Pró-Espécies seleciona consultoria para programa nacional de espécies exóticas invasoras – Encerrada

Publicado em 24 de agosto de 2020
Pró-Espécies seleciona consultoria para programa nacional de espécies exóticas invasoras – Encerrada Créditos: Juan Pratginestos / WWF

Convidamos você a participar da seleção de consultoria para apoio técnico na elaboração de proposta de programa nacional de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras, incluindo o desenvolvimento de protocolo geral e três manuais específicos (marinho, água doce e terrestre), bem como proposição de estrutura e funcionamento da rede de colaboradores no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

As espécies exóticas invasoras (EEI) estão entre as maiores ameaças ao meio ambiente, causando prejuízos à diversidade biológica, à provisão de serviços ecossistêmicos, à economia e à saúde humana. Conhece-se que a prevenção é a estratégia com a melhor relação custo-benefício no combate à chegada e ao estabelecimento de EEI em novas áreas. Assim, considerando a complexidade intrínseca das invasões biológicas, ações relativas à detecção precoce e resposta rápida são notadamente mais eficazes do que qualquer providência tomada após o estabelecimento de uma espécie exótica invasora. Contudo, tais ações exigem o envolvimento e a convergência de esforços de diferentes esferas de governo, além do setor empresarial, de organizações não-governamentais e da academia, para tornarem-se bem-sucedidas.

Dessa forma, o Projeto Pró-Espécies busca o aprimoramento de mecanismos e parcerias de prevenção, alerta, detecção precoce e resposta rápida por meio do desenvolvimento de programa nacional, incluindo o desenvolvimento de um protocolo geral e três manuais específicos (marinho, água doce e terrestre), incluindo ainda o estabelecimento de uma rede de colaboradores.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

A instituição/candidato deve enviar a proposta, considerando os itens e condições descritos na carta convite até o dia 16/09/2020. Acesse aqui para mais informações.

O período estimado da consultoria será de 460 dias (até janeiro 2022).

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 13/08/2020 pelo email: proespecies@wwf.org.br.

Retificação de Carta Convite SC037403 – Publicado no dia 02 de setembro de 2020

Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 2 de setembro de 2020

Pin It on Pinterest