Boletim Edição No.12

Olá a todos!

No primeiro semestre do Ano 2 do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção aconteceram diversos eventos relacionados aos componentes 1, 2, 3 e 4.

Foi elaborada uma ação de sensibilização sobre o combate ao tráfico de animais silvestres no JAMCAM 2020 com mais de 500 jovens escoteiros de diversas nacionalidades em três idiomas (inglês, espanhol e português).
Também aconteceu a primeira oficina para aplicação das ferramentas de análise pelo Consórcio Internacional sobre Combate aos Crimes contra a Vida Silvestre (ICCWC).

No componente 1- Incorporação de conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais, as equipes que integram as atividades de implementação do PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro se reuniram para discutir a realização da capacitação com agentes de conservação, entre outros assuntos. 

Por último, no final de janeiro, foi realizada a expedição do Plano de Ação Territorial do Cerrado Tocantins no qual buscaram informações sobre a situação de conservação das 04 espécies focais.

Pró-Espécies no JAMCAM 2020

Entre os dias 4 e 10 de janeiro, o Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção participou de uma experiência única: o JAMCAM 2020 – 16º Jamboree | 3º Camporee, um encontro interamericano do movimento escoteiro que reuniu oito mil jovens escoteiros de 20 países, em Foz do Iguaçu/PR. 

O Projeto Pró-Espécies ficou responsável pela oficina “Patrulheiros da Vida Silvestre”, que envolveu cerca de 500 jovens de 11 a 17 anos. A atividade faz parte da campanha de sensibilização do componente 2 do projeto, que procura combater o tráfico de plantas e animais silvestres, principalmente por meio da diminuição da demanda de mercado.

Ferramentas de análise para o tráfico de animais silvestres

No período de 4 a 6 de dezembro de 2019, no Ministério do Meio Ambiente, Brasília/DF, foi realizada a primeira oficina para aplicação das ferramentas de análise desenvolvidas pelo Consórcio Internacional sobre Combate aos Crimes contra a Vida Silvestre – ICCWC (sigla em inglês). 

A atividade está relacionada com o Componente 2 do Projeto Pró-Espécies, que trata do controle, sensibilização e engajamento sobre caça, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres.

As ferramentas do ICCWC possibilitam um diagnóstico, em nível nacional, de como está a efetividade do combate aos crimes contra a fauna e flora, considerando aspetos como:

  1. Arcabouço legal
  2. Fiscalização
  3. Poder Judiciário e Ministério Público
  4. Fatores motivadores dos crimes 
  5. Mecanismos de prevenção
  6. Disponibilidade de dados e análise das informações sobre o tema

A partir desse diagnóstico, os países podem desenvolver uma estratégia de prevenção e resposta aos crimes contra a vida silvestre e vegetação.

O ICCWC é um esforço colaborativo entre o Secretariado da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), INTERPOL, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Banco Mundial e Organização Mundial das Alfândegas. A aplicação dessas ferramentas é realizada voluntariamente pelos países e incentivada pela CITES, da qual o Brasil é signatário desde 1975.

 

Saiba mais

Implementação de ações de conservação do Plano de Ação Nacional (PAN) Flora Endêmica do Rio de Janeiro

As equipes do Núcleo Planejamento de Ações de Conservação (NuPAC), do Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), e da Subsecretaria de Conservação da Biodiversidade e Clima (SUBCON), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), estiveram reunidas no dia 10 de dezembro de 2019, na Diretoria de Pesquisas Científicas do JBRJ.

Foram discutidas as atividades para a implementação das ações de conservação do PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro, dentre elas, a publicação da portaria que institui o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) e a realização da capacitação com agentes de conservação (gestores de UCs e guarda-parques) e atores estratégicos para registro fenológico das árvores matrizes e coleta de sementes no âmbito do Projeto Pró-Espécies: todos contra a extinção.

No dia 27 de janeiro de 2020, as equipes do NuPAC e SUBCON estiveram reunidas na sede da SEAS-RJ com os representantes da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILAM) e da Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEAM), ambas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), para discutir a implementação da ação AT 2.1, que diz respeito a “Capacitar e instruir o corpo técnico dos órgãos licenciadores para o uso dos dados do CNCFlora/JBRJ sobre as espécies endêmicas ameaçadas de extinção e áreas prioritárias”, prevista também no PAN Flora Endêmica do Rio.

Expedição de campo Pró-Espécies PAT Cerrado Tocantins busca 4 espécies da flora ameaçadas de extinção

Entre os dias 10 e 23 de janeiro de 2020, foi realizada a expedição de campo para levantamento de informações sobre as espécies da flora e do território Plano de Ação Territorial (PAT) Cerrado Tocantins, no Tocantins, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

A expedição teve como objetivos buscar informações sobre a situação de conservação das 04 espécies focais (CR lacuna) Polygala pseudocoriacea (Polygalaceae), Bromelia braunii (Bromeliaceae), Diplusodon gracilis (Lythraceae) e Angelonia alternifolia e outras espécies ameaçadas de extinção com ocorrência no território, coletar amostras botânicas para melhorar o conhecimento florístico do território e de Unidades de Conservação e registrar vetores de pressão incidentes sobre a flora da região.

A equipe técnica foi composta pelos pesquisadores Marcio Verdi, Lucas Costa Monteiro Lopes, Eduardo Fernandez e Gustavo Martinelli, do Centro Nacional de Conservação da Flora e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), Eduardo Ribeiro, da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), e representando o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) Danilo Leone Estevam, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Gilberto do Banho Cosac, da Universidade de Brasília (UnB).

Saiba mais

Vídeo | O Peixe das Nuven

Foi lançado recentemente o vídeo produzido pelo Instituto Pró-Pampa e Peixes Anuais do Taim sobre os peixes rivulídeos, mais conhecidos como peixes anuais.  O vídeo mostra as expedições de campo realizadas pelo projeto Peixes Anuais do Taim no sul do Brasil. 

Assista aqui

Políticas de Gênero no Pró-Espécies!

A fim de fortalecer sua Política de Gênero, o Projeto Pró-Espécies está avaliando estratégias para abordar a equidade de gênero dentro das atividades. O foco será incentivar e aumentar a participação de mulheres nas ações do projeto. Para isso, o projeto oferece a possibilidade de contratação de cuidadores de crianças nas oficinas que forem realizadas.Dúvidas, entre em contato: [email protected]

Nome científico: Aldama linearifolia (Chodat) E.E.Schill. & Panero
Nome comum: desconhecido
Família: Asteraceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA nº 443/2014
Distribuição geográfica: Mato Grosso do Sul
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: declínio na qualidade do habitat
 
Aldama linearifolia também é conhecida como Viguiera linearifolia. A espécie tem uma ocorrência restrita de 4 km e é endêmica do Estado do Mato Grosso do Sul.
 
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção ICMBio Vol. VI Peixes, 2018, pp. 763-765.
Centro Nacional de Conservação de Flora – http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Viguiera%20linearifolia 

Ibama publica diagnóstico inédito sobre a criação comercial de animais silvestres no país

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou um diagnóstico inédito que traz a realidade da criação comercial de animais silvestre no Brasil.  Foi elaborado pela Coordenação de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama a partir de dados do Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna) e do Sistema de Gestão do Uso da Fauna no Estado de São Paulo (Gefau/SP).

 

Saiba mais

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest