Pró-Espécies seleciona consultoria para integrar sistemas de informação da biodiversidade – Encerrada

Publicado em 11 de novembro de 2019
Pró-Espécies seleciona consultoria para integrar sistemas de informação da biodiversidade – Encerrada Créditos: © WWF-Brasil / Zig Koch

Convidamos você a participar da seleção de consultoria especializada para desenvolver estudo sobre demanda, oferta e organização de dados e sistemas de informação sobre biodiversidade brasileira no âmbito do Projeto “GEF Pró-espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Dentre os resultados esperados no Projeto Pró-Espécies é o estabelecimento, atualização e integração de bases de dados e sistemas de informação como ferramentas para conservação, de modo que as decisões relacionadas à conservação envolvam, necessariamente, a boa gestão de informação e sejam baseadas em informações robustas.

O programa visa a se adequar a iniciativas globais, como o GBIF40 e GBIO41, para promover a mobilização, acesso, uso e análise de dados primários e provisão de informações relevantes sobre biodiversidade para gestores e tomadores de decisão. Atualmente a informação sobre espécies ameaçadas de extinção, bem como as informações sobre os planos de ação para conservação estão armazenadas em diferentes sistemas e bases no ICMBIO e JBRJ, o que dificulta tanto a agregação e integração da informação, quanto a condução de análises agregadas ou específicas.

Os candidatos devem enviar a proposta, considerando os itens e condições descritos na carta convite até as 18h do dia 29/11/2019. Para mais informações, acesse a carta convite.

O período estimado da consultoria será de 190 dias (período estimado de novembro/2019 a abril/2020).

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O Projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e tem o WWF-Brasil como agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Dúvidas podem ser esclarecidas até o dia 25/11/2019 pelo email: proespecies@wwf.org.br.

Pin It on Pinterest