Boletim Edição No.10

Olá a todos!

No início do mês de outubro os colaboradores da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras se reuniram com o Núcleo Operacional do Componente 3 do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, com o objetivo de compartilhar experiências e reunir subsídios para a formação da rede de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras.

Também publicamos o primeiro relatório de auditoria do Projeto Pró-Espécies de 2018, com o objetivo de promover transparência com os parceiros e partes interessadas. O relatório é referente ao período de 19 de abril a 31 de dezembro de 2018. 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) compartilhou um artigo da National Geographic Brasil sobre os famosos peixes Rivulídeos que vivem sem água por meses e podem desaparecer. O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção irá apoiar em dezembro a realização do segundo ciclo do PAN Rivulídeos, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA) do ICMBio.

Rede de alerta, detecção precoce e resposta rápida inicia atividades para evitar invasão de novas espécies exóticas invasoras

Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras iniciou as atividades para a criação da rede técnica para alerta, detecção precoce e resposta rápida que ajudará a evitar a invasão de novas espécies exóticas de flora e fauna que podem causar um grande impacto nos ecossistemas brasileiros. 

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, foi realizada a 1ª Oficina de Monitoria Anual da Estratégia Nacional, com o objetivo de avaliar o andamento da execução do Plano. A Estratégia Nacional provê direcionamento estratégico para a gestão e o manejo de espécies exóticas invasoras no Brasil para um período de 12 anos, até 2030.

Após a Oficina de Monitoria foi realizada a Reunião Técnica sobre a Rede de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida no Ministério do Meio Ambiente nos dias 3 e 4 de outubro dentro do escopo do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. A reunião foi organizada pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e pelo WWF-Brasil.

Durante a reunião, foram compartilhadas experiências e reunidos subsídios para a formação da rede, uma ferramenta de conservação fundamental que deverá possibilitar a atuação em diferentes locais do Brasil, com a capacidade de detectar a invasão no momento preciso e lidar com as consequências da melhor forma para de fato ter uma resposta rápida.

Pró-Espécies divulga relatório de auditoria
do ano 2018

Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção contratou por meio de um processo seletivo a empresa Nexia Teixeira Auditores para realizar auditoria independente referente ao primeiro ano do projeto (período de 19 de abril a 31 de dezembro de 2018).
 
O relatório tem como objetivo avaliar todos os processos de contratações e movimentações financeiras no âmbito do Projeto Pró-Espécies. Este é um compromisso estabelecido entre todos os envolvidos na iniciativa, a saber: (i) agência implementadora, (ii) agência executora, (iii) coordenação técnica, e (iv) parceiros do Projeto por meio de um processo de transparência.

Iniciamos a estratégia de campanha para o combate do tráfico de animais silvestres

O componente 2 do Projeto Pró-Espécies está relacionado ao controle, sensibilização e engajamento sobre caça, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres e um dos objetivos é a realização de uma campanha de sensibilização e engajamento sobre a temática.

Atualmente, estamos elaborando a estratégia de campanha de sensibilização para o combate ao uso ilícito de animais silvestres e a redução de demanda de consumo, trabalho conjunto  entre o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e
o WWF-Brasil.

Para melhor embasar esta campanha, iremos contratar uma pesquisa para conhecer a opinião pública sobre a relação da população com animais silvestres e domésticos, as motivações para posse e os meios utilizados na compra dos animais silvestres, entre outros aspectos relevantes.

Revista Biodiversidade – Caça no Brasil Vol. 2

Este mês estamos divulgando o 2° volume da Revista Biodiversidade Brasileira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre caça no Brasil, que aborda temas como regulamento da caça como ferramenta de conservação, aspectos históricos de caça, situações de conflito entre outros temas.

Site Pró-Espécies, em breve!

Vamos lançar oficialmente o site do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção no dia 26 de novembro de 2019.
Será um espaço virtual exclusivo para divulgar e promover as ações do Projeto e seus parceiros promovendo ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies.

Nome científico: Ophidion holbrookii (Putnam, 1874)
Nome comum: falso-congro-rosa, sete-voltas, congrinho
Família: Ophidiidae
Categoria de ameaça: Criticamente em Perigo (CR) – Portaria MMA noº 445/2014
Distribuição geográfica: ocorre no Atlântico ocidental, da Carolina do Norte (EUA) ao Sul do Brasil.
Endêmica do Brasil: a subpopulação brasileira pode ser considerada endêmica do país e se encontra restrita ao sudeste e sul.
Ameaças: impacto da pesca de arrasto sobre a espécie.

O Ophidion holbrookii já foi uma das espécies mais abundantes de pesca junto com o camarão-rosa entre meados das décadas de 1980 e 1990. A profundidade da pesca era de 30 a 90 m e abrangia desde Cabo Frio (RJ) até o norte de Santa Catarina. 
 
Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção ICMBio Vol. VI Peixes, 2018, pp. 442-444

Reportagem National Geographic | ICMBio
Estes peixes sobrevivem meses sem água, mas podem desaparecer 

Autor:Miguel Vilela

Peixes-anuais vivem em áreas úmidas temporárias e seus ovos ficam embaixo da terra esperando a próxima chuva. No entanto, eles são parte da família de peixes continentais mais ameaçada do Brasil.

A reportagem da National Geographic Brasil aborda os resultados do primeiro ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção (PAN Rivulídeos). 

A oficina de planejamento do segundo ciclo do PAN Rivulídeos sob coordenação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA) será realizada em dezembro, com o apoio do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Você está recebendo o boletim mensal do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Caso queira incluir outros membros de sua organização ou cancelar o recebimento deste informe, envie uma mensagem para [email protected]

Pin It on Pinterest