Pró-Espécies seleciona consultoria para elaboração e revisão de listas de espécies da flora no estado de São Paulo – Encerrada

Publicado em 27 de outubro de 2020
Pró-Espécies seleciona consultoria para elaboração e revisão de listas de espécies da flora no estado de São Paulo – Encerrada Créditos: Michel Gunther / WWF

Convidamos você a participar da seleção para elaboração e revisão de listas de espécies da flora de ocorrência regional (estado de São Paulo) no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção tem como um dos objetivos no seu Componente 1 elaborar Planos de Ação Territoriais (PAT) contemplando as espécies Criticamente em Perigo (CR) que não contam com instrumentos de conservação ou em Unidades de Conservação (UCs) das listas nacional e estadual.

A contratação de que trata esta carta convite será realizada no âmbito do Componente 1, especificamente dentro da atividade “Elaboração de Planos de Ação Territoriais” para as espécies criticamente ameaçadas.

A seleção realizada pelo Projeto, quanto as espécies criticamente ameaçadas com ocorrência no Território 20 – “Mata Atlântica São Paulo”, as quais serão objeto do seu Plano de Ação Territorial, se baseou apenas nas listas vermelhas federais de fauna e flora. Ademais, alguns aspectos nomenclaturais, taxonômicos e de ocorrência para tais espécies podem estar desatualizados. Importante salientar que nos últimos anos, com o avanço do uso de marcadores moleculares em estudos filogenéticos (evolução e relação de parentesco), circunscrições de táxons em todos os níveis (ordem, família, gênero, espécie, etc.) tem sido alteradas e, consequentemente, seus nomes também estão sendo modificados, tanto para as espécies de fauna quanto de flora.

Neste contexto, considera-se de extrema importância a realização de nova análise da ocorrência de espécies de flora no Território 20, considerando as listas vermelhas nacionais e estaduais, a escala regional e possíveis modificações nomenclaturais, taxonômicas e de ocorrência porventuraexistentes.ratório de Entomologia Urbana e Cultural.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 150 dias (de dezembro/2020 a abril/2021).

A instituição/candidato deve enviar a proposta até o dia 15/11/2020. Confira a carta convite prorrogada.

O prazo previsto para finalização do processo de seleção é 30/11/2020, podendo este ser prorrogado pelo WWF-Brasil. Caso haja reabertura de processo, todos os participantes serão comunicados.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 12/11/2020 pelo email: proespecies@wwf.org.br.

Anexo I – Estrutura de Bases de Dados de Flora

Anexo II – Original Article: Tool for validation and import in herbarium database

Anexo III – Original Article: A new methodology for the retrieval and evaluation of geographic coordinates within databases of scientific plant collections 

Prorrogação de Prazo de Carta Convite SC038614– Publicada no dia 09 de novembro de 2020 

Resultado de Seleção da Carta Convite SC038614 – Publicado no dia 01 de fevereiro de 2021

Pin It on Pinterest