Boletim Edição No. 44

Olá!

Esta edição do Boletim do Pró-Espécies: Todos contra a extinção traz um panorama das ações mais recentes do projeto, como os resultados do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Polinizadores (PAN Polinizadores), que se consolida como uma iniciativa de sucesso, com avanços na restauração de habitats e na criação de corredores ecológicos. No Rio Grande do Sul, pesquisadores do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste comemoram o registro de novos indivíduos do felino mais raro do Brasil, o gato-palheiro-pampeano.

A identificação de uma nova espécie botânica durante expedição no norte de Minas Gerais reforça a importância do trabalho de campo para a proteção de espécies ameaçadas, organizado pela equipe do PAT Espinhaço Mineiro. O impacto das atividades humanas sobre a fauna também foi destaque no território. O surubim-doce, peixe criticamente ameaçado, enfrenta agora os danos causados pelo garimpo ilegal em seu habitat na Bacia do Rio Doce.

Debates estratégicos marcaram a Oficina Nacional da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), que reuniu diversos setores da sociedade para discutir o futuro da conservação no país. O Projeto Pró-Espécies também esteve em destaque, tanto na COP da Biodiversidade, na Colômbia, quanto em reuniões técnicas que confirmaram o alcance de suas metas e sua continuidade.

Pesquisadores realizam monitoramento inédito da raia-maçã no Tocantins

Pesquisadores do Projeto Pró-Espécies realizaram um monitoramento pioneiro da raia-maçã no Tocantins, utilizando chips implantados e helicoptero para rastrear os deslocamentos da espécie. O estudo, conduzido no âmbito do PAT Cerrado Tocantins, revelou informações importantes sobre o habitat e os padrões de movimentação desses animais, que estão criticamente ameaçados de extinção.Os dados coletados podem subsidiar estratégias de conservação, especialmente diante das ameaças representadas pela construção de hidrelétricas e pela pesca acidental.

Saiba mais

PAT Planalto Sul avança na elaboraçao de programa para combater espécies invasoras

O PAT Planalto Sul está desenvolvendo um Programa de Prevenção, Detecção Precoce e Resposta Rápida, coordenado pela consultoria técnica da Dra. Silvia Ziller, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. O objetivo é criar um sistema de alerta para identificar e combater espécies exóticas invasoras em áreas prioritárias, protegendo espécies ameaçadas de extinção e evitando impactos ambientais, econômicos e sociais. 

O programa inclui capacitação teórica e prática, envolvendo diversos órgãos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e foi apresentado na COP16 (2024) como exemplo de estratégia eficaz no enfrentamento dessas espécies, que são uma das principais causas de perda da biodiversidade global.

Saiba mais

Pesquisadores alertam sobre impactos das mudanças climáticas em cavernas

PAT Caminho das Tropas Sao Paulo-Paraná desenvolve ações de monitoramento e preservação para mitigar os impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental em cavernas, ambientes únicos que abrigam uma biodiversidade altamente especializada. Essas iniciativas incluem o acompanhamento da fauna cavernícola, pesquisas paleoclimáticas e uso de tecnologias como termohigrômetros, com foco em espécies ameaçadas como o besouro Coarazuphium ricardoi e o caramujo Potamolithus karsticus

Com mais de 1.100 cavernas documentadas em seu território, o PAT busca proteger esses ecossistemas frágeis, essenciais para a biodiversidade e o estudo das mudanças climáticas, enquanto promove a conscientização pública e o turismo científico.

Saiba mais

Conservação dos insetos polinizadores: um desafio e um caminho para o futuro

Depois de dois anos de planejamento, o PAN Polinizadores termina 2024 com um saldo positivo com projetos de restauração de habitats e criação de corredores ecológicos que conectam áreas preservadas. Todo o progresso foi possível graças ao empenho de várias instituições e das 230 pessoas diretamente envolvidas no PAN nesses últimos anos. Os resultados são exitosos, mas o desafio de mitigar os impactos dos agrotóxicos continua e merece ainda mais atenção. 

Saiba mais

Pesquisadores fazem registros inéditos de felino ameaçado de extinção do Brasil

Depois de anos de buscas, pesquisadores do Rio Grande do Sul conseguiram registrar diferentes indivíduos do felino mais raro e ameaçado de extinção do Brasil: o gato-palheiro-pampeano (Leopardus munoai). Até 2023, havia apenas oito registros fotográficos feitos ao longo de dez anos de pesquisa. 

