O manual apresenta orientações detalhadas para o uso do Protocolo de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida, com o objetivo de facilitar a implementação do Protocolo. Seu propósito é garantir que as ações decorrentes de uma notificação de ocorrência de espécie exótica tenham agilidade e foco em maximizar as oportunidades de erradicação, contenção ou controle efetivo de novos casos de invasão.
Para tanto, ele contempla a indicação das vias e vetores de introdução e dispersão de espécies terrestres, uma proposta de critérios para priorização de áreas de relevância para vigilância e monitoramento focados na detecção precoce, a estrutura básica para a elaboração de planos de resposta rápida, orientação para a avaliação da eficácia de ações de resposta e uma explicação sobre o passo a passo do Protocolo que deverá guiar a tomada de decisão. Além disso, oferece sugestões de métodos de monitoramento e controle para distintos grupos biológicos. Os apêndices trazem fontes complementares de informação e exemplos de planos de resposta rápida e de aplicação do Protocolo.
Esta publicação integra o conjunto de documentos do Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras (PNADPRR), elaborado no âmbito do projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), com coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), implementação pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e execução pelo WWF-Brasil.