No primeiro semestre do Ano 2 do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção aconteceram diversos eventos relacionados aos componentes 1, 2, 3 e 4.
Foi elaborada uma ação de sensibilização sobre o combate ao tráfico de animais silvestres no JAMCAM 2020 com mais de 500 jovens escoteiros de diversas nacionalidades em três idiomas (inglês, espanhol e português).
Também aconteceu a primeira oficina para aplicação das ferramentas de análise pelo Consórcio Internacional sobre Combate aos Crimes contra a Vida Silvestre (ICCWC).
No componente 1- Incorporação de conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais, as equipes que integram as atividades de implementação do PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro se reuniram para discutir a realização da capacitação com agentes de conservação, entre outros assuntos.
Por último, no final de janeiro, foi realizada a expedição do Plano de Ação Territorial do Cerrado Tocantins no qual buscaram informações sobre a situação de conservação das 04 espécies focais.
Entre os dias 4 e 10 de janeiro, o Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção participou de uma experiência única: o JAMCAM 2020 – 16º Jamboree | 3º Camporee, um encontro interamericano do movimento escoteiro que reuniu oito mil jovens escoteiros de 20 países, em Foz do Iguaçu/PR.
O Projeto Pró-Espécies ficou responsável pela oficina “Patrulheiros da Vida Silvestre”, que envolveu cerca de 500 jovens de 11 a 17 anos. A atividade faz parte da campanha de sensibilização do componente 2 do projeto, que procura combater o tráfico de plantas e animais silvestres, principalmente por meio da diminuição da demanda de mercado.
No período de 4 a 6 de dezembro de 2019, no Ministério do Meio Ambiente, Brasília/DF, foi realizada a primeira oficina para aplicação das ferramentas de análise desenvolvidas pelo Consórcio Internacional sobre Combate aos Crimes contra a Vida Silvestre – ICCWC (sigla em inglês).
A atividade está relacionada com o Componente 2 do Projeto Pró-Espécies, que trata do controle, sensibilização e engajamento sobre caça, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres.
As ferramentas do ICCWC possibilitam um diagnóstico, em nível nacional, de como está a efetividade do combate aos crimes contra a fauna e flora, considerando aspetos como:
A partir desse diagnóstico, os países podem desenvolver uma estratégia de prevenção e resposta aos crimes contra a vida silvestre e vegetação.
|
|
Entre os dias 10 e 23 de janeiro de 2020, foi realizada a expedição de campo para levantamento de informações sobre as espécies da flora e do território Plano de Ação Territorial (PAT) Cerrado Tocantins, no Tocantins, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
A expedição teve como objetivos buscar informações sobre a situação de conservação das 04 espécies focais (CR lacuna) Polygala pseudocoriacea (Polygalaceae), Bromelia braunii (Bromeliaceae), Diplusodon gracilis (Lythraceae) e Angelonia alternifolia e outras espécies ameaçadas de extinção com ocorrência no território, coletar amostras botânicas para melhorar o conhecimento florístico do território e de Unidades de Conservação e registrar vetores de pressão incidentes sobre a flora da região.
A equipe técnica foi composta pelos pesquisadores Marcio Verdi, Lucas Costa Monteiro Lopes, Eduardo Fernandez e Gustavo Martinelli, do Centro Nacional de Conservação da Flora e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), Eduardo Ribeiro, da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), e representando o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) Danilo Leone Estevam, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Gilberto do Banho Cosac, da Universidade de Brasília (UnB).
Saiba mais
Vídeo | O Peixe das NuvenFoi lançado recentemente o vídeo produzido pelo Instituto Pró-Pampa e Peixes Anuais do Taim sobre os peixes rivulídeos, mais conhecidos como peixes anuais. O vídeo mostra as expedições de campo realizadas pelo projeto Peixes Anuais do Taim no sul do Brasil. |
A fim de fortalecer sua Política de Gênero, o Projeto Pró-Espécies está avaliando estratégias para abordar a equidade de gênero dentro das atividades. O foco será incentivar e aumentar a participação de mulheres nas ações do projeto. Para isso, o projeto oferece a possibilidade de contratação de cuidadores de crianças nas oficinas que forem realizadas.Dúvidas, entre em contato: [email protected]
|
|
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].