A conquista foi possível graças ao empenho dos Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas do Território Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste) que colocou o felino como uma das espécies-alvo. O gato-palheiro-pampeano necessita de campos nativos que estão sendo suprimidos devido à monocultura, como a soja e a silvicultura. 

Saiba mais

Descoberta nova espécie da flora brasileira no Norte de Minas

Pesquisadores da USP, da UFJR e do Jardim Botânico descobriram na Serra do Espinhaço uma nova espécie de arbusto, nomeada Lippia aonae. A descoberta foi feita durante expedição realizada no Norte de Minas pelo PAT Espinhaço Mineiro. A coleta foi feita em 2023 e publicada agora. 

Lippia aonae é endêmica da Cadeia do Espinhaço e cresce em campos rupestres, formações típicas do bioma Cerrado, entre 900 e 1.250 metros de altitude. O estudo que levou à identificação da Lippia aonae incluiu ilustrações detalhadas, análises morfológicas e um mapa de distribuição, consolidando o trabalho do IEF e parceiros como referência em pesquisa científica e conservação ambiental.

Saiba mais

Expedição científica apoia conservação de espécies ameaçadas do PAN Bacia do Alto TO

Pesquisadores do Jardim Botânico de Brasília (JBB) realizaram, entre 16 e 20 de setembro de 2024, uma expedição científica com foco na coleta de material botânico e no mapeamento de populações de plantas ameaçadas de extinção no Cerrado de Goiás.

A ação integra o Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Bacia do Alto Tocantins (PAN Bacia do Alto Tocantins) e foi viabilizada pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) com os recursos do projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Saiba mais

Projeto Pró-Espécies celebra resultados e discute próximos passos para conservação da biodiversidade

A última reunião do Comitê Executivo do Projeto Pró-Espécies ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro de 2024. Em formato online, os participantes compartilharam os últimos resultados do projeto, fizeram um balanço sobre as apresentações realizadas sobre o Pró-Espécies na COP da Biodiversidade em Cali, na Colômbia, e debateram o futuro das ações do projeto. Em comum a todas as falas apresentadas, a confirmação de que as principais metas mais do que alcançadas, foram superadas. 

Saiba mais

Ameaça ao surubim-doce intensificam ações de conservação

O Surubim-doce (Steindachneridion doceanum) que já uma espécie criticamente ameaçada de extinção enfrenta agora mais uma ameaça grave: o garimpo. Pesquisadores do PAT Espinhaço Mineiro identificaram dragas de ouro operando em um dos poucos refúgios naturais deste peixe que é uma espécie endêmica da Bacia do Rio Doce.

Podendo alcançar até 1,20 metros e pesar 22 quilos, o Surubim-doce tem tido atenção especial das equipes do PAT que têm atuado em parceria com os pescadores locais, orientando-os na captura de exemplares para conservação. Quatro exemplares estão sob cuidados especializados no Aquário do Zoológico de Belo Horizonte.

Saiba mais

Brasil traça novas metas de conservação da sua biodiversidade

Foi realizada em Brasília, em outubro, a Oficina Nacional da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB). Durante dois dias, integrantes da sociedade civil organizada, da academia, do setor empresarial, do governo federal, dos estados, de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares debateram as contribuições para as metas nacionais e ações que o Brasil deve adotar para a biodiversidade.

A oficina contou com o apoio de mais de uma dezena de parceiros entre entidades internacionais, da sociedade civil organizada, e de órgãos governamentais, incluindo o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção.

Saiba mais

Resultados do Pró-Espécies são destaque na COP16

Os resultados do projeto Pró-Espécie foi destaque em evento na COP16 da Biodiversidade, em Cali, Colômbia, no mês de outubro de 2024 no espaço Brasil, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Durante o evento, a Secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, destacou que o sucesso do projeto que já alcançou números expressivos deve-se principalmente ao engajamento dos estados e municípios que têm construído estratégias para adaptar suas necessidades locais e desafios emergentes.

