Convidamos você a participar da seleção para a contratação de consultoria publicitária que abarque a elaboração da Estratégia publicitária e a execução de Campanha digital de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, concebida para informar e sensibilizar a população sobre questões relacionadas ao tráfico de animais silvestres que tenham como eixo central as ideias de que silvestre não é pet e que amor não combina com posse, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
O objetivo geral da campanha deve ser a mudança de atitude da população e a redução da demanda pela compra de animais silvestres, de forma a sensibilizar o público-alvo acerca dos danos causados pelo tráfico e ensiná-lo a apreciar o animal livre, ao invés de buscar sua posse, fortalecendo, assim, a noção de que silvestre não é pet e que amor e posse não combinam.
Especificações:
O desenvolvimento e implementação da campanha digital deve ser direcionado ao público das mídias digitais (internet), rádio e TV aberta, atentando aos seus interesses e características, por meio de uma estratégia de comunicação que a empresa contratada entenda como adequada, com base em sua expertise.
a. Atividades a serem desenvolvidas:
- Plano de Trabalho: cronograma de atividades a serem desempenhadas ao longo da contratação.
- Estratégia de Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres: planejamento quanto aos objetivos, resultados esperados, métodos de abordagem, análise e definição de públicos, mensagens e canais, proposta de viabilização de plano de mídia (espaços pro bono) e forma de execução da campanha.
iii. Vídeos: materiais de curta duração veiculando os temas elencados no item 4, incisos I e II. A quantidade será definida de acordo com a estratégia de comunicação concebida pela empresa. Os materiais devem ser direcionados à veiculação por parte da empresa contratada em mídias sociais (p.e., YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter), como anúncios;
- Spot: materiais de curta duração veiculando os temas elencados o item 4, incisos I e II. Espera-se que a quantidade aproximada seja de, no mínimo, 02 (dois) áudios, no entanto, sua exata definição depende de acordo posterior entre as partes contratante e contratada, conforme a estratégia definida. O áudio deve ser feito na forma de spot de Rádio, como anúncio. A veiculação dos materiais não ficará a cargo da contratada, que somente é responsável pela sua produção;
- Peças publicitárias de natureza informativa sobre os temas elencados no item 4, incisos I e II;
- Kit de mobilização on-line para os parceiros do Projeto Pró-Espécies e instituições fiscalizadoras.
vii. Relatório de Monitoramento de Campanha: discriminação dos produtos produzidos, compilação dos índices quantitativos e análises qualitativas alcançadas semanalmente, bem como outros conteúdos de destaque, consoante demonstram os canais de divulgação da campanha. O monitoramento deve embasar a estratégia, buscando sua eficiência e implementando correções ou ajustes de rota da campanha em veiculação;
viii. Relatório Final de Campanha: análise final quantitativa e qualitativa do alcance e resultados obtidos pela campanha, de acordo com os dados gerados pelos canais de divulgação.
Obs. É importante que a estratégia dos produtos desenvolvidos considere também as espécies de animais silvestres nativos mais traficadas e desejadas pela população brasileira, tais como: papagaios; araras, pássaros/canários, iguanas, cobras, macacos, peixes e tartarugas.
b. Especificações dos produtos/ Forma de apresentação da entrega.
i. Os produtos entregues deverão ser aprovados pelas equipes técnicas do IBAMA e WWF-Brasil e deverão seguir as seguintes orientações:
- As peças publicitárias serão entregues em armazenamento de Google Drive em formatos editáveis (ai/psd/eps, mov.) e fechados (png /jpg/pdf/mp4/mp3.) às equipes técnicas. Os formatos das peças também deverão ter um formato e resolução compatível com as redes sociais.
- A produção dos áudios/spots deverá sem entregue em formato aberto e fechado para divulgação.
- Outros formatos poderão ser acertados entre as partes
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de 180 dias (de julho a dezembro de 2023).
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 28/07/2023. Acesse para mais informações sobre a retificação da carta convite.
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 06/07/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 20/07/2023.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBIO/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 20 de julho de 2023.
Resultado de seleção da Carta Convite SC046180 – Publicado no dia 15 de março de 2024.