No mês de agosto lançamos o Estudo sobre Sustentabilidade Financeira de Planos de Ação Territoriais (PATs) para Espécies Ameaçadas de Extinção com o objetivo de apresentar orientações e recomendações para melhorar a efetividade na implementação das ações definidas pelos PATs. O estudo foi elaborado no escopo do Componente 1 do Projeto Pró-Espécies– Incorporação de conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais pela EcoSustentare Consultoria.
O trabalho contemplou a análise de demanda por recursos financeiros, o custo médio estimado por Plano, por espécie e por linhas temáticas, além de levantar as principais dificuldades de gestão e implementação de ações. A metodologia aplicada durante a pesquisa incluiu um questionário enviado aos coordenadores dos Planos selecionados na amostragem.
Por fim, o estudo avaliou os atuais arranjos de governança e mecanismos de gestão dos Planos amostrados, de forma a propor melhorias e sugerir ferramentas de controle e de monitoramento de gastos, além de sugerir instrumentos que auxiliem na captação e gestão de recursos.