Boletim Edição No.20

Olá a todos!

Vejam as novidades que estamos trazendo sobre espécies exóticas invasoras. No mês de setembro aconteceu a primeira capacitação oficialmente em todo mundo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com a metodologia Environmental Impact Classification of Alien Taxa (EICAT), coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e financiada pelo Global Environment Facility (GEF) no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Também foi finalizada a Oficina que avalia os riscos da introdução de microrganismos isolados fora do Brasil para combater pragas e recuperar ambientes contaminados. Esta atividade está sob coordenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Por último, demos início aos próximos Planos de Ação Territoriais para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção dos Estados da Bahia e Pará. Confira mais novidades sobre as ações de implementação do PAT Planalto Sul e outros destaques.

Curso promove metodologia inovadora para identificar e classificar espécies exóticas invasoras

Entre os dias 8 e 18 de setembro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) organizou junto com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) o curso sobre análise de risco de invasões biológicas e da metodologia Environmental Impact Classification of Alien Taxa (EICAT). Esta atividade foi financiada pelo Global Environment Facility (GEF) por meio da agência implementadora, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

A metodologia EICAT foi desenvolvida pela IUCN e lançada no dia 15 de setembro de 2020 como o seu padrão global para a classificação de espécies exóticas que afetam o meio ambiente. O objetivo é alertar cientistas, conservacionistas e formuladores de políticas públicas sobre as consequências potenciais das espécies exóticas invasoras, orientando o desenvolvimento de medidas de prevenção e mitigação.

Essa foi a primeira equipe oficialmente treinada pela IUCN em todo o mundo na metodologia EICAT, demonstrando o pioneirismo e o engajamento dos membros do Pró-Espécies para execução de ações necessárias à formação da rede de alerta, detecção precoce e resposta rápida às espécies exóticas invasoras. 

Oficina avalia riscos da introdução de microrganismos isolados fora do Brasil para combater pragas e recuperar ambientes contaminados

Oficina para regulamentação da importação e do registro de biorremediadores e agrotóxicos biológicos elaborados a partir de microrganismos isolados fora do território nacional foi concluída no mês setembro (16), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA). O objetivo foi aprimorar o controle ambiental dos produtos à base de microrganismos para restringir a importação de espécies que poderiam se tornar invasoras

A regulamentação permitirá que microrganismos isolados fora do Brasil sejam utilizados na biorremediação e no controle biológico. A biorremediação é uma alternativa para a reabilitação de áreas contaminadas, diminuindo a exposição das pessoas e do ambiente a poluentes nocivos de forma a agregar valor ao território. Já o controle biológico, quando adequadamente conduzido, é uma alternativa no combate às pragas agrícolas, podendo substituir os agrotóxicos químicos. 

A criação de um protocolo para análise de risco da introdução de microrganismos a serem utilizados na formulação de agrotóxicos biológicos e biorremediadores está prevista no Componente 3 – Alerta e detecção precoce de espécies exóticas invasoras do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção

Saiba mais

PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia e PAT do Território Xingu iniciam preparativos para elaboração de planos de ação

No mês de setembro iniciamos os preparativos para a elaboração dos próximos Planos de Ação Territoriais (PAT) de Conservação para Espécies Ameaçadas de Extinção coordenados pelas equipes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Bahia (INEMA-BA) no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O esquenta do PAT do Território Xingu aconteceu no dia 17, quando foi realizada uma apresentação inicial sobre o território de abrangência e as espécies-alvo (plantas, peixes e invertebrados troglóbios). Participaram representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), WWF-Brasil, Ideflor-Bio, Universidade Federal de Pará (UFPA) e Museu Goeldi. 

A equipe do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboiaúltimo dia, alinhou o plano de trabalho, a metodologia e o cronograma sobre o processo de elaboração do PAT. A reunião preparatória aconteceu no final de março, antes da pandemia, por isso está sendo implementada uma nova adaptação para que a Oficina de Elaboração ocorra em modo virtual. Participaram representantes do INEMA e do WWF-Brasil.

A moderação e organização das oficinas virtuais desses dois PATs conta com o apoio da Neotropica Sustentabilidade Ambiental, consultoria contratada no âmbito do Projeto Pró-Espécies. 

Dia Mundial das Aves Migratórias
10 de outubro  

O Dia Mundial das Aves Migratórias (World Migratory Bird Day – WMBD) é uma campanha anual de sensibilização que destaca a necessidade de conservação das aves migratórias e de seus habitats. A data comemorativa possui alcance global e pretende ser uma ferramenta para ajudar a aumentar a conscientização global sobre as ameaças enfrentadas pelas aves migratórias, a importância ecológica dessas espécies e a necessidade de cooperação internacional para conservá-las.

Para mais informações e download dos materiais da campanha acesse o hotsite: https://www.worldmigratorybirdday.org

ICMBio | Consulta para avaliar conservação de
mariposas


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC), promove consulta pública para avaliação do risco de extinção de mariposas (Sphingidae: Lepidoptera).  

Acesse aqui as fichas base para avaliação até o dia 25 de outubro


Manual “Invasão por Pinus SS: ecologia, prevenção, controle e restauração” 


O material, produzido pelo Instituto Federal de São Paulo, visa compartilhar o conhecimento das medidas de prevenção, controle da invasão e restauração ecológica nos casos de invasão por Pinus em ecossistemas naturais e, assim, minimizar as externalidades ambientais negativas desta atividade econômica. Acesse aqui

Nome científico: Minaria diamantinensis (Fontella) T.U.P. Konno & Rapini
Nome comum: não existe
Família: Apocynaceae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA n.º 443/2014
Distribuição geográfica: Planalto de Diamantina, no Estado de Minas Gerais
Endêmica do Brasil: sim 
Ameaças: perda de habitat

Minaria diamantinensis é uma espécie rara de subarbusto do Campo Rupestre do Planalto de Diamantina, em Minas Gerais. É ameaçada pela perda de área e da qualidade do habitat, em decorrência de incêndios favorecidos pela alteração de uso do solo por estradas e pela criação extensiva de gado. A espécie é alvo do recém elaborado Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro).
 
Fonte: Livro vermelho da Flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013, pp. 168 e 169.

Pró-Espécies: cartas convite abertas 

Participe do processo seletivo para a contratação de consultoria para elaboração do Plano de Manejo de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) em Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro e capacitação de gestores, guarda-parques de unidades de conservação e outros atores locais para realização do manejo.

Envie sua proposta até 23 de outubro de 2020 >>> Saiba mais

Edital aberto na Fundação Franklinia

As propostas de projetos devem contribuir para o objetivo principal da Fundação: preservar espécies de árvores ameaçadas em todo o mundo, de modo a evitar a sua extinção e melhorar o seu estado de conservação. 

Encaminhe sua proposta até 25 de novembro de 2020. Saiba mais

Edital aberto para Projetos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos

O Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou edital de chamamento para seleção de projetos a serem apresentados por órgãos e pessoas jurídicas de direito público federais, estaduais e distritais.

Inscrições até 14 de outubro. Saiba mais

Podcast SEMA-RS | Proteção de espécies ameaçadas

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) desenvolveu uma série de podcasts “Questão de Equilíbro” que você pode escutar no Spotify. 
O 7º episódio sobre “Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção” conta com a entrevista de Leonardo Urruth, coordenador executivo do PAT Planalto Sul, que explica o andamento das ações de implementação e as peculiaridades das espécies. É imperdível!  

Publicação Abema | Boas práticas estaduais pelos compromissos climáticos

O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do território Planalto Sul  (PAT Planalto Sul) participou da publicação – “Boas práticas estaduais pelos compromissos climáticos”, um compêndio das ações climáticas elaborado com o comprometimento de todos os Estados Brasileiros. A publicação foi coordenada pela CT do Clima da Abema e contou com o apoio da GIZ. 

Brasil é o país onde mais se descobrem espécies de plantas, segundo relatório

Foi lançado o 4º Relatório Estado Mundial das Plantas e Fungos (State of the World’s Plants and Fungi – SOTWPF), pelo Real Jardim Botânico de Kew (Reino Unido), que mostra que o Brasil é o país onde mais se descobrem espécies de plantas, aproximadamente 200 por ano.

As pesquisadoras Rafaela Campostrini Forzza e Marli Pires Morim, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, participaram do artigo sobre “Colaboração internacional entre institutos baseados em coleções para deter a perda de biodiversidade e descobrir as propriedades úteis de plantas e fungos”. 

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest