No mês de fevereiro foi publicado o Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia) realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em articulação com a Secretária do Meio Ambiente (SEMA) no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
O território delimitado no PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia engloba 56 munícipios, abrangendo uma área de mais de 3,9 milhões de hectares no estado da Bahia. O Território está inserido quase totalmente (aproximadamente 97,5% da área) no Bioma Caatinga e sua porção leste no Bioma Mata Atlântica. O plano visa a conservação que engloba 17 famílias da Fauna e Flora totalizando 27 espécies alvo ameaçadas de extinção, sendo 24 de plantas e 3 animais, todas elas Criticamente em Perigo de Extinção (CR) e não contempladas por Planos de Ação Nacionais para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PANs) e nem protegidas em Unidades de Conservação (UCs).
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) publicou no dia 17 de dezembro de 2020 a Portaria INEMA n° 22.000 no Diário Oficial do Estado (DOE), que estabelece a criação do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia), em conjunto com a Portaria INEMA n° 22.001, da mesma data, que instituiu o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT).