Na edição dos meses de março e abril iniciamos com a Oficina Prepratória do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Formosa de Goiás.
Com relação às Espécies Exóticas Invasoras (EEI), o Ministério do Meio Ambiente realizou uma consulta a especialistas sobre a ocorrências destas espécies no Brasil, com o objetivo de auxiliar na atualização da Lista Oficial de EEI.
Já o ICMBio realizou a 1° Oficina de Validação da Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna Brasileira de 2022, que resultou na validação de mais de 700 espécies da fauna brasileira.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Espécies (Desp), realizou, entre 07 de março a 06 de abril de 2022, consulta a especialistas e técnicos visando a análise e validação dos registros de ocorrência de espécies exóticas invasoras da flora presentes no país. A compilação e organização dos registros foi realizada inicialmente por meio de consultoria especializada, desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), com apoio do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção GEF Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
Durante a consulta, foram analisados mais de 60.000 registros de ocorrência de 197 espécies exóticas invasoras da flora já detectadas em vida livre no país. As contribuições recebidas durante a consulta estão em análise e o resultado será divulgado posteriormente.
Este trabalho é desenvolvido no âmbito da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (ENEEI) e tem como produto final a elaboração e atualização da Lista Oficial de Espécies Exóticas Invasoras presentes no Brasil. As próximas etapas incluem a compilação e organização dos registros de ocorrência das espécies exóticas invasoras da fauna presentes no país, os quais serão submetidos a uma nova etapa de consulta.
O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Formosa (PAT Formosa) é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD-GO) e pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG).
O território está localizado no Centro-Oeste, nos estados de Goiás e Minas Gerais, totalizando uma área de 1.909.670,08 hectares e abrange o bioma do Cerrado. Inicialmente são sete espécies-alvo (04 plantas, 1 peixe, 1 caramujo e 1 roedor) na categoria Criticamente em Perigo (CR) que serão protegidas pelo PAT Formosa. Além de outras 46 espécies de flora e fauna que também serão beneficiadas.
Nos meses de março e abril aconteceram cinco encontro virtuais para a realização da Oficina de Preparação do PAT. Foram convidados especialistas com conhecimento sobre o território e suas espécies, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ). Nesta etapa, os limites do território foram refinados, as espécies-alvo definidas e os vetores de pressão incidentes priorizados.
Na semana de 04 a 08 de abril foi realizada a 1° Oficina de Validação da Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna Brasileira de 2022 e coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio financeiro do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. O evento foi realizado de forma presencial na Acadebio do ICMBio em Iperó, São Paulo.
A avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira é um diagnóstico que identifica quais espécies estão em risco de extinção, procura identificar suas áreas onde de ocorrência, a situação e tendências de suas populações e as principais ameaças que incidem sobre elas.
Na oficina foi realizada a validação de 739 espécies: 53 aves, 219 invertebrados, 106 mamíferos, 220 peixes continentais, 18 peixes marinhos e 122 répteis. Saiba mais
Nome científico: Eukoenenia sagarana (Souza & Ferreira, 2012)
Nome comum: palpígrado
Família: Eukoeneniidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 444/2014
Distribuição geográfica: Gruta da Morena em Cordisburgo, Minas Gerais
Endêmica do Brasil: sim
Ameaças: degradação de habitat
Eukoenenia saragana é um pequeno aracnídeo adaptado ao ambiente subterrâneo registrado e conhecido, até então, na Gruta da Morena, em Cordisburgo (MG). A visitação frequente, bem como a alteração da vegetação do entorno devido à extração de madeira para carvão contribuem para a degradação do habitat do invertebrado. O Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro), elaborado em 2021, visa a conservação da espécie e seu habitat com o engajamento de diversos atores sociais. .
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII – Invertebrados,1.ed., Brasília, DF : ICMBio/MMA, 2018 pp. 539-540.
Participe da seleção para serviço de tradução de documentos sobre a Avaliação do Risco de Extinção de Espécies.
Envie a proposta até o dia 13 de maio de 2022. Confira aqui
Participe da seleção para apoiar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) na elaboração de um Plano de Comunicação do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste.
Envie a proposta até o dia 15 de maio de 2022. Confira aqui
Participe da seleção para elaborar e executar Projeto de Educação Ambiental de forma participativa, visando minimizar os impactos sobre as espécies ameaçadas de extinção e ecossistemas associados na região da Chapada Diamantina-Serra da Jiboia.
Envie a proposta até o dia 10 de maio de 2022. Confira aqui
Participe da seleção para desenvolvimento de soluções de EaD para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do IBAMA
Envie a proposta até o dia 09 de maio de 2022. Confira aqui
SEMA lança edital para elaboração e revisão de Planos de Manejo de três Unidades de Conservação
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) publicou um edital para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e revisão dos planos das APAs do Litoral Norte do Estado da Bahia e Mangue Seco, áreas protegidas que representam um papel importante na manutenção da integridade de espécies, populações, ecossistemas e comunidades tradicionais.
As propostas serão recebidas até o dia 20 de maio.Saiba mais
Um dia no Parque
Está chegando o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, a 5ª edição do UNDP, acontecerá no dia 24 de julho. A ação é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. Saiba mais
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
SEMA lança edital para elaboração e revisão de Planos de Manejo de três Unidades de Conservação
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) publicou um edital para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e revisão dos planos das APAs do Litoral Norte do Estado da Bahia e Mangue Seco, áreas protegidas que representam um papel importante na manutenção da integridade de espécies, populações, ecossistemas e comunidades tradicionais.
As propostas serão recebidas até o dia 20 de maio.Saiba mais
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].