O PAT Espinhaço Mineiro convida para o Seminário Regional em Diamantina e região

Publicado em 4 de julho de 2023
O PAT Espinhaço Mineiro convida para o Seminário Regional em Diamantina e região Créditos: Mariana Menezes/ WWF-Brasil

O Instituto Estadual de Florestas, por meio do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas (PAT Espinhaço Mineiro) do projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, tem o prazer de convidar todos os interessados para participar do Seminário Regional PAT Espinhaço Mineiro – Diamantina e região. O evento será realizado no dia 6 de julho, a partir das 13h, no auditório da Pousada Garimpo.

O objetivo do seminário é divulgar o trabalho do PAT Espinhaço Mineiro e promover a conscientização sobre a importância da conservação das espécies na região. Serão apresentadas as principais ações em execução e planejadas, além de compartilhar os resultados das expedições e estudos realizados com as espécies ameaçadas à sociedade.

A programação do evento inclui palestras de renomados especialistas abordando temas como os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade das turfeiras do Espinhaço Meridional, o apoio à implementação da Trilha Regional de Longo Curso Caminho Saint-Hilaire (CASHI) e as ações do PAT Espinhaço Mineiro para fortalecer e integrar os Mosaicos de Áreas Protegidas do Alto Jequitinhonha-Cabral e da Serra do Cipó.

O Seminário Regional contará também com momentos de troca de diálogos entre os participantes, estimulando a colaboração e a interação entre os diversos atores envolvidos na conservação do Espinhaço Mineiro.

As inscrições para o seminário estão abertas e podem ser feitas preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/M7GZNHBrx2pAvfDPA. Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, o evento será transmitido ao vivo no canal oficial do YouTube do PAT Espinhaço Mineiro, acessível através do link: https://www.youtube.com/@patespinhacomineiro1254/.

A bióloga Gabriela Brito, coordenadora do PAT Espinhaço Mineiro, ressaltou a importância do evento: “O Seminário Regional PAT Espinhaço Mineiro é uma oportunidade única para divulgar nosso trabalho e estabelecer parcerias com atores locais estratégicos. Nosso objetivo é ampliar a conservação das espécies na região, garantindo o desenvolvimento sustentável e a sociobiodiversidade. Durante o evento, teremos a oportunidade de compartilhar o progresso das ações, apresentar os resultados das expedições sobre as espécies ameaçadas e as atividades planejadas para a região.”

Mariana Menezes / WWF-Brasil

Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre o PAT Espinhaço Mineiro. Junte-se a nós no dia 6 de julho, a partir das 13h, no auditório da Pousada Garimpo, em Diamantina.

 

Sobre o PAT Espinhaço Mineiro: 

O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas (PAT Espinhaço Mineiro) é um projeto desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), através do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Seu objetivo é aumentar a conservação dos habitats, das espécies e da sociobiodiversidade na região do Espinhaço Mineiro, por meio do engajamento de diferentes atores sociais e da implementação de ações estratégicas. O programa busca promover ações integradas de conservação, pesquisa, monitoramento, educação ambiental e políticas públicas para a proteção desse importante ecossistema.

O território do PAT Espinhaço Mineiro abrange uma área com 105.251 km2, perpassando os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. São alvo desse PAT 24 espécies CR lacunas, sendo 19 espécies da flora, 3 espécies de peixes e 2 espécies de invertebrados, entretanto, os efeitos positivos das ações do plano também serão refletidos em pelo menos 1787 outras espécies ameaçadas presentes no território (espécies beneficiadas).

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O Projeto Pró-Espécies é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no âmbito da Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas, o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund). Sua implementação é feita pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e a agência executora é o WWF-Brasil.

Conheça mais sobre o PAT Espinhaço Mineiro @patminas.ief

Pin It on Pinterest