Boletim Edição No.13

Olá a todos!

No Boletim Pró-Espécies No.13 destacamos o início do trabalho do Plano de Ação Territorial (PAT) Chapada Diamantina Serra da Jiboia para a conservação de espécies ameaçadas de extinção na Bahia.

Conheça as espécies migratórias que foram incluídas na 13ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS/COP13), em Gandhinagar, na Índia.

Participe também do maior movimento global para a conscientização das mudanças climáticas e da conservação do meio ambiente na Hora do Planeta #ConectadoNoPlaneta.

Estado de Bahia debate estratégias de conservação para espécies ameaçadas de extinção 

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) realizaram entre os dias 17 e 19/02, no Parque Zoobotânico de Salvador, a Reunião Preparatória para elaboração do Plano de Ação Territorial – PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção que tem como objetivo elaborar estratégias de conservação para espécies ameaçadas de extinção da flora e da fauna do referido território.

O principal produto dessa reunião foi a validação da lista das espécies ameaçadas, o desenho do território e o planejamento para elaboração do Plano propriamente dito incluindo a expedição de campo ao território, a data e a Oficina de Elaboração do PAT.

Estado CMS/COP13: Espécies migratórias conectam o planeta 

No mês passado, foi realizada a 13ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS/COP13), em Gandhinagar, Índia, entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2020. A COP13 reuniu-se com o tema “As espécies migratórias conectam o planeta: faça com que se sintam em casa!”.

Essa reunião marcou a primeira de uma série de conferências internacionais sobre biodiversidade em 2020, que culminarão com a Conferência de Biodiversidade da ONU em Kunming, China, em outubro que deve adotar uma nova estrutura global de biodiversidade. Com isso em mente, as partes da CMS adotaram a Declaração de Gandhinagar, que exige que as espécies migratórias e o conceito de “conectividade ecológica” sejam integrados e priorizados no novo quadro global de biodiversidade.

#ConectadoNoPlaneta

O WWF-Brasil decidiu promover mudanças na organização da #HoraDoPlaneta deste ano e recomenda que todos privilegiem a participação de forma digital.

Veja o álbum com dicas de ações virtuais para adaptar o seu evento e faça sua inscrição no site http://horadoplaneta.org.br/ para receber um certificado pela sua participação no Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza, que acontece neste sábado 28 de março a partir das 8h30. Mais tarde desligaremos as luzes por uma hora, a partir das 20h30. #Usesuavoz

Nome científico: Aegla franca Schimitt, 1942
Nome comum: egla
Família: Aeglidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA nº 445/2014
Distribuição geográfica: Rio Canoas, nos municípios de Franca (SP) e Claraval (MG)
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: degradação ambiental principalmente causada pela perda de mata ciliar

Aegla franca é uma espécie ameaçada por diversas causas, entre elas o desenvolvimento da agricultura e da indústria na região que levou à destruição dos ambientes de água doce que eram adequados para a sobrevivência da espécie. Atualmente o invertebrado está contemplado no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Peixes e Eglas da Mata Atlântica, é coordenada pelo ICMBio.
 
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção ICMBio Vol. VII Invertebrados, 2018, pp. 380-384

Estado debate estratégias de conservação para espécies ameaçadas de extinção

Fonte: Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Bahia.

Leia a matéria completa.

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest