Equipes realizam estudos para a produção de mudas da Pleroma hirsutissimum

Publicado em 12 de março de 2021
Equipes realizam estudos para a produção de mudas da Pleroma hirsutissimum Créditos: Inara Carolina da Silva Batista

A equipe do PAN Flora Endêmica do RJ realiza pequena expedição para coletar sementes

Por Inara Carolina da Silva Batista (SEAS/WWF-Brasil) e Mariana Gutiérrez (WWF-Brasil)

As equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ) em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram uma pequena expedição de campo para coletar sementes da Pleroma hirsutissimum, espécie rara que foi redescoberta no Parque Estadual da Costa do Sol em Cabo Frio no Rio de Janeiro.

A equipe do Plano de Ação Nacional para Conservação da Flora Endêmica do Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica do RJ) foi acompanhada pelo Chefe de Unidade Ranieri Ribeiro, gestor ambiental e pelos guarda-parques Luiz Augusto, biólogo e Paulo César, técnico em segurança do trabalho do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS – INEA).

Servidores Marcos Loureiro (SEAS), Ranieri Ribeiro e Luiz Augusto (PECS) analisando flores de Pleroma hirsutissimum. Crédito: Inara Carolina da Silva Batista

Esta espécie encontra-se criticamente ameaçada de extinção, é exclusiva do estado do Rio de Janeiro e foi redescoberta recentemente pela equipe do PAN da Flora Endêmica do RJ. O intuito desta ação é produzir mudas no Horto Florestal de Guaratiba (INEA) e futuramente reintroduzir esta espécie em seu ambiente natural. Além de empreender outras ações que mudem o estado de conservação da espécie.

Pleroma hirsutissimum com flores e frutos no Parque Estadual da Costa do Sol. Crédito: Inara Carolina da Silva Batista

Durante a visita, a equipe do PECS recebeu informações de como identificar a espécie, como marcar indivíduos para coletar sementes e os respectivos procedimentos de coleta. Também foram observadas possíveis espécies endêmicas que serão acompanhadas pela equipe do PECS.

Ao final da expedição, a equipe encontrou mais uma planta exclusiva na região, o cacto cabeça branca (Pilosocerus ulei), esta espécie é um cacto que ocorre apenas nos municípios de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. A espécie é citada na categoria Em Perigo (EN) de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das Espécies Ameaçadas de 2013 e no Livro Vermelho da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro (2018).

Pilosocerus ulei, uma espécie em perigo de extinção e endêmica do estado do Rio de Janeiro. Crédito: Inara Carolina da Silva Batista

Por fim, é importante ressaltar que apesar de ser tentador ter umas destas espécies e outras lindas plantas endêmicas em casa, coletar a flora brasileira sem a devida autorização do órgão ambiental é crime. Portanto, não colete plantas na natureza e procure um viveirista regularizado para adquirir a sua planta.

Acompanhe aqui as notícias das ações de implementação do PAN Flora Endêmica do RJ:

Planta rara é redescoberta depois de 30 anos

Expedição de campo no Rio de Janeiro coleta possíveis espécies endêmicas

Espécies nativas do Rio de Janeiro contam com Plano de Ação Nacional

Pin It on Pinterest