O material reúne orientações técnicas para prevenir a introdução e dispersão de espécies exóticas invasoras em Unidades de Conservação federais, especialmente aquelas impactadas por empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental.
Reconhecidas como uma das principais ameaças à biodiversidade pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), as espécies exóticas invasoras demandam ações eficazes e preventivas. A prevenção é considerada a estratégia mais eficiente e de menor custo no enfrentamento das invasões biológicas, em comparação ao manejo de populações já estabelecidas.
Nesse contexto, o Guia Técnico oferece ferramentas para a identificação de riscos e a definição de medidas preventivas, que podem ser incorporadas como condicionantes ambientais no processo de licenciamento. As orientações também são úteis para o manejo e gestão de UCs, a realização de pesquisas científicas e a elaboração de planos de manejo.
A publicação está alinhada às diretrizes da CDB, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (ENEEI).
A iniciativa conta com o apoio do Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, com financiamento do Global Environment Facility (GEF), a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e execução pelo WWF-Brasil.
Acesse a publicação e conheça as diretrizes que fortalecem a gestão ambiental e a proteção da biodiversidade em áreas protegidas do Brasil.