Começamos uma nova jornada e este ano vai ser agitado com a implementação e elaboração de vários planos de ação territoriais e nacionais para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Recebemos a notícia da publicação da portaria do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia e do PAT Espinhaço Mineiro e em breve serão publicados os Sumários Executivos.
Foi rencontrada e avaliada uma espécie rara de planta que estava desaparecida há mais de 30 anos, a ação foi resultado das expedições realizadas no fim do ano passado. Uma grande conquista do PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro!
E por último, no mês de janeiro continuaram os debates com gestores de Unidades de Conservação (UC) federais e representantes de instituições federais sobre as medidas preventivas à invasão biológica em UC.
A espécie Pleroma hirsutissimum foi redescoberta na natureza, após mais de 30 anos, pela equipe do Plano de Ação Nacional para Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica do Rio de Janeiro), no Parque Estadual Costa do Sol em Cabo Frio, Rio de Janeiro.
A ação é resultado de uma série de expedições realizadas no mês de novembro de 2020, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
A planta é endêmica da restinga do Parque Estadual Costa do Sol em Cabo Frio, no Rio de Janeiro e está categorizada como Criticamente em Perigo. A última vez em que a planta havia sido registrada foi em 1982.
A descoberta foi um resultado inusitado de uma série de expedições realizadas em novembro de 2020 e coordenadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro por meio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) e pelas consultoras do WWF-Brasil.
Pró-Espécies | O Globo
Durante o mês de janeiro de 2021, o Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC) e a Divisão Técnica de Manifestação para Licenciamento Ambiental em Unidades de Conservação (DMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) continuaram as discussões sobre medidas preventivas à invasão biológica relacionadas a empreendimentos licenciáveis em Unidades de Conservação federais e suas Zonas de Amortecimento.
As oficinas virtuais ocorreram nos dias 20, 27 e 29, com a participação de gestores das Unidades de Conservação (UC) federais, Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, pesquisadores, além de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Saiba mais
Publicação de Novos Planos Ação Territoriais
No final do ano passado, foram publicados os Planos de Ação Territoriais para Conservação de Espécies Ameaçadas do Território de Chapada Diamantina –Serra da Jiboia e do Território Espinhaço Mineiro nas Portarias respectivas.
O PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia é coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em articulação com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do estado da Bahia, contempla 27 espécies ameaçadas de extinção e foi instituído pela Portaria Nº 22.000 de 17 de dezembro de 2020.
O PAT Espinhaço Mineiro, coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), abrange e estabelece ações prioritárias de conservação para 24 espécies consideradas ameaçadas de extinção e está publicada na Portaria IEF Nº 140, de 22 de dezembro de 2020.
O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) está realizando uma consulta, com intuito de coletar imagens das espécies da flora contempladas no Plano de Ação Territorial (PAT) para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia.
O objetivo é ilustrar o Sumário Executivo do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia, que faz parte do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, além de aumentar a coleção do banco de imagens do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).
Acesse aqui para visualizar a lista completa de espécies.
Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]
Você ACEITA e consente em fornecer seu e-mail pessoal para fins de recebimento do Boletim/Newsletter do Projeto Pró-espécies: Todos contra a extinção, nos termos da Política de Privacidade e Termos de Uso do Site.
Caso queira cancelar esta inscrição, poderá fazê-lo a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail [email protected].