Olá!
Esta edição do Boletim do Pró-Espécies: Todos contra a extinção traz um panorama das ações mais recentes do projeto, como os resultados do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Polinizadores (PAN Polinizadores), que se consolida como uma iniciativa de sucesso, com avanços na restauração de habitats e na criação de corredores ecológicos. No Rio Grande do Sul, pesquisadores do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste comemoram o registro de novos indivíduos do felino mais raro do Brasil, o gato-palheiro-pampeano.
A identificação de uma nova espécie botânica durante expedição no norte de Minas Gerais reforça a importância do trabalho de campo para a proteção de espécies ameaçadas, organizado pela equipe do PAT Espinhaço Mineiro. O impacto das atividades humanas sobre a fauna também foi destaque no território. O surubim-doce, peixe criticamente ameaçado, enfrenta agora os danos causados pelo garimpo ilegal em seu habitat na Bacia do Rio Doce.
Debates estratégicos marcaram a Oficina Nacional da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), que reuniu diversos setores da sociedade para discutir o futuro da conservação no país. O Projeto Pró-Espécies também esteve em destaque, tanto na COP da Biodiversidade, na Colômbia, quanto em reuniões técnicas que confirmaram o alcance de suas metas e sua continuidade.
Pesquisadores do Projeto Pró-Espécies realizaram um monitoramento pioneiro da raia-maçã no Tocantins, utilizando chips implantados e helicoptero para rastrear os deslocamentos da espécie. O estudo, conduzido no âmbito do PAT Cerrado Tocantins, revelou informações importantes sobre o habitat e os padrões de movimentação desses animais, que estão criticamente ameaçados de extinção.Os dados coletados podem subsidiar estratégias de conservação, especialmente diante das ameaças representadas pela construção de hidrelétricas e pela pesca acidental.
O PAT Planalto Sul está desenvolvendo um Programa de Prevenção, Detecção Precoce e Resposta Rápida, coordenado pela consultoria técnica da Dra. Silvia Ziller, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. O objetivo é criar um sistema de alerta para identificar e combater espécies exóticas invasoras em áreas prioritárias, protegendo espécies ameaçadas de extinção e evitando impactos ambientais, econômicos e sociais.
O programa inclui capacitação teórica e prática, envolvendo diversos órgãos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e foi apresentado na COP16 (2024) como exemplo de estratégia eficaz no enfrentamento dessas espécies, que são uma das principais causas de perda da biodiversidade global.
Saiba mais
O PAT Caminho das Tropas Sao Paulo-Paraná desenvolve ações de monitoramento e preservação para mitigar os impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental em cavernas, ambientes únicos que abrigam uma biodiversidade altamente especializada. Essas iniciativas incluem o acompanhamento da fauna cavernícola, pesquisas paleoclimáticas e uso de tecnologias como termohigrômetros, com foco em espécies ameaçadas como o besouro Coarazuphium ricardoi e o caramujo Potamolithus karsticus.
Com mais de 1.100 cavernas documentadas em seu território, o PAT busca proteger esses ecossistemas frágeis, essenciais para a biodiversidade e o estudo das mudanças climáticas, enquanto promove a conscientização pública e o turismo científico.
Saiba mais
Depois de dois anos de planejamento, o PAN Polinizadores termina 2024 com um saldo positivo com projetos de restauração de habitats e criação de corredores ecológicos que conectam áreas preservadas. Todo o progresso foi possível graças ao empenho de várias instituições e das 230 pessoas diretamente envolvidas no PAN nesses últimos anos. Os resultados são exitosos, mas o desafio de mitigar os impactos dos agrotóxicos continua e merece ainda mais atenção.
Saiba mais
Depois de anos de buscas, pesquisadores do Rio Grande do Sul conseguiram registrar diferentes indivíduos do felino mais raro e ameaçado de extinção do Brasil: o gato-palheiro-pampeano (Leopardus munoai). Até 2023, havia apenas oito registros fotográficos feitos ao longo de dez anos de pesquisa.
A conquista foi possível graças ao empenho dos Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas do Território Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste) que colocou o felino como uma das espécies-alvo. O gato-palheiro-pampeano necessita de campos nativos que estão sendo suprimidos devido à monocultura, como a soja e a silvicultura.
