No mês de dezembro foi publicado o Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Capixaba-Gerais (PAT Capixaba-Gerais) que é coordenado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), no âmbito do Projeto Pró-Espécies.
O território do PAT Capixaba-Gerais envolve bacias hidrográficas, floresta nativa, savânica, rochosa e área de transição, por 68.487,34 Km². Área que engloba 113 municípios, sendo 78 no Espírito Santo e 35 em Minas Gerais.
O Plano de Ação visa a conservação de 216 espécies-alvo, sendo 30 espécies de animais e 186 espécies de plantas. A maioria dessas espécies são classificadas como Criticamente em Perigo (CR) de extinção e que não estavam sob proteção de Unidades de Conservação (UC) ou por Planos de Ação Nacionais para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN).
O IEMA publicou em 08 de dezembro de 2021 a Instrução Normativa N°07-N, no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DOE/ES), que estabeleceu a criação do PAT Capixaba-Gerais e o Grupo de Assessoramento Técnicos (GAT). Por tratar-se de um PAT realizado em parceria, o IEF também publicou no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOE/MG) a Portaria N° 75 em 18 de novembro 2021.