Entre os dias 4 e 10 de janeiro, o Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção participou de uma experiência única: o JAMCAM (JAMCAM 2020 – 16º Jamboree | 3º Camporee), um encontro interamericano do movimento escoteiro que reuniu oito mil jovens escoteiros de 20 países, em Foz do Iguaçu/PR. Vários parceiros contribuíram com este encontro por meio da realização de oficinas na Aldeia Interamericana de Desenvolvimento.
O Projeto Pró-Espécies ficou responsável pela oficina “Patrulheiros da Vida Silvestre”, que envolveu cerca de 500 jovens de 11 a 17 anos. A atividade faz parte a campanha de sensibilização do componente 2 do projeto, que procura combater o tráfico de plantas e animais silvestres, principalmente por meio da diminuição da demanda de mercado.
Nas oficinas, foram apresentadas informações sobre as maiores pressões para animais e plantas ameaçadas de extinção, em especial o comércio ilegal e atividades predatórias. O ponto alto da oficina foi a competição entre grupos de jovens no Quiz do Patrulheiro e a contribuição dos jovens com mensagens sobre o tema.
Para Nadja Guimarães, analista ambiental do Ibama e condutora das oficinas em parceria com o WWF-Brasil, “a oficina realizada teve o intuito de sensibilizar os jovens escoteiros tanto quanto à problemática da retirada de indivíduos da natureza, como a importância da ação de cada indivíduo conta o tráfico, seja por meio da conscientização, seja por denúncias realizadas pro linha verde do Ibama”.
A participação do Projeto Pró-Espécies em um evento com um público tão grande de jovens foi um desafio, principalmente pelo tema abordado. Entretanto, confirmou a eficácia de nossa estratégia de focar no público jovem para sensibilização a um tema delicado como o tráfico e o comércio ilegal de vida silvestre. “A escolha do público foi acertada, mas ainda temos o desafio de garantir uma linguagem mais eficiente para atingir nossos objetivos”, disse Gabriela Moreira, coordenadora do Projeto Pró-Espécies pelo WWF-Brasil.
Agradecemos a participação e o engajamento da equipe envolvida: DESP/MMA, DIPRO/IBAMA, WWF-Brasil e Escoteiros do Brasil.