Saiba mais

Pró-Espécies é destaque no Abema’s Biodiversity Day na COP16

A ABEMA realizou uma série de eventos em um dia especial durante a COP de Biodiversidade na Colômbia, O Abema’s Biodiversity Day. A representante dos PAT Chapada Diamantina e Serra da Jibóia, Sara Alves, e do PAT Meio Norte, Laís de Morais destacaram para os presentes as descobertas e redescobertas de espécies durante expedições realizadas nos últimos anos nos territórios dos dois PATs. Só no PAT Chapada Diamantina e Serra da Jibóia foram realizadas 23 expedições.

Saiba mais

Manual para conservação do surubim-do-jequitinhonha

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) disponibilizou um manual de boas práticas para a conservação do peixe Surubim-do-Jequitinhonha. O documento contém orientações para Proteção e Conservação do Steindachneridion amblyurum, uma espécie rara, considerada criticamente ameaçada de extinção. Acesse aqui.

Nome científico: Parapiptadenia ilheusana L.P. Queiroz
Nome comum: angico ou sucupiruçu
Família: Fabaceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 148/2022
Distribuição geográfica: Nordeste da Bahia (BA)
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: perda de habitat 

O sucupiruçu é uma árvore que pode chegar a 18 metros de altura. As flores têm coloração amarelo-ouro e são vistas entre os meses de outubro e dezembro. O fruto é uma vagem que pode ser encontrada principalmente de outubro a abril.

A espécie está contemplada no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia – PAN Hileia Baiana.

Fonte: Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia – PAN Hileia Baiana / Organização: Marcio Verdi. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2023. 68 p: il. color.; 21 x 28 cm.

Eventos Pró-Espécies

Setembro
18 a 19 – Oficina Nacional de Consolidação das Contribuições para a Atualização da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade – EPANB 
23 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes.
24 a 27 – Oficina de Monitoria  das Ações e a Oficina de Avaliação Final do PAN Peixes Amazônicos (ICMBio).
23 a 25 -Expedição de campo para buscar a espécie alvo Parodia rudibuenekeri do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
25 a 26- Expedição para coleta de dados de espécies focais e subsidiar geração de conteúdo para gravação de minidocumentários sobre o PAT Planalto Sul (RS/SC)
26 a 27 – Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso (MMA).
27 a 28 – Oficina e capacitação:  “Agroecologia e conservação de polinizadores em Ribeirão Preto (SP).
25 a 30 – Expedições científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Arinos e Região (GO/MG)
29 – Expedição de campo para apoio e planejamento de ações do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).

Outubro
03 a 04 –  Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso em Água Fria de Goiás. São João d´Aliança e Alto Paraíso de Goiás.
04 a 08 – Remoção manual de pinheiros (Pinus caribaea) em áreas invadidas por essa exótica invasora na APA Marimbus-Iraquara, no município de Palmeiras, PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (BA).
06 a 11 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Montes Claros, Unaí, Brasília, Formosa.
06 a 12 – Expedição busca e registro de espécies de aves e mamíferos beneficiadas o PAT Veredas Goyaz-Geraes, em Cristalina (GO/MG).
06 a 12 – Expedição de campo para buscar por espécies de aves listadas como beneficiadas em Caldas Novas do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG).
07 a 11 – Expedição em  busca de espécie alvo Parodia neoarechavaletae em Pedras Altas, Pinheiro Machado e Herval (RS).
10 a 11 –  Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso em Água Fria de Goiás. São João d´Aliança e Alto Paraíso de Goiás.
06 a 12 – Expedição para busca e registro de espécies espécies de aves em Joao Pinheiro do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG). 
13 a 16 – Expedição de campo para apoio e planejamento de ações em Dom Pedrito, Canguçu, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul e Bagé (RS).
14 a 18 – Realizar expedição para levantamento das espécies de anfíbios do complexo Banhado Amarelo/Josafaz em São Francisco de Paula, Itati, Três Forquilhas (RS).
14 a 18 – Expedição PAN Insetos Polinizadores (ICMBio).
17 a 18 – Evento de Detecção precoce de espécies exóticas invasoras em Urubici (SC).
17 a 18 – Oficina de Sinalização de implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso.
10 a 26 – Expedição do PAN Aves Marinhas em Caravelas (CEMAVE/ICMBio).
21 a 25 – Expedição em busca da espécie-alvo Frailea mammifera em Bagé e Dom Pedrito (RS).
21 a 25 – Oficina de Avaliação do Risco de Extinção de Peixes das Ecorregiões Paraíba do Sul, Fluminense e Ribeira de Iguape.
21 a 26 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Cristalina, Campo Alegre, Paracatu e Unaí.
21 a 24 – Ações em campo do Plano de Educação Ambiental em Imperatriz do PAT Meio Norte.
22 a 27 – Expedição de campo para espécies alvo do PAT Planalto Sul (SC/RS).
25 a 28 – Expedição de campo com espécie-alvo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste em Caçapava do Sul (RS).
22 a 29 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Rio de Janeiro, Paracatú, Unaí, Formosa, São João da Aliança.
28 a 01/11 – Atividades de capacitação e discussão sobre o controle do peixe-leão em Paripueira (AL).
28 a 01/11 – Expedição para checagem de remanescentes de floresta ombrófila mista na área de transição entre PAT Cinturão Verde e PAT Caminho das Tropas.
28 a 01/11 – Expedições de coleta das espécies focais do PAT Cerrado Tocantins.
28 a 31 – Visitas em propriedades rurais para planejamento e realização de controle de Javali em Caçapava do Sul.
29 a 01/11 – Oficina de Ciência Cidadã do PAT Espinhaço Mineiro.
29 a 01/11 – Expedição para treinamento relativo aos protocolos de acompanhamento das populações de sempre-vivas, no Parque Nacional das Sempre-Vivas (MG).
28 – Projeto Pró-Espécies no Abema’s Day
30 a 01/11 – Realizar expedições do PAT Cinturão Verde São Paulo (SP).
30 – Side-event do Projeto Pró-Espécies na Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 16), na Colômbia

Novembro
05 – Evento de troca de experiências sobre manejo pecuário conservativo em Dom Pedrito (RS).
05 a 08 – Expedição de campo para revisão de armadilhas fotográficas em Bagé e Dom Pedrito (RS). 
08 – Curso de Trilhas Sustentáveis (MMA).
08 a 11 – Evento sobre manejo pecuário conservativo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
10 a 15 – Atividade de intercâmbio entre as Unidades demonstrativas de MG e ES,
12 a 13 – Realizar expedições com vistas a contribuir com fomento à criação sustentável de abelhas nativas e estratégias para os impactos de Apis (SIMA).
11 a 14 – Oficina de Ciência Cidadã do PAT Espinhaço Mineiro.
12 a 15 – Oficina de Avaliação de Risco de Extinção das Espécies do Estado do Tocantins. 
13 a 14 – Evento sobre manejo pecuário conservativo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
14 a 20 – Expedição de campo para apoio e planejamento de ações em Jaguarão, Herval, Pedras Altas (RS).
13 a 24 –  Expedições Científicas no território do PAN Bacia do Alto Tocantins em Alto Paraíso de Goiás.
17 a 20 – Expedição à campo para levantamento de dados das espécies alvo na região de Ladainha (MG).
20 a 25 – Evento sobre a importância da manutenção do Rio Santo Antônio (MG).
19 a 28 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyas-Geraes.
21 a 28 – Execução de campanha amostral para levantamento das espécies alvo e possíveis novas espécies dentro da área do PAT Veredas Goyaz-Geraes.
25 a 26 – Realizar expedições com vistas a contribuir com fomento à criação sustentável de abelhas nativas e estratégias para os impactos de Apis (SIMA).
25 a 26 – Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso Caminho dos Veadeiros.
25 a 27 – Expedição para coleta de espécies da flora em áreas da trilha de longo curso Caminho dos Veadeiros (GO),
25 a 27 – 73ª Reunião Ordinária da CONABIO (MMA)
25 a 19 – Oficina de Ciência Cidadã do PAT Espinhaço Mineiro.
24 a 30 – Expedição à campo para levantamento de dados das espécies alvo na região de Itaúnas, Conceição da Barra (ES).

Dezembro
03 a 06 -Avaliar a ocorrência de espécies alvo e espécies beneficiárias e o grau de conservação dos ambientes na região da Coxilha Rica, território do PAT Planalto Sul (RS/SC).    

Fevereiro 
10 a 15 – Expedições de inventários da fauna e flora na Trilha de Longo Curso do Caminho dos Veadeiros (MMA).

MMA


IBAMA

ICMBio

JBRJ

Naturatins – TO

IMA-SC

INEMA-BA

IEMA-ES


IEF-MG

SEMAD-GO

WWF-Brasil

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest