No final do mês de agosto foi publicado o Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas do Território Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste) sob a coordenação do Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
O território do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste abrange uma área de aproximadamente 36 mil km² sobre a porção sudeste do Pampa brasileiro e engloba 18 municípios da região.
O PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste visa a conservação 30 espécies ameaçadas de fauna e flora ameaçadas de extinção, sendo 14 animais e 16 plantas. A maioria dessas espécies são classificadas como Criticamente em Perigo (CR) de extinção e que não estavam sob proteção de Unidades de Conservação (UC) ou por Planos de Ação Nacionais para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN).
A SEMA-RS publicou no dia 24 de junho de 2021 a Portaria SEMA Nº 123 no Diário Oficial do Estado (DOE), que estabelece a criação do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste, que também estabeleceu o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) representado por diversas instituições.