Pró-Espécies seleciona para assessoramento às análises e validações dos CARs na área do PAT Cerrado Tocantins – Encerrada

Publicado em 14 de agosto de 2023
Pró-Espécies seleciona para assessoramento às análises e validações dos CARs na área do PAT Cerrado Tocantins – Encerrada Créditos: Moisés Muálem / WWF-Brasil

Convidamos você a participar da seleção para a assessoramento às análises e validações dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) na área do Território Cerrado Tocantins e adjacências para o Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O NATURATINS é responsável pela análise e validação dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) do estado do Tocantins. Considerando a alta demanda por tais análises e visando garantir a implementação desta política pública, a empresa contratada deverá assessorar a equipe técnica na análise e validação dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) através da elaboração de minutas de análises a serem encaminhadas para a Diretoria de Regularização e Gerenciamento Ambiental, que também fará a priorização dos Cadastros a serem analisados, inicialmente no interior do território Cerrado Tocantins e, em um segundo momento, se avaliada a necessidade, em outras regiões do estado do Tocantins. A contratada não deverá prever saídas de campo para validação dos CARs, uma vez que esta atividade ficará a cargo da equipe Técnica do NATURATINS.

Especificamente:
A empresa contratada será responsável por assessorar os técnicos do NATURATINS na análise e validação dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) na área do Território Cerrado Tocantins, bem como no restante do estado do Tocantins de acordo com a priorização feita pela Diretoria de Regularização e Gestão Ambiental do NATURATINS. Este assessoramento se dará através da elaboração de minutas de análises de validação do Cadastro Ambiental Rural de propriedades rurais localizadas no estado do Tocantins.

Participar de curso presencial de capacitação sobre análises do CAR oferecido pela Diretoria de Regularização e Gestão Ambiental do NATURATINS.
Participar de reuniões mensais (no mínimo 5 reuniões) com a equipe do NATURATINS. Destas, duas reuniões deverão ser presenciais e custos relacionados deverão constar na proposta financeira a ser enviada.
Analisar os processos de CAR com requerimentos de validação, reanálise, proposta de solução de conflitos, retificação/realocação de reserva legal averbada com validação do CAR e viabilidade de compensação de reserva legal.
Elaborar minutas de análises de Cadastros Ambientais Rurais conforme modelos base de pareceres técnicos utilizados pela equipe técnica de análise do NATURATINS de acordo com as instruções da capacitação.
Realizar relatórios periódicos, a serem estipulados, sobre as análises e validações realizadas que deverão ser apresentadas ao NATURATINS.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de setembro a dezembro de 2023.

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 01/09/2023. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 21/08/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 23/08/2023.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 24 de agosto de 2023.

Retificação da Carta Convite SC046152 – Publicada no dia 24 de agosto de 2023.

 

Comunicado de Cancelamento da Carta-Convite SC046152– Publicado no dia 21 de fevereiro de 2024.

Pin It on Pinterest