Pró-Espécies seleciona para levantamento e monitoramento populacional de Bachia psamophila e Scolopendropsis duplicata no PAT Cerrado Tocantins – Encerrada

Publicado em 13 de abril de 2023
Pró-Espécies seleciona para levantamento e monitoramento populacional de Bachia psamophila e Scolopendropsis duplicata no PAT Cerrado Tocantins – Encerrada Créditos: Day's Edge / WWF

Convidamos você a participar da seleção para contratação de serviço para levantamento e monitoramento populacional de Bachia psamophila e Scolopendropsis duplicata na área do PAT Cerrado Tocantins, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Ambas as espécies alvo deste monitoramento apenas são conhecidas de ambientes arenosos na região da foz do ribeirão Santa Luzia, na margem oposta do reservatório da UHE Lajeado em relação à cidade de Palmas, nos limites ao norte da APA Lago de Palmas, unidade de conservação estadual.

As atividades, portanto, serão executadas nos pontos de coleta originais das espécies, além de outros ambientes próximos que possam abrigar populações das espécies Bachia psamophila e Scolopendropsis duplicata.

Especificações

a. Atividades a serem desenvolvidas.
A contratada será responsável por elaborar e executar os projetos de levantamento e monitoramento de fauna, com foco nas espécies B.psamophila e S.duplicata, de acordo com o exigido nas Instruções Normativas IBAMA 146 de 2007 e IN NATURATINS 2 de 2008. Além disso, a contratada deverá, ao final do contrato, a partir das informações existentes na literatura e obtidas em campo, realizar a modelagem da distribuição geográfica das espécies na área do PAT Cerrado Tocantins.

b. Especificações dos produtos/ Forma de apresentação da entrega.
Os produtos compreenderão inicialmente os projetos de levantamento e monitoramento das populações de duas espécies alvo (Bachia psamophila e Scolopendropsis duplicata) no Território Cerrado Tocantins. Posteriormente deverá ser protocolado nos órgãos competentes solicitação para monitoramento da fauna, e por fim deverão ser apresentados relatórios periódicos sobre as atividades de levantamento e monitoramento das espécies focais do PAT Cerrado Tocantins. A partir do momento em que os dados permitirem, a empresa contratada deverá executar uma modelagem da distribuição geográfica de espécies alvo indicando a adequabilidade dos habitats da região para o suporte das mesmas.

c. Materiais a serem disponibilizados.
O NATURATINS adquiriu parte dos materiais necessários para a instalação dos pontos de armadilha de queda (pitfall) e os mesmos serão disponibilizados para a empresa contratada, na medida do que esta julgar necessário para o levantamento e monitoramento de fauna a serem executados. Ao final do período do contrato estes materiais deverão retornar para a sede da APA Lago de Palmas, onde serão utilizados pelo NATURATINS em outros protocolos de levantamento e monitoramento. Entre estes materiais incluem-se:
1 perfurador de solo à gasolina
80 lixeiras com tampa 35 L
4 bobinas de 100 metros de lona plástica
3 grampeadores de tapeceiro com grampos

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 250 dias (de abril a dezembro de 2023).

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 16/05/2023. Acesse para mais informações sobre a carta convite

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 10/05/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 12/05/2023.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 25 de abril de 2023.

Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC045473 – Publicado no dia 05 de maio de 2023.

Pin It on Pinterest