Pró-Espécies seleciona prestação de serviço para incorporar os materiais botânicos coletados nas expedições do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia – Encerrada

Publicado em 1 de dezembro de 2021
Pró-Espécies seleciona prestação de serviço para incorporar os materiais botânicos coletados nas expedições do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia – Encerrada Créditos: Domingos Cardoso. Ormosia timboensis, espécie-alvo do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia

Convidamos você a participar da seleção prestação de serviços com a finalidade de realizar os procedimentos necessários para incorporar os materiais botânicos coletados nas expedições do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia) no herbário Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS), assim como disponibilizar informações e imagens digitais para os repositórios aos quais o herbário HUEFS fornece dados, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia contempla 27 táxons ameaçados de extinção como espécies-alvo num total de 3. 918.743 há. No Sumário Executivo do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia são listadas uma série de objetivos geral e específicos que visam a minimização das ameaças às espécies alvo e a seus ambientes. A prestação de serviço a ser contratada através desta carta convite contribuirá com o atingimento da meta para a ação 2.2, que é o processamento do material botânico proveniente das expedições de campo.

Essa contratação se faz necessária devido à necessidade de mão de obra para organizar, cadastrar, montar e fotografar o material coletado nas expedições, a ser inserido na coleção do herbário HUEFS. Esta etapa do projeto configura-se de suma importância, pois fechará o ciclo de trabalho de catalogação de espécies, com a inclusão do material em herbário e assim conservando e possibilitando o estudo dos espécimes coletados nas expedições do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado do trabalho será de 120 dias (de janeiro/2022 a abril/2022)

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 29/12/2021. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 22/12/2021 pelo e-mail: [email protected]. A publicação do documento “Perguntas e Respostas” será publicada nesta página no dia 23/12/2021.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC041395 – Publicado no dia 17 de dezembro de 2021.

Resultado de seleção da Carta Convite SC041395 – Publicado no dia 15 de fevereiro de 2022.

Pin It on Pinterest