Saiba mais
Pesquisadores da USP, da UFJR e do Jardim Botânico descobriram na Serra do Espinhaço uma nova espécie de arbusto, nomeada Lippia aonae. A descoberta foi feita durante expedição realizada no Norte de Minas pelo PAT Espinhaço Mineiro. A coleta foi feita em 2023 e publicada agora.
A Lippia aonae é endêmica da Cadeia do Espinhaço e cresce em campos rupestres, formações típicas do bioma Cerrado, entre 900 e 1.250 metros de altitude. O estudo que levou à identificação da Lippia aonae incluiu ilustrações detalhadas, análises morfológicas e um mapa de distribuição, consolidando o trabalho do IEF e parceiros como referência em pesquisa científica e conservação ambiental.
Saiba mais
Pesquisadores do Jardim Botânico de Brasília (JBB) realizaram, entre 16 e 20 de setembro de 2024, uma expedição científica com foco na coleta de material botânico e no mapeamento de populações de plantas ameaçadas de extinção no Cerrado de Goiás.
A ação integra o Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Bacia do Alto Tocantins (PAN Bacia do Alto Tocantins) e foi viabilizada pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) com os recursos do projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
Saiba mais
Projeto Pró-Espécies celebra resultados e discute próximos passos para conservação da biodiversidade |
A última reunião do Comitê Executivo do Projeto Pró-Espécies ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro de 2024. Em formato online, os participantes compartilharam os últimos resultados do projeto, fizeram um balanço sobre as apresentações realizadas sobre o Pró-Espécies na COP da Biodiversidade em Cali, na Colômbia, e debateram o futuro das ações do projeto. Em comum a todas as falas apresentadas, a confirmação de que as principais metas mais do que alcançadas, foram superadas.
Saiba mais
O Surubim-doce (Steindachneridion doceanum) que já uma espécie criticamente ameaçada de extinção enfrenta agora mais uma ameaça grave: o garimpo. Pesquisadores do PAT Espinhaço Mineiro identificaram dragas de ouro operando em um dos poucos refúgios naturais deste peixe que é uma espécie endêmica da Bacia do Rio Doce.
Podendo alcançar até 1,20 metros e pesar 22 quilos, o Surubim-doce tem tido atenção especial das equipes do PAT que têm atuado em parceria com os pescadores locais, orientando-os na captura de exemplares para conservação. Quatro exemplares estão sob cuidados especializados no Aquário do Zoológico de Belo Horizonte.
Saiba mais
Foi realizada em Brasília, em outubro, a Oficina Nacional da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB). Durante dois dias, integrantes da sociedade civil organizada, da academia, do setor empresarial, do governo federal, dos estados, de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares debateram as contribuições para as metas nacionais e ações que o Brasil deve adotar para a biodiversidade.
A oficina contou com o apoio de mais de uma dezena de parceiros entre entidades internacionais, da sociedade civil organizada, e de órgãos governamentais, incluindo o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção.
Saiba mais
Os resultados do projeto Pró-Espécie foi destaque em evento na COP16 da Biodiversidade, em Cali, Colômbia, no mês de outubro de 2024 no espaço Brasil, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Durante o evento, a Secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, destacou que o sucesso do projeto que já alcançou números expressivos deve-se principalmente ao engajamento dos estados e municípios que têm construído estratégias para adaptar suas necessidades locais e desafios emergentes.
Saiba mais
A ABEMA realizou uma série de eventos em um dia especial durante a COP de Biodiversidade na Colômbia, O Abema’s Biodiversity Day. A representante dos PAT Chapada Diamantina e Serra da Jibóia, Sara Alves, e do PAT Meio Norte, Laís de Morais destacaram para os presentes as descobertas e redescobertas de espécies durante expedições realizadas nos últimos anos nos territórios dos dois PATs. Só no PAT Chapada Diamantina e Serra da Jibóia foram realizadas 23 expedições.
Saiba mais
Estado de Minas
Correio Braziliense
Redes Minas TV
Jornal Minas
Envolverde
ECO 21
O Corvo Veloz
G1 Minas Gerais
Jornal Bairros Net
Jornal da Record
Reporter TV Brasil
Jornal Ponto Final
Hoje em Dia
G1 Campinas
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) disponibilizou um manual de boas práticas para a conservação do peixe Surubim-do-Jequitinhonha. O documento contém orientações para Proteção e Conservação do Steindachneridion amblyurum, uma espécie rara, considerada criticamente ameaçada de extinção. Acesse aqui.
Nome científico: Parapiptadenia ilheusana L.P. Queiroz
Nome comum: angico ou sucupiruçu
Família: Fabaceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 148/2022
Distribuição geográfica: Nordeste da Bahia (BA)
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: perda de habitat
O sucupiruçu é uma árvore que pode chegar a 18 metros de altura. As flores têm coloração amarelo-ouro e são vistas entre os meses de outubro e dezembro. O fruto é uma vagem que pode ser encontrada principalmente de outubro a abril.
A espécie está contemplada no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia – PAN Hileia Baiana.
Fonte: Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia – PAN Hileia Baiana / Organização: Marcio Verdi. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2023. 68 p: il. color.; 21 x 28 cm.
Setembro
18 a 19 – Oficina Nacional de Consolidação das Contribuições para a Atualização da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade – EPANB
23 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes.
24 a 27 – Oficina de Monitoria das Ações e a Oficina de Avaliação Final do PAN Peixes Amazônicos (ICMBio).
23 a 25 -Expedição de campo para buscar a espécie alvo Parodia rudibuenekeri do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
25 a 26- Expedição para coleta de dados de espécies focais e subsidiar geração de conteúdo para gravação de minidocumentários sobre o PAT Planalto Sul (RS/SC)
26 a 27 – Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso (MMA).
27 a 28 – Oficina e capacitação: “Agroecologia e conservação de polinizadores em Ribeirão Preto (SP).
25 a 30 – Expedições científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Arinos e Região (GO/MG)
29 – Expedição de campo para apoio e planejamento de ações do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
Outubro
03 a 04 – Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso em Água Fria de Goiás. São João d´Aliança e Alto Paraíso de Goiás.
04 a 08 – Remoção manual de pinheiros (Pinus caribaea) em áreas invadidas por essa exótica invasora na APA Marimbus-Iraquara, no município de Palmeiras, PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (BA).
06 a 11 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Montes Claros, Unaí, Brasília, Formosa.
06 a 12 – Expedição busca e registro de espécies de aves e mamíferos beneficiadas o PAT Veredas Goyaz-Geraes, em Cristalina (GO/MG).
06 a 12 – Expedição de campo para buscar por espécies de aves listadas como beneficiadas em Caldas Novas do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG).
07 a 11 – Expedição em busca de espécie alvo Parodia neoarechavaletae em Pedras Altas, Pinheiro Machado e Herval (RS).
10 a 11 – Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso em Água Fria de Goiás. São João d´Aliança e Alto Paraíso de Goiás.
06 a 12 – Expedição para busca e registro de espécies espécies de aves em Joao Pinheiro do PAT Veredas Goyaz-Geraes (GO/MG).
13 a 16 – Expedição de campo para apoio e planejamento de ações em Dom Pedrito, Canguçu, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul e Bagé (RS).
14 a 18 – Realizar expedição para levantamento das espécies de anfíbios do complexo Banhado Amarelo/Josafaz em São Francisco de Paula, Itati, Três Forquilhas (RS).
14 a 18 – Expedição PAN Insetos Polinizadores (ICMBio).
17 a 18 – Evento de Detecção precoce de espécies exóticas invasoras em Urubici (SC).
17 a 18 – Oficina de Sinalização de implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso.
10 a 26 – Expedição do PAN Aves Marinhas em Caravelas (CEMAVE/ICMBio).
21 a 25 – Expedição em busca da espécie-alvo Frailea mammifera em Bagé e Dom Pedrito (RS).
21 a 25 – Oficina de Avaliação do Risco de Extinção de Peixes das Ecorregiões Paraíba do Sul, Fluminense e Ribeira de Iguape.
21 a 26 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Cristalina, Campo Alegre, Paracatu e Unaí.
21 a 24 – Ações em campo do Plano de Educação Ambiental em Imperatriz do PAT Meio Norte.
22 a 27 – Expedição de campo para espécies alvo do PAT Planalto Sul (SC/RS).
25 a 28 – Expedição de campo com espécie-alvo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste em Caçapava do Sul (RS).
22 a 29 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyaz-Geraes em Rio de Janeiro, Paracatú, Unaí, Formosa, São João da Aliança.
28 a 01/11 – Atividades de capacitação e discussão sobre o controle do peixe-leão em Paripueira (AL).
28 a 01/11 – Expedição para checagem de remanescentes de floresta ombrófila mista na área de transição entre PAT Cinturão Verde e PAT Caminho das Tropas.
28 a 01/11 – Expedições de coleta das espécies focais do PAT Cerrado Tocantins.
28 a 31 – Visitas em propriedades rurais para planejamento e realização de controle de Javali em Caçapava do Sul.
29 a 01/11 – Oficina de Ciência Cidadã do PAT Espinhaço Mineiro.
29 a 01/11 – Expedição para treinamento relativo aos protocolos de acompanhamento das populações de sempre-vivas, no Parque Nacional das Sempre-Vivas (MG).
28 – Projeto Pró-Espécies no Abema’s Day
30 a 01/11 – Realizar expedições do PAT Cinturão Verde São Paulo (SP).
30 – Side-event do Projeto Pró-Espécies na Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 16), na Colômbia
Novembro
05 – Evento de troca de experiências sobre manejo pecuário conservativo em Dom Pedrito (RS).
05 a 08 – Expedição de campo para revisão de armadilhas fotográficas em Bagé e Dom Pedrito (RS).
08 – Curso de Trilhas Sustentáveis (MMA).
08 a 11 – Evento sobre manejo pecuário conservativo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
10 a 15 – Atividade de intercâmbio entre as Unidades demonstrativas de MG e ES,
12 a 13 – Realizar expedições com vistas a contribuir com fomento à criação sustentável de abelhas nativas e estratégias para os impactos de Apis (SIMA).
11 a 14 – Oficina de Ciência Cidadã do PAT Espinhaço Mineiro.
12 a 15 – Oficina de Avaliação de Risco de Extinção das Espécies do Estado do Tocantins.
13 a 14 – Evento sobre manejo pecuário conservativo do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (RS).
14 a 20 – Expedição de campo para apoio e planejamento de ações em Jaguarão, Herval, Pedras Altas (RS).
13 a 24 – Expedições Científicas no território do PAN Bacia do Alto Tocantins em Alto Paraíso de Goiás.
17 a 20 – Expedição à campo para levantamento de dados das espécies alvo na região de Ladainha (MG).
20 a 25 – Evento sobre a importância da manutenção do Rio Santo Antônio (MG).
19 a 28 – Expedições Científicas no território PAT Veredas Goyas-Geraes.
21 a 28 – Execução de campanha amostral para levantamento das espécies alvo e possíveis novas espécies dentro da área do PAT Veredas Goyaz-Geraes.
25 a 26 – Realizar expedições com vistas a contribuir com fomento à criação sustentável de abelhas nativas e estratégias para os impactos de Apis (SIMA).
25 a 26 – Oficina de sinalização para implementação de trechos estratégicos da Trilha de Longo Curso Caminho dos Veadeiros.
25 a 27 – Expedição para coleta de espécies da flora em áreas da trilha de longo curso Caminho dos Veadeiros (GO),
25 a 27 – 73ª Reunião Ordinária da CONABIO (MMA)
25 a 19 – Oficina de Ciência Cidadã do PAT Espinhaço Mineiro.
24 a 30 – Expedição à campo para levantamento de dados das espécies alvo na região de Itaúnas, Conceição da Barra (ES).
Dezembro
03 a 06 -Avaliar a ocorrência de espécies alvo e espécies beneficiárias e o grau de conservação dos ambientes na região da Coxilha Rica, território do PAT Planalto Sul (RS/SC).
Fevereiro
10 a 15 – Expedições de inventários da fauna e flora na Trilha de Longo Curso do Caminho dos Veadeiros (MMA).
MMA
IBAMA
ICMBio
JBRJ
Naturatins – TO
IMA-SC
INEMA-BA
IEMA-ES
IEF-MG
SEMAD-GO
WWF-Brasil
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].