Documento Técnico reúne bases de dados da flora brasileira e orienta seu uso no licenciamento ambiental

Publicado em 13 de março de 2025

Em um país com a riqueza ecológica do Brasil, a disseminação do conhecimento científico sobre a flora nativa é essencial para a conservação da biodiversidade e a formulação de políticas públicas eficazes. Com esse propósito, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), por meio do Projeto Pró-Espécies, elaborou o Documento Técnico: Bases de Dados sobre a Flora Brasileira e o seu Uso no Licenciamento Ambiental, disponível para download aqui.

A publicação reúne orientações práticas sobre o uso das principais plataformas, bancos de dados e ferramentas digitais com ênfase nas espécies ameaçadas de extinção. Direcionado a servidores públicos, técnicos, analistas ambientais e gestores, o documento busca facilitar o acesso à informação qualificada e apoiar a tomada de decisões embasadas nos processos de licenciamento ambiental, em todas as esferas governamentais.

Elaborado no âmbito do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica RJ), o documento ultrapassa seu contexto regional. Por sua estrutura abrangente e linguagem acessível tornam-no uma referência técnica aplicável em todo o país para o planejamento e a análise de impactos sobre a vegetação nativa.

A produção e implementação do documento contam com a parceria da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS-RJ) e se inserem na Estratégia Nacional para Conservação da Flora Ameaçada de Extinção no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), execução do WWF-Brasil.

Pin It on Pinterest