Pró-Espécies seleciona consultoria sobre moderação e relatoria para curso virtual – Encerrada

Publicado em 23 de fevereiro de 2021
Pró-Espécies seleciona consultoria sobre moderação e relatoria para curso virtual – Encerrada Créditos: Day's Edge Productions / WWF-US

Convidamos você a participar da seleção de consultoria especializada em moderação e relatoria para o curso virtual “Gestão de informação sobre biodiversidade”, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas, habitando os seis biomas terrestres e os três grandes ecossistemas marinhos. A todo momento, pesquisadores geram e disponibilizam dados e informações sobre a biologia e ecologia dessas espécies. Fazer a gestão de dados é um desafio para os órgãos e entidades federais e estaduais de meio ambiente. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com suas vinculadas, trabalha na construção de uma política inovadora de gestão de dados e de ferramentas de análise e síntese que integrem as informações hospedadas em diferentes sistemas e bancos de dados.

O objetivo geral do curso “Gestão de informação sobre biodiversidade” é difundir novos conhecimentos e capacitar gestores e técnicos que trabalham nesse tema, bem como contribuir para a formação de uma estrutura de governança capaz de melhorar a gestão de informação.

O curso será composto por aulas síncronas, vídeos gravados e material de leitura complementar, com atividades e meios de verificação ao longo de quatro semanas, totalizando 52 horas de aprendizado. Considerando a qualificação técnica do público-alvo, é fundamental o registro dos debates ao longo do curso, com o auxílio de uma moderação capaz de garantir, registrar e sistematizar a efetiva participação de todos, alunos e docentes.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 28/02/2021. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

O período estimado da consultoria será de 60 dias (de março a abril de 2021).

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 24/02/2021 pelo email: proespecies@wwf.org.br.

Resultado de Seleção da Carta Convite SC039549 – Publicado no dia 05 de março de 2021

Pin It on Pinterest