Convidamos você a participar da seleção para a apresentar proposta de Execução de obra de uma Cozinha Comunitária a ser realizada na área estratégia de Itaetê, do PAT Chapada Diamantina, Serra de Jiboia, na Bahia, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas.
O INEMA, por meio da Coordenação de Gestão de Fauna – CGFAU, com apoio financeiro do Projeto GEF Pró-espécies, coordena o Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia, que executa 30 ações em 5 objetivos específicos visando reduzir as ameaças sobre as espécies e ecossistemas associados, integrando várias entidades a saber: Academia, Poder Público e Sociedade.
Neste contexto o objetivo 4 – “Promoção do Turismo Sustentável e Articulação de instituições para o ordenamento de atividades turísticas” no território, tem a ação 4.5- Promoção do turismo sustentável e articulação de Instituições para o ordenamento de atividades turísticas no Território, na qual realizou a capacitação em culinária sustentável nos assentamentos do Município de Itaetê-Bahia, para fortalecer o turismo de base comunitária e promoção da segurança alimentar. A oficina foi um sucesso e como demanda, as mulheres assentadas pediram apoio para reforma de um espaço existente para implantação de uma cozinha comunitária para continuarem cozinhando juntas e gerando alguma renda para suas famílias.
A Diretoria Administrativa e Financeira do INEMA – DIRAF cedeu a mão de obra do Núcleo de Arquitetura – NEARQ, que visitou o local em janeiro de 2023, e em seguida desenvolveu um Estudo Preliminar para implantação da Cozinha Comunitária no local.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de janeiro a junho de 2023.
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 19/12/2022. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 14/12/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 15/12/2023.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Anexo 1: Memorial Descritivo e Especificações Técnicas
Anexo 2: Projetos: Arquitetônico, Estrutural; Elétrico; Água Fria; Esgoto; Combate a incêndio
Anexo 4: Planilha orçamentária resumo
Anexo 5: Planilha orçamentária de materiais e serviços
Anexo 6: Cronograma físico – financeiro
Anexo 12: Declaração de inexistência de qualquer fato impeditivo à sua participação nesta seleção
Anexo 13: Declaração de que os profissionais se comprometem com a execução dos serviços
Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 15 de dezembro de 2023.
Retificação da Carta Convite SC001466 – Publicado no dia 19 de dezembro de 2023.
Resultado de seleção da Carta Convite SC001466 – Publicado no dia 20 de maio de 2024.