Caça, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres
A sensibilização e engajamento da sociedade é essencial para o combate ao tráfico de espécies silvestres.

O Componente 2 do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção tem o intuito de estabelecer uma estrutura de inteligência institucional para combater crimes contra a fauna e a flora, além de promover boletins de gerenciamento, a estrutura será composta por uma rede de atores de agentes reguladores federais e nacionais.

O sucesso desse componente também dependerá da capacidade de construção técnica e campanhas de conscientização e engajamento das comunidades locais em áreas prioritárias.

As atividades do projeto incluirão:

  • O novo quadro de inteligência institucional será baseado no Quadro de Indicadores da International Consortium on Combating Wildlife Crime (ICCWC) para Combate ao Crime da Vida Selvagem e da Floresta, um guia desenvolvido para aumentar e reforçar os esforços da aplicação de leis da vida selvagem e redes regionais e sub-regionais que trabalham para combater o tráfico ilegal de espécies.
  • Estudos feitos para a implementação do ICCWC e também workshops realizados junto a órgãos federais e estaduais para desenvolver essa nova ferramenta.
  • Uma rede de atores de agentes regulatórios federais e estaduais será treinada e consolidada com uma base de dados integrada.
  • Será feita a implementação de quatro cursos para combater crimes contra a fauna e a flora, com os seguintes materiais serão elaborados: controle da vida selvagem e policiamento manual; manual das espécies mais traficadas; coleção da legislação ambiental.
  • Ações de conscientização e engajamento das comunidades locais, desenvolvidas para promover a prevenção e combate contra a caça e pesca ilegais, além do tráfico ilegal da fauna e flora.

Pin It on Pinterest