Proteger as aves marinhas não é uma tarefa fácil, não é mesmo? E para esse grande desafio, é fundamental unir esforços e pensar coletivamente em soluções. Com esse propósito, foi criado o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves Marinhas, que reúne pesquisadores, da sociedade civil e órgãos públicos em torno de um objetivo comum: garantir a sobrevivência e recuperação de espécies ameaçadas que habitam os mares brasileiros.
O PAN é resultado de um esforço colaborativo contínuo e atualmente contempla 13 espécies ameaçadas de extinção e outras 3 quase ameaçadas, por meio de mais de 50 ações planejadas. Essas ações visam mitigar os principais fatores de ameaça, como a pesca incidental, a poluição, a presença de espécies invasoras e a degradação dos habitats naturais.
Com o intuito de ampliar o engajamento social, especialmente entre as crianças, foi produzido o Livro de Colorir Aves Marinhas – uma publicação lúdica e educativa que apresenta, por meio de ilustrações, as 22 espécies contempladas pelo PAN. O livro inclui: 5 espécies Criticamente em Perigo (CR), 6 espécies Em Perigo (EN), 2 espécies Vulneráveis (VU), 3 Quase Ameaçadas (NT) e 6 classificadas como Menos Preocupantes (LC).
As categorias seguem os critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e são apresentadas no livro com suas siglas originais em inglês.
Mais do que uma atividade recreativa, o Livro de Colorir é uma ferramenta de sensibilização, que desperta nas crianças o senso de cuidado com a natureza. A publicação também incentiva o contato com o universo da biodiversidade marinha e reforça o papel de cada pessoa na proteção das espécies e dos ecossistemas costeiros e oceânicos.
O livro integra as ações educativas do PAN Aves Marinhas, contribuindo para formar uma nova geração de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a conservação da nossa rica biodiversidade.
A publicação foi realizada no âmbito do Projeto 029840 – Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas – Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, com financiamento do Global Environment Facility Trust Fund (GEF). A iniciativa conta com a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e execução do WWF-Brasil.