Pró-Espécies seleciona prestação de serviço para design gráfico de aplicativo – Encerrada

Publicado em 31 de agosto de 2021
Pró-Espécies seleciona prestação de serviço para design gráfico de aplicativo – Encerrada Créditos: Patrik Oening / WWF-Brazil

Informamos que o processo de seleção desta carta-convite encontra-se suspenso devido ao curto prazo de desenvolvimento do aplicativo junto à criação das interfaces gráficas e para avaliar possíveis alterações no escopo da carta. Assim que tenhamos o parecer técnico do núcleo operacional retomaremos a reabertura ou a publicação de um novo chamado.

Convidamos você a participar da seleção para elaboração de identidade visual, arquitetura da informação e design gráfico e de interação de interfaces para aplicativo de monitoramento pesqueiro do Plano de Ação para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Cerrado Tocantins no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O Plano de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins) foi elaborado sob coordenação do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), com participação do Centro Nacional de Conservação de Flora (CNCFlora/JBRj), do WWF-Brasil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Universidade Federal de Tocantins, entre outras instituições, com o objetivo de acompanhar e minimizar a situação de risco de extinção das espécies beneficiadas.

A Ação 4.6 Coletas, multiplicação e reintrodução ex-situ de espécies ameaçadas de extinção se destina a aumentar o volume de informações disponíveis sobre as espécies beneficiadas pelo PAT, em especial os peixes que compõem parte significativa das espécies ameaçadas de extinção no Cerrado brasileiro.

Desta forma, foi proposto ao longo da elaboração da Ação 4.6 o desenvolvimento de aplicativo(s) que possibilite(m) a obtenção de dados de localidades de ocorrência das espécies do recurso pesqueiro, a fins de monitoramento, manejo e gestão dos recursos pesqueiros, para que as informações de captura a nível de ciência cidadã (aquelas obtidas por indivíduos da sociedade como um todo, e não apenas pela comunidade científica) possam colaborar na elaboração de medidas de controle pesqueiro.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Os proponentes devem enviar a proposta até o dia 07/09/2021.Acesse para mais informações sobre a carta convite.

O período estimado da consultoria será de 80 dias (período estimado de setembro a novembro de 2021).

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Dúvidas podem ser esclarecidas até o dia 05/09/2021 pelo email: proespecies@wwf.org.br.

Prorrogação de Prazo de Carta Convite SC310821 – Publicado no dia 08 de setembro de 2021

Pin It on Pinterest