Lis e as aves de Noronha

Publicado em 1 de abril de 2025

Você sabia que Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, abriga duas Unidades de Conservação Federais — o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Área de Proteção Ambiental Fernando de Noronha Rocas, São Pedro e São Paulo — e é o lugar do Brasil com a maior diversidade de aves marinhas?

A publicação “Lis e as Aves de Noronha” convida você a conhecer esse arquipélago oceânico do Atlântico Sul, localizado a mais de 500 km da costa brasileira, por meio de uma história lúdica e inspiradora

Com uma linguagem acessível, a cartilha apresenta espécies ameaçadas de extinção, como o rabo-de-junco-de-bico-amarelo, o rabo-de-junco-de-bico-vermelho, o atobá-de-pé-vermelho e a pardela-de-asa-larga. Além disso, destaca os esforços de conservação conduzidos por iniciativas como o Projeto Aves de Noronha, em parceria com pesquisadores, universidades e unidades de conservação.

A publicação traz também reflexões sobre os desafios enfrentados pelas aves, como a presença de espécies invasoras e a degradação dos habitats naturais — e mostra como a educação ambiental, a ciência e o turismo de observação de aves podem contribuir para a valorização e preservação da rica biodiversidade de Noronha.

Clique aqui e acesse a cartilha completa.

Pin It on Pinterest