coordenação técnica, e (iv) parceiros do Projeto por meio de um processo de transparência.

Disponível em versão Português / Available in English

ICMBio | Consulta para avaliar peixes continentais amazônicos


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM), promove a consulta pública do segundo ciclo para a avaliação do estado de conservação de peixes continentais amazônicos.

Acesse no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE) as fichas base para avaliação até o dia 26 de novembroSaiba mais


Evento virtual | Inteligência Artificial para a conservação da biodiversidade


Nos dias 19 e 20 de outubro a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou o Simposium Inteligência Artificial para a conservação de Biodiversidade com o objetivo de promover e disseminar o emprego de tecnologias como a Inteligência Artificial para a conservação de fauna e flora. Este evento integrou as atividades da 17ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia com a temática “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Assista aqui

Nome científico: Austrolebias litzi Costa, 2006
Nome comum: peixe-anual
Família: Rivulidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 445/2014
Distribuição geográfica: bacia do alto Jacuí, no sistema de Lagoa dos Patos, no estado do Rio Grande do Sul

Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: atividades de pecuária e cultivo de arroz.

Austrolebias litzi é um peixe raro de água doce que habita áreas úmidas sazonais com uma área de ocorrência muito restrita. Na Lista Estadual de espécies ameaçadas do Rio Grande do Sul ocupa a categoria Criticamente em Perigo (CR) e está previsto para o 2º ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção, coordenado pelo ICMBio, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
 
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção ICMBio Vol. VI Peixes, 2018, pp. 488-490. 

Pró-Espécies: cartas convite abertas 

Participe do processo seletivo para elaboração e revisão de listas de espécies da fauna de ocorrência regional (estado de São Paulo). 

Envie sua proposta até 15/11/2020 >>> Saiba mais

Participe do processo seletivo para para a elaboração e revisão de listas de espécies da flora de ocorrência regional (estado de São Paulo). 

Envie sua proposta até 15/11/2020 >>> Saiba mais

Webinar | Apoio às cadeias sustentáveis de produtos da sociobiodiversidade no PAT Planalto Sul

O Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Planalto Sul (PAT Planalto Sul) participou no dia 29 de outubro do webinar “O apoio às cadeias sustentáveis de produtos da sociobiodiversidade no PAT Planalto Sul”, organizado pelo Special Interest Group (SIG) da Plataforma de Ensino, Pesquisa e extensão em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (Nutri SSAN). Este webinar faz parte de uma série de sessões colaborativas que discutem temas de ensino, pesquisa e assistência, gestão e avaliação remota.

Assista aqui: https://youtu.be/PR549NTHvTk